Porto Alegre

Projetos desenvolvidos de 2009 a 2019

2015


Escolinha São Francisco de Assis

O projeto de Atividades Socioeducativas teve início em 2015 e se estendeu até 2019. A atividade foi realizada majoritariamente com meninos entre 10 e 18 anos, chegando a ter mais de 30 alunos participando assiduamente. A proposta principal era realizar atividades esportivas com as crianças e jovens e, através do esporte, trabalhar valores e temas importantes como tolerância, racismo, machismo, igualdade social, entre outros, que englobasse temas socioeducativos no contexto do futebol.

O futsal, além de proporcionar o desenvolvimento de capacidades motoras, possibilita também a integração social, o respeito ao adversário, pois quando se joga, joga-se com alguém e não contra alguém. A competição, nesse sentido, buscava ser saudável, servindo como forma do aluno enfrentar situações, até então desconhecidas para ele, durante o jogo e construir sua autonomia. O aluno deveria pensar sobre o jogo e não somente aprender a chutar, a executar perfeitamente o movimento de passe ou a driblar cones com exatidão. A ADAE é um ambiente que promove e busca a ação consciente e a capacidade crítica dos alunos de pensar sobre determinado tema. E o futsal é um deles.


2010


Repensando formas de cidadania com jovens da periferia de Porto Alegre/RS

Projeto realizado pelos estudantes Daniele, Juliane e Ronaldo, teve como objetivos proporcionar momentos de debate com a juventude sobre seu papel na sociedade, propiciar espaços de discussão sobre os problemas da comunidades na qual esta está inserida, resgatar aspectos da cidadania entendida como participação social da juventude, bem como criar espaços organizativos para que os jovens, a partir do diagnóstico dos problemas, possam pensar formas de superação. Após o conhecimento da realidade empírica que circunda a vida dos jovens, criando espaços de vivência com a juventude, foram propostas uma série de oficinas a fim de debater temas relacionados a juventude e a sociedade de forma lúdica e atraente para os adolescentes. Procurou-se estabelecer contatos semanais com os adolescentes, com o objetivo de realizar debates permanentes sobre a realidade e formas de intervenção.


Adolescência em Foco

O projeto foi executado pelas estudantes Jessica e Solange e teve como objetivo propiciar momentos de informação aos adolescentes para que pudesse haver melhor entendimento acerca das mudanças bio-psico-sociais comumente ocorridas nessa fase do desenvolvimento. Foram realizados encontros semanais com o grupo de adolescentes do trabalho educativo do CPCA (Centro de Promoção da Criança e do Adolescente), utilizando de recursos como dinâmicas de grupo, jogos cooperativos, exposição dialogada, etc.


Trocando saberes

O projeto foi realizado pelas estudantes Fernanda e Mari e teve como objetivo trabalhar a auto-estima das mulheres atendidas pelo mesmo e objetivando também a formação de um grupo de geração de renda. Foram realizadas visitas domiciliares, uma vez por semana, acompanhadas pelo agente da Pastoral da Criança, visando o fortalecimento de vínculos entre equipe e mães. Além disso, havia a realização de um encontro mensal para realização das oficinas e execução de oficinas coordenadas pelas mães.


2009


Hora do Conto e Acompanhamento Pedagógico

Projeto realizado pelas estudantes Fernanda e Mari, sendo realizadas oficinas semanais de contação de história e acompanhamento pedagógico com crianças de 6 a 9 anos de idade, atendidas pela Instituição CPCA (Centro de Promoção da Crianças e do Adolescente). O projeto teve como objetivos o fortalecimento dos educandos em sua individualidade, os estimulando a buscar novos conhecimentos, estimulando, também, a capacidade para o convívio social e incentivando a permanência dos mesmos na escola e o acesso a leitura.


Refletindo as Relações

Projeto realizado pelas estudantes Jessica e Solange, teve como objetivos qualificar as relações interpessoais das crianças, partindo do trabalho com o grupo, propondo também a qualificação no ambiente do grupo maior. Além disso, objetivou-se proporcionar um momento de reflexão sobre temas como amizade, solidariedade, compreensão do outro e de si mesmo, respeito e limites. Foram realizados encontros com crianças na faixa etária de 6 a 12 anos, que era atendidas pela Instituição CPCA (Centro de Promoção da Criança e do Adolescente).