Centro Cultural “Carlos Fernandes de Paiva”
Av. Nações Unidas, 8-9 – Bauru-SP – CEP 17010-130.
Idealizado pela artista plástica Márcia Santtos, a mostra itinerante "A cidade como identidade" passa por seis das principais cidades do Estado de São Paulo no primeiro semestre de 2023.
A mostra itinerante “A Cidade como Identidade”, é constituida por gravuras autorais, produzidas a partir de matrizes de embalagens cartonadas — também conhecidas como embalagens tetrapak — com a utilização de técnicas de gravação e impressão em relevo e côncavo.
As obras abordam temas relacionados à arquitetura como patrimônio histórico-cultural, memória, identidade, pertencimento e evidenciam parte das edificações anônimas do bairro da Vila Mathias em Santos.
“As edificações criam vínculos afetivos entre as gerações passadas, presentes e futuras, possibilitando à população do entorno enxergar-se como sujeitos da história. O patrimônio preserva assim a identidade do povo, dá a ele consciência de seus direitos e obrigações com a sua localidade”, explica a idealizadora da exposição.
Por meio dessas estampas e técnicas utilizadas que “gravaram” as embalagens em tetrapak (utilizadas para a produção das obras), Márcia propõe a reflexão sobre a importância da conscientização e preservação dessas construções que ajudam a contar um pouco mais sobre a história, emancipação e desenvolvimento de nosso país e cidades, formadas por colonizadores, escravizados e imigrantes.
A exposição “A cidade como identidade” integra o projeto de mesmo nome, contemplado pelo ProAC - Programa de Ação Cultural/2022 e tem o aporte financeiro da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.