Adição: Equações e soma de três números

Adição, soma ou união. Operação básica da matemática.

Na primeira parte desta aula vamos trabalhar com as equações de adição. Em cada equação temos do lado esquerdo do sinal de igualdade uma sentença matemática que deve ser igual à sentença matemática que se encontra do lado direito. Um lado deve ser igual ao outro. É isto que caracteriza uma equação.


Na segunda parte vamos trabalhar com a soma de três números. Números que tenham apenas um algarismo ou números com dois algarismos. Quando somar as unidades poderemos recorrer ou não ao reagrupamento. A soma, adição ou união de duas coleções é assunto que já exploramos bastante. É importante salientar que sempre que somamos ou unimos os objetos de duas coleções, obtemos uma terceira coleção. Unimos duas e obtemos uma terceira. Esta terceira pode ser unida ou somada com uma outra. E assim por diante. Vamos ver um exemplo:

Somar uma coleção com 2 objetos com uma coleção com 3 objetos: 2 + 3 = 5. A união da coleção com 2 objetos ( a primeira coleção ) com uma segunda coleção com 3 objetos, produz como resultado uma terceira coleção com 5 objetos.


E, se ao invés da união de duas coleções, desejarmos fazer a união dos objetos de três coleções? Por exemplo, 2 + 3 + 7. Primeiramente unimos as coleções com 2 objetos e a coleção com 3 objetos, como fizemos anteriormente. O resultado será: 2 + 3 = 5 . Agora vamos somar esta coleção de 5 objetos com a coleção de 7 objetos. Teremos finalmente: 5 + 7 = 12 objetos. É esta a ideia da soma de três números.

Olhe agora se for pedido a adição de três coleções, com as seguintes quantidades de objetos: 4, 7 e 15. Se desejamos somar, adicionar ou unir estas 3 coleções . Unimos as duas primeiras coleções, contendo números com apenas um algarismo, cada. Temos assim: 4 + 7 = 11. O resultado, somamos com a coleção de 15 objetos: 11 + 15 = 26. Ao somar as unidades dos números 11 e 15, neste caso, não tivemos reagrupamento.

Podemos pensar na soma envolvendo logo o número de objetos das três coleções. Somar

4

7

+ 1 5

______________________



4 + 7 + 15. Vejamos as contribuições das unidades e das dezenas. Vamos ver se temos que reagrupar. Somamos o 4 mais o 7 mais o 5, primeiramente. Somente as unidades. Soma das unidades deu como resultado: 4 + 7 + 5 = 16. Ao somar as unidades obtivemos um número com 6 unidades e 1 dezena ( 16 ). Deixemos a unidade 6 e vamos reagrupar a dezena com a dezena do 15. A soma da dezena do reagrupamento ( 1 dezena ) com a dezena do 15, resulta em 2 dezenas. O número final terá 6 unidades e 2 dezenas, ou seja 26.