Renascimento Rural Alagoano

Programas de fomento à geração de renda, saúde, inovação e adaptação agrícola com foco em mulheres e jovens


Inicialmente nas cidades de Paripueira, Barra de Santo Antônio e São Luís do Quitunde e depois em todo o estado de Alagoas, Brasil

Purpose


Facilitar às comunidades rurais que determinem seu próprio futuro de maneira proativa, por meio do consorciamento Sintrópico, dos nutracêuticos, da agricultura de clima inteligente, dos Agrivoltáicos e da orientação educacional, criando novas oportunidades de emprego, de geração de renda e de melhorias da saúde, garantindo assim um futuro sustentável.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Projeto

As MDS (Metas de Desenvolvimento Sustentável) são importantes porque são as principais linhas-guia internacionais para o fomento de ações que eliminem a pobreza em todas as suas formas até 2030. Este projeto implementa estas meta ao nível da Comunidade.

Educação, Tecnologia e Inovação

Promoção de alimentação saudável e dieta balanceada, distribuindo informações, ferramentas e treinamento formal para lidar com a desnutrição, melhorar a saúde individual e potencialmente salvar vidas. Uso de sites sociais, WhatsApp e mensagens SMS personalizadas, adaptadas às necessidades exclusivas da Comunidade e da família que estão em áreas rurais, com acesso extremamente limitado a fontes de informação que não sejam telefones celulares.

O projeto prevê um curso de treinamento de 4 dias em suplementos nutricionais e saudáveis ​​que podem ser incorporados às refeições diárias das famílias. Mais de 80 indivíduos devem ser treinados como multiplicadores do projeto para ampliar o treinamento e as práticas para alcançar as 1.700 famílias dentro das comunidades iniciais.

Em apenas um dos assentamentos, 407 famílias com aproximadamente 1.500 pessoas de várias idades não têm acesso confiável à Internet ou eletricidade fornecida pela GRID devido ao afastamento da comunidade e à frequência de interrupções na transmissão de energia. Este projeto fornecerá o WiFi da comunidade necessário para apoiar os Serviços de Tecnologia Inteligente de Saúde, Nutrição e Agricultura que incluam imagens Satélite e Drone para monitorar e alertar os agricultores com informações relacionadas à sua Produção de Culturas, Identificação de Pragas e Doenças; e relatórios micro-clima específicos da fazenda. Sem a capacidade WiFi, o apoio agrícola e de telemedicina planejado para a comunidade não seria possível.

Painéis solares e iluminação nano-luminescente serão fornecidos para alimentar o Wi-Fi e na colheita das plantas medicinais e fitoterápicas.

O Cultivo Sintrópico de culturas sazonais (fornecendo 3 safras por ano), culturas permanentes, frutíferas, nutracêuticos e silvicultura nativa substituirá as plantações históricas de monoculturas (cana-de-açúcar).

Os resultados dos estudos clínicos suplementares com plantas medicinais e fitoterápicas, relatórios do SUS e validação independente de saúde e bem-estar serão anonimizados, e os dados serão compartilhados com iniciativas brasileiras e globais de Big Data para assistência médica.

A Propagação da Fábrica entre Agricultores e Agricultores e os Bancos de Sementes Localizados serão estabelecidos para apoiar a continuação, expansão e sustentabilidade do projeto.

Impactos Sociais e Econômicos

Este projeto resultará em impactos a nível das famílias individuais e da comunidade:

      • Aumento de 10-15% da renda familiar liquidano primeiro ano sobre o ano anterior e aumentos de 20-30% nos anos subseqüentes para cada uma das 30 famílias iniciais encabeçadas por mulheres e jovens.

      • Criação de novo negócio empregando seis trabalhadores sazonais e quatro trabalhadores tempo integral na nova instalação de processamento e distribuição de plantas e ervas medicinais. Um novo negócio com certificação de qualidade ISO será criado para processar toda a produção de plantas medicinais e ervas não consumida pelas famílias neste projeto.

