Bem vindo às Olas
Bem vindo às Olas
Olas é um pequeno lugar inscrito no Foral de D. Sancho I. A aldeia está situada na Beira Interior, na freguesia de Inguias, concelho de Belmonte e no distrito de Castelo Branco. Estamos situados na Beira Interior, ou seja, numa zona de fraca densidade populacional e de desenvolvimento, hoje considerada zona geográfica de intervenção prioritária.
Conta atualmente com 34 residentes: 60% da população tem mais de 70 anos e 40% são casais jovens com idade inferior a 50 anos. Registamos com agrado o nascimento de uma criança em 2020 e uma nova criança em 2023.
A Associação Local - ALAO - Liga Amigos das Olas, é uma coletividade social, cultural e recreativa legalmente constituída por escritura pública de 1997 e que se rege pelos seus estatutos em vigor.
ALAO tem como objetivo o desenvolvimento local e melhoria das condições de vida das pessoas residentes e conta com mais de duas centenas de associados. A Associação Liga dos Amigos das Olas tem vindo a investir na reabilitação do património arquitectónico típico da Aldeia, e tem desenvolvido actividades locais, por forma a que a aldeia não seja esquecida, promovendo o bem estar social da população.
Somos uma Aldeia Segura, (única do concelho de Belmonte), certificada pela Proteção Civil de Castelo Branco e Gabinete Florestal da Câmara Municipal de Belmonte (29 de setembro 2022).
Recentemente procedemos à toponímia da aldeia com a colocação de placas identificadoras das ruas e em 2024, conseguimos a instalação de Fibra Óptica na aldeia, para melhoria das condições de comunicação aos habitantes, e de quem nos visita.
O que dizem sobre nós
Perguntas frequentes
A aldeia não tem oferta de alojamento.
No entanto pode encontrar um espaço de alojamento local na freguesia (Inguias): O Cantinho dos Cabrais (estrutura composta por 2 suítes e 4 quartos duplos divididos em dois T3. Quartos idealizados para serem confortáveis e conjugarem com a estética rural da aldeia, com a sua história e marca).
Contactos:
928 111 034
geral@ocantinhodoscabrais.pt
Rua da Praça, Nº 32 6250-162 Inguias
Mais informações em:
A aldeia tem sobretudo uma paisagem campestre , sem indústria, ainda muito preservada e explorada em moldes tradicionais, retalhada pelas hortas dos habitantes. Recentemente foi recuperado, na rua principal, um chafariz em granito.
A aldeia está a 900m da capela da nossa senhora da Estrela (capela de fundação medieval, erguida, provavelmente, sobre uma estrutura romana, onde pode também encontrar um conjunto de duas sepulturas de afloramento granítico).
No início da localidade foi erguida uma capela própria e um posto de enfermagem. A sede da ALAO está no centro da localidade, na Rua do Madeiro.
Apesar de uma nova construção residual, as casas têm vindo a ganhar carácter e muitas delas apresentam sinais de recuperação.
Espere sobretudo uma aldeia beirã genuína, de emigração. São muitos os emigrantes que continuam a retornar às origens nas alturas festivas e que contribuem para a vida social da aldeia.