Números pares e ímpares, até 1000

Números pares e números ímpares. Conceitos importantes da matemática, que iremos usar bastante!

Deixemos o número zero fora da nossa discussão, por enquanto. Por que? Porque em uma coleção com 1 objeto, 2 objetos ou qualquer outro número maior, sempre temos objetos. É fácil de entender. A coleção de 2 objetos temos 1 objeto a mais que na coleção de 1. Na coleção de 1 objeto temos 1 a menos que na coleção de 2 objetos. Bem explicado, não é de difícil compreensão.

Agora, como podemos definir o 0 ( zero)? Uma coleção que não tem nem 1 único objeto. É uma coleção vazia.

Vamos trabalhar, por enquanto, com números de 1 até 1000. No futuro, vamos mostrar, usando uma outra definição para número par e número ímpar que o 0 ( zero ) é um número par.

Vamos trabalhar com as seguintes definições para número par e número ímpar: uma coleção de objetos tem um número par de objetos se pudermos dividir os objetos da coleção entre 2 pessoas, por exemplo, entre Ana e Marcos, de forma igual, sem sobrar nem um objeto. Por outro lado, se dividirmos os objetos da coleção entre 2 pessoas, Ana e Marcos, e sobrar 1 objeto, dizemos que esta coleção tem um número ímpar de objetos.

No sentido mais geral queremos identificar números pares e números ímpares. A associação dos números com a quantidade de objetos na coleção serve para entender, esclarecer ou fixar esses conceitos.


O canal da Tia Mi, no YouTube apresenta um vídeo que nos ajuda a compreender os conceitos de números pares e números ímpares, no contexto que estamos trabalhando.

Vale a pena conferir!