ERASMUS +

Changing lives. Opening minds.

O Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº3 (AERT3) tem centralizado a sua ação em processos de flexibilidade e inovação educativa, apostando em práticas colaborativas e de articulação, dinamizadoras de projetos de investigação e de desenvolvimento pedagógico, organizacional e internacional, procurando implementar práticas pedagógicas inovadoras através da construção de novos cenários de aprendizagem de carácter transversal/ multidisciplinar, inclusivos e de apoio às necessidades individuais de todos e de cada um, inseridos num contexto europeu.

Dando continuidade ao investimento da escola em proporcionar aos seus alunos uma diversidade de oferta educativa, está em curso uma turma de ensino bilingue e uma turma CLIL (Content and Language Integrated Learning).

Um número significativo de professores do agrupamento praticam novas metodologias de ensino centradas nas aprendizagens, no entanto, existe a necessidade de alargar o trabalho colaborativo e as novas metodologias a todos os docentes do AERT3 para uniformizar o processo de ensino e de aprendizagem no sentido de se alcançarem as aprendizagens essenciais. Desta necessidade surgiu a candidatura ao projeto Erasmus + KA1 . Acreditamos que a sua aprovação e implementação irá permitir esta uniformização, bem como a possibilidade de acervo e partilha de conhecimentos e boas práticas, promovendo e reforçando o trabalho colaborativo aberto à mudança e, consequentemente, facilitará o processo de ensino e de aprendizagem.

A implementação do projeto Erasmus + KA1 - Inovação, Criatividade e Tecnologia - Novos Cenários de Aprendizagem - no agrupamento, tem como objetivo, através da internacionalização, a construção de comunidades de aprendizagem e de partilha que permitam o aprofundamento de estratégias inovadoras através do conhecimento de boas práticas de professores de outros países. Pretende-se, através da reflexão crítica, avaliar a eficácia do seu trabalho, compreender as consequências das suas ações e considerar abordagens alternativas de melhoria na organização do ensino e na estrutura organizacional do agrupamento.