Sentenças e equações de subtração

Na primeira parte vamos trabalhar com as sentenças de subtração. Vamos pedir para escrever o número que está faltando para que a sentença de subtração seja verdadeira. Por exemplo:

6 - ? = 4

Estamos dizendo que de uma coleção de 6 objetos retiramos uma certa quantidade de objetos e a coleção final ficou com 4 objetos. Esse número é o 2, concordam.

Vejam como podemos resolver esta questão. Começamos com uma coleção de 6 objetos e no final ela ficou com 4 objetos:

2 3 4 5 6 7 8 9


Vejam que, partindo de uma coleção de 6 objetos, para chegar numa coleção final com 4 objetos, precisamos dar 2 passos ou 2 saltos para a esquerda. O número de saltos define o número de objetos que retiramos.

Podemos ter uma outra situação que talvez necessite de um pouco mais de explicação, para que a criança ou a pessoa que esteja aprendendo este assunto possa entender. Neste caso não sei quantos objetos a coleção tem. Sei, no entanto, que se eu tirar 4 objetos desta coleção ela ficará com 5 objetos:

? - 4 = 5


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11


O número final da coleção, depois de tirar 4 objetos é o 5.

Que tal se a gente RETORNAR os 4 objetos que tiramos desta coleção desconhecida, até chegar nela? Se retornamos 1 objeto, saímos do 5 e chegamos no 6. Se retornamos 2 objetos, saímos do 5 e chegamos no 7. Se retornamos 3 objetos, saímos do 5 e chegamos no 8. Se retornarmos, finalmente os 4 objetos, saímos do 5 e chegamos no 9.

São 4 passos PARA FRENTE, concordam? Se retornarmos 4 objetos, saímos do 5 e chegamos no 9.

Fizemos o caminho contrário. Ao invés de dar saltos para trás, demos passos para a frente, até chegar no número de objetos da coleção que estamos procurando, concordam?

Assim, se retiramos 4 objetos do número 9, chegamos no número 5. Foi este o caminho que realizamos!

Acredito ser importante fazer e refazer vários exemplos destes. Parece ser mais complexo que no primeiro caso, onde a quantidade de objetos da coleção já é apresentado.