Tomar o suco verde se tornou um ritual de estilo de vida, por isso ele está presente na alimentação da maioria das pessoas que buscam perda de peso e uma boa qualidade de vida.
O suco verde, mais conhecido como suco detox, é uma bebida rica em fibras, vitaminas e minerais que vem sendo muito utilizado como parte da dieta detox, que tem como objetivo potencializar a eliminação de substâncias tóxicas do organismo.
Ao longo do dia, somos expostos a varias toxinas, como poluição, conservantes de alimentos, agrotóxicos, metais pesados e toxinas presentes em cosméticos e, além desses fatores, o estilo de vida também contribui para esse acúmulo, como o sedentarismo, poucas horas de sono, estresse oxidativo e má alimentação.
As toxinas enchem o organismo e alguns nutrientes presente no suco detox operam nas enzimas responsáveis pela eliminação, deixando as toxinas mais hidrossolúveis (solúveis em água).
Os compostos presentes nos alimentos que vão no suco verde auxiliam nesse processo, sendo alguns deles essenciais para que o fígado consiga realizar seu papel de desintoxicação, principalmente ferro, cobre, zinco, vitamina A, riboflavina, piridoxina, ácido fólico e vitamina B12. Além disso, alguns minerais, como o fósforo, diminuem a absorção de metais pesados, como o chumbo.
A couve, agrião, hortelã, salsão, coentro e salsinha tem nutrientes que auxiliam nesse papel, principalmente pela presença de clorofila, que estabiliza a ação dos radicais livres produzidos pelo organismo, além de substâncias que agem na atividade das enzimas responsáveis pela detox. Por isso, são os alimentos mais incluídos nos sucos verdes.
O uso regular do suco verde detox, associado a uma dieta detox, pode trazer diversos benefícios, como maior disposição e energia, redução do inchaço e da celulite e também pode ajudar a prevenir doenças. Além disso, é rico em cálcio e magnésio, minerais importantes para saúde óssea e contração muscular.
A clorofila, responsável pela coloração verde dos vegetais, atua como importante antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce. Vale ressaltar que o suco verde também oferece boa quantidade de fibras, que melhoram o funcionamento intestinal, e de vitamina C, essencial para formação de colágeno.
Outra razão de tomar o suco detox é que ao cozinhar os alimentos, há perdas nutricionais, e como o suco é consumido cru, ocorre maior preservação desses nutrientes. Além disso, ao acrescentar frutas e vegetais, a oferta de nutrientes é maior.
O suco detox emagrece, mas deve estar associado com a prática de exercícios físicos e reeducação alimentar. Se consumido sem coar, o suco fornece boa quantidade de fibras, que ajuda a aumentar a sensação de saciedade e diminuir o consumo alimentar.
O suco pode ser consumido uma vez ao dia, sendo mais ideal tomar logo após o preparo para que não haja perda de nutrientes.
O suco detox não tem uma composição exata, é elaborado com frutas e vegetais e, por isso, permite inúmeras possibilidades de preparação. Veja algumas combinações de frutas e vegetais que podem ser utilizados na receita de suco detox:
Maçã: ótima concentração de polifenóis e fotoquímicos, substâncias com propriedades antioxidantes;
Laranja: contém diversos minerais como, potássio, sódio, magnésio, cálcio, ferro, vitaminas do complexo B C e carotenoides, além de diversos antioxidantes e flavonoides;
Couve: contém vitaminas E, C, B1 e B2, selênio, cobre, manganês, zinco, além de compostos fenólicos e fibras;
Alface: fonte de potássio, sódio, cálcio, magnésio, ferro, manganês, cobre, zinco e enxofre, e boa fonte declorofila;
Pepino: ótima concentração de minerais, como o cálcio, fósforo e ferro, vitaminas do complexo B e C, antioxidantes e compostos fenólicos.
Além da couve, outros vegetais podem ser utilizados, como agrião, salsinha e rúcula, e trazem os mesmos benefícios.
Portanto, o suco detox pode conter:
A base (pode ser água, chás naturais ou água de coco)
2 frutas e vegetais
Até 2 folhas verde-escuras
Os melhores ingredientes suco verde são os orgânicos, pois possuem mais nutrientes e são produzidos livres de agrotóxicos.
Em casos de falta de tempo para o preparo, é possível optar pelo suco verde em pó, também conhecido como suco verde instantâneo: basta ser diluído em água ou suco de fruta, tornando seu consumo muito mais prático.
Veja quais sucos você irá encontrar no ebook 21 sucos detox para secar barriga e deixar sua pele linda e saudável
1. Suco de abacaxi com chá verde
2. Suco de rabanete e erva-doce
3. Suco de aipo e erva-doce
4. Suco de couve e limão
5. Suco verde de couve, limão e pepino
6. Suco de couve, beterraba e gengibre
7. Suco detox de tomate
8. Suco de limão, laranja e alface
9. Suco de melancia e gengibre
10.Suco de abacaxi e couve
11.Suco de melancia, caju e canela
12.Suco detox diurético de couve, morango e abacaxi
13.Suco detox termogênico de tomate
14.Suco verde Detox
15.Suco de couve com laranja e gengibre
16.Suco de couve com cenoura e laranja
17.Suco detox de couve com água de coco
18.Suco detox de couve com laranja, inhame e acerola
19.Suco detox de couve com maçã e cenoura
20.Suco de couve com limão e hortelã ou capim cidreira
21.Suco de couve com limão e kiwi
Se depois de tudo isso você achar que o suco detox é ideal para você clica no botão comprar agora