      • Criação de novos negócios diretamente pelo agricultor; quatro empregos tempo integral embalando produtos desenvolvidos na Comunidade e vendidos diretamente aos consumidores; o pagamento antecipado pelo consumidor financia cada agricultor. Isto gera concorrência na comunidade para promover qualidade e auto sustentabilidade.

      • Criação de novos negócios para o micro-financiamento, específicos à comunidade: canalizando os lucros da venda direta do agricultor ao consumidor e investindo na Comunidade, administrado e supervisionado por líderes comunitários.

      • 240 horas de educação e instrução na agricultura inteligente e na Agro Economia.

      • Formação e certificação diplomada de indivíduos membros da comunidade como assistentes emergenciais qualificados na formulação e uso de nutrition, medicamentos e plantas medicinais como medicamentos alternativos.

Planos de Comunicação, Disseminação e Exploração

Lições aprendidas deste projeto serão incorporadas em projetos em andamento envolvendo 50,000 pequenos proprietários agrícolas em Alagoas, no âmbito dos projetos: Regeneração de Terras Degradadas e Desertificadas; Inovação e Transferência de Tecnologia de Agricultor para Agricultor; Farmácia em Casa e SALSA-BR.

      • Lições aprendidas com este projeto serão adicionadas na plataforma TECA da FAO (Tecnologias e Práticas Agrícolas Para Ajudar Pequenos Produtores no Campo)

      • Integração no Programa da Comunidade Afro Luso-Brasileira (Brasil e Países Africanos de Língua Portuguesa) de Apoio às Organizações de Agricultores na África (SFOAP); à Rede Europeia de Desenvolvimento Rural (ENRD); à Associação LEADER Europeia para o Desenvolvimento Rural (ELARD) e à Parceria Europeia de Inovação “Produtividade e Sustentabilidade Agrícola” (EIP Agri), a fim de fortalecer a voz das mulheres e dos jovens agricultores rurais.

      • As atividades do projeto apoiam os conceitos de uma "abordagem multi-participante” baseada em genuínas colaborações entre pequenos produtores agrícolas, investigadores, serviços de apoio e o setor comercial.

      • Os novos serviços comunitários de Wi-Fi também irão fornecer o apoio das comunicações essencial para permitir a disponibilização de serviços de telemedicina oriundos de outros projetos em andamento.

      • Membros da comunidade que sofrem de insuficiência cardíaca, diabetes, ou DPOC podem ser monitorados à distância, melhorando drasticamente os tempos de resposta e intervenção para salvar vidas e reduzir hospitalizações.

Beneficiários


Focando apenas as três comunidades iniciais, este projeto proporcionará benefícios para:

      • 8,000 crianças escolares através de suplementos nutricionais

      • 1,700 famílias encabeçadas por mulheres e jovens sem-terra


Com início no ano subsequente ao lançamento do projeto:

      • Mais de 25,000 outras famílias rurais em Alagoas se beneficiarão deste projeto (a meta é expandir para 150,000 de famílias até 2020)

      • 5 novas empresas serão criadas - empregando até 28 pessoas (Iniciais)

Redução de Gases de Efeito Estufa

Este projeto mudará para sempre uma história de mais de 80 anos de produção de monocultura, eliminará a queima de resíduos de culturas e reduzirá os 1.098,6 Gg CO2e, avançando para a meta de Zero Net.

O projeto implementa uma transformação em fases de um total de 50.000 hectares de cana-de-açúcar projetada para atender às metas de redução de GEE.

Devido à mudança para um agrofloreste, novas metodologias de produção e uma colheita de 3 safras variando por ano em toda a totalidade do projeto, as mudanças transformacionais de GEE irão se materializar nos anos 1, 2 e 3.

No primeiro ano 10,0000 Ha serão transformados, no ano 2 outros 20,000 Ha, e no ano 3 o resto.