APRESENTAÇÃO GERAL

O 7º Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia (7º CPEM) é um evento que, desde sua primeira edição, em 2008, congrega diferentes universidades brasileiras que realizam pesquisas nesta área. Este ano, o evento contará com a participação de professores e estudantes de Portugal, expandindo, assim, os diálogos sobre o tema. O evento é coordenado pelos programas de pós-graduação em Educação do estado do Rio de Janeiro, sediado pelo PPGE da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), em parceria com o PPGE da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Em 2016, a professora Guaracira Gouvêa, da Unirio, associou ao evento a Escola de Primavera em Educação e Mídias (EPEM). Esta tem como objetivo discutir pesquisas em andamento de pós-graduandos da área de educação, vinculados aos grupos de pesquisa que articulam educação e mídia. A discussão das pesquisas é realizada sob a orientação de pesquisadores seniores convidados, que contribuem com o aprofundamento teórico do trabalho, discutem opções metodológicas e dão sugestões para a organização e análise dos dados de pesquