Notícias

Plataforma de Interface à Ciência participa na sessão de apresentação do Ciência ID e Ciência Vitae

A Plataforma de Interface à Ciência vai debater o papel do “CiênciaID” e “CiênciaVitæ” na Interface à Ciência na sessão de apresentação do novo sistema nacional de gestão curricular e do identificador CIÊNCIA ID. A sessão inclui ainda a demonstração das funcionalidades destes sistemas.

A apresentação é já amanhã, 26 de setembro, das 11h00 às 16h00, no Teatro Thalia.

Apareçam!


Resposta ao Comunicado PIC - Aviso SAICT-02-2017:

Em resposta ao Comunicado PIC remetido às autoridades de gestão do concurso SAICT-02-2017, a Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professora Maria Fernanda Rollo, informou a PIC que o documento será analisado no âmbito do Programa “Mais Ciência Menos Burocracia”. Agradecemos à Secretária de Estado por acolher esta iniciativa PIC!

Aproveitamos para agradecer publicamente a todos os PIC que participaram na formulação deste documento, contribuindo para a valorização da profissão e para a manutenção da qualidade do sistema científico e tecnológico nacional. A sustentabilidade e impacto da Plataforma é apenas alcançada com o vosso trabalho ativo.


Participação PIC Grupo Leiden e EARMA:

Na última Conferência Anual da European Association of Research Managers and Administrators (EARMA), que teve lugar de 16 a 18 de Abril em Bruxelas, a PIC esteve representada pela Madalena Martins do grupo de trabalho 1 e pela Sheila Vidal membro da anterior coordenação.

A Madalena Martins participou com uma comunicação intitulada “Mapping of the Portuguese Network of Research Support Professionals”, de Madalena Martins, Cristina Oliveira, Helena Mendes, José Avelino Silva, Teresa Costa, e Cláudia Oliveira, em formato Pecha Kucha. Nesta comunicação foram apresentados os resultados preliminares do inquérito de mapeamento da comunidade desenvolvido pelo grupo de trabalho 1 da PIC e que conta já com 531 respostas.

Na mesma conferência reuniu-se o Leiden Group, uma rede informal de Associações Europeias de Gestores de Ciência para a troca de boas práticas e promoção de colaboração entre as mesmas. Dada a diversidade de dimensões e tipologias destas associações (algumas informais, outras institucionalizadas) foi proposto pela PIC a discussão futura e o intercâmbio de boas práticas sobre a organização e implementação de ações de formação formais e informais para profissionais de interface à ciência. Resultou de igual modo a decisão de criação de uma página de internet que agregue todas estas associações e cujo desenvolvimento ficará a cargo da EARMA.

Poderá aceder às apresentações:


25 de Janeiro de 2017 | Participação no debate "As políticas científicas em questão"

22 de Abril de 2017 | Participação na Marcha pela Ciência

18 de Maio de 2017 | Audiência Parlamentar Nº 79-CEC-XIII na Comissão de Educação e Ciência

16 a 18 de Abril de 2018 | A PIC representada no EARMA , em Bruxelas.