No dia a dia precisamos medir ou comparar grandezas a todo o momento. Queremos saber o comprimento e a largura de uma folha de papel A4. E aí? O que fazer? Como obter a resposta? Eu desejo encontrar a resposta e passar esta resposta para outras pessoas. E elas têm que acreditar na informação que estou enviando.
Sei que em um pacote grande de arroz tem mais arroz que em um pacote pequeno. Em um deles está escrito 1 Kg. No outro está escrito 5 Kg. O que vem a ser isto? Como esta informação foi obtida.
Medir grandezas como temperatura, comprimento, massa, tempo, volume, dentre tantas outras depende do estabelecimento de um PADRÃO ou de uma REFERÊNCIA. A gente está sempre comparando uma grandeza de mesmo tipo com os padrões, para obter a MEDIDA do valor desejado.
MEDIR É COMPARAR. Comparar o valor desejado com o PADRÃO ou com a REFERÊNCIA.
Para medir a temperatura da água que está dentro de um copo precisamos de uma instrumento padrão para medir TEMPERATURA. Para medir o comprimento de uma folha de papel ou a largura de uma mesa, precisamos também de um padrão de comprimento. Precisamos de uma régua ou de uma fita métrica, por exemplo. E convencionar que uma determinada distância entre dois pontos será chamada de 1 centímetro ( abreviado como 1 cm ). Que cada 100 cm será equivalente a um outro padrão, chamado de 1 metro ( abreviado por 1 m ). Assim 100 cm é equivalente a 1 metro. Ou 1 metro é equivalente a 100 cm. Precisamos de 100 pequenas distâncias de 100 cm alinhadas, uma atrás da outra, para obter a distância de 1 metro.
Vamos falar também de massa e de volume, neste nosso encontro.