Estimativa e arredondamento de números

É bastante comum, no dia a dia, uma pessoa pedir que a gente vá até à padaria e compre " uns 6 pães". Quando falamos uns 6 pães e não exatamente 6 pães, estamos falando na realidade em uma estimativa. Se comprar 5 ou 7, não tem problema. Resolve da mesma forma.

Se alguém perguntar para o Marcos: quantas figurinhas você já conseguiu para o seu álbum? A resposta pode ser; umas 100. Quer dizer que são exatamente 100? Não. Pode ser umas 85. Ou umas 112!

Quando o Marcos apresenta o número 100, como um valor estimado para o número de figurinhas que ele já conseguiu, entendemos que não é algo em torno de 10 figurinhas. É bem mais. Também não é algo em torno de 200. É bem menos.

A este processo chamamos de estimativa.

Também é comum a gente fazer arredondamento. Por exemplo. Nós precisamos de um pedação de cartolina, para fazer um trabalho. Quando a gente recortar o pedaço, queremos que ele fique com uma largura de 10cm e um comprimento de 20 cm. Neste caso, chegando na papelaria, se tiver um pedação com uma largura de 12cm e comprimento de 23 cm, está de bom tamanho. Teremos que cortar um pedação no comprimento e um pedação na largura. E tudo ficará correto, concordam?

Assim, o número 12 está próximo da dezena 10. O número 17 está próximo da dezena 20. No caso da cartolina, mesmo o 17 estando próximo da dezena 20,não resolveria o problema. Ficaria curto. Já o número 22 também está próximo da dezena 20. E resolve o nosso problema.

Em diversas circunstâncias fazemos ESTIMATIVAS e ARREDONDAMENTOS.

Vamos ver alguma coisa sobre estes assuntos neste nosso encontro!



A Khan Academy em Português apresenta uma aula importante sobre arredondamento de números.

Vamos conferir!