Além da falta de vagas, o Hospital de Base está há cerca de quatro meses com o credenciamento suspenso pelo Ministério da Saúde para inscrição de pacientes para o transplante de rins. Atualmente o serviço é realizado em Botucatu, através de encaminhamento feito pelo Hospital Estadual.
Estatística revelada pelo vereador Paulo Eduardo de Souza, que também é médico oncologista e que chamou o encontro, aponta que em Bauru são registrados 40 casos/ano de pacientes com câncer de rim. Ainda de acordo com o parlamentar, 40 por cento dos casos são oriundos de portadores de diabetes e hipertensos.
Outra dificuldade apontada é com relação ao transporte de pacientes e que será cobrado pelo parlamentar junto à Secretaria de Saúde. A prevenção da doença também foi debatida e surgiram recomendações médicas; “não se medicar, beber bastante água além da implantação de educação nutricional no currículo escolar da rede municipal de ensino”.
A ABREC – Associação Bauruense de Renais Crônicos – entidade que presta serviços à comunidade – atende em torno de 100 pacientes/mês, com fornecimento de cesta básica, suplemento alimentar, aparelhos e outros serviços, com uma receita de R$ 17 mil proveniente de convênio com a Secretaria do Bem Estar Social – Sebes, além de doação de voluntários e realização de eventos.
Nivaldo José – Assessoria de imprensa
Fonte: https://www.bauru.sp.leg.br/imprensa/noticias/audiencia-publica-discute-doencas-renais/