Números ordinais, até 100

Número ordinal é um número que diz qual é a posição relativa de alguma coisa em uma lista . Com posição relativa estamos dizemos, pegando como exemplo uma fila de pessoas: a pessoa, que se encontra na terceira posição, está na frente daquela que se encontra na segunda posição e atrás daquela pessoa que se encontra na quarta posição. É isso que estamos dizendo, posição relativa. A posição não é absoluta. Vejamos outra análise. Se fazemos uma fila de crianças, colocando na frente as mais baixas e na parte de trás as mais altas, podemos afirmar que: a mais baixa de todas está na primeira posição, se começamos a classificar da frente para trás. Se, de outra forma, começamos a analisar de trás para a frente, a mais alta está em primeiro lugar e a mais baixa, em último lugar. A classificação pode ser do tipo espacial. O objeto ou coisa que está na parte superior e a classificação seguinte.

Objetos colocados sobre a mesa e usando os números ordinais em uma classificação da esquerda para a direita ou do fundo para frente

Podemos usar os números ordinais também no contexto do tempo. Quem nasceu primeiro. Quem nasceu depois. Em um grupo de pessoas que é a mais velha seguindo a classificação até chegar na mais nova.

Podemos usar os números ordinais para classificar pessoas que disputam alguma modalidade de esporte. Analisando um grupo de jogadores, quem fez mais gols ( que ficou em primeiro lugar) que fez menos gols, e que ficou em último lugar.

Para classificar números de pontos em um teste de matemática ou de português, ou de ciências e história. Classificar em ordem crescente ou decrescente. Quem ficou em primeiro lugar. Quem ficou no último lugar.

Os números ordinais são muito importantes! Usamos os números ordinais em muitas aplicações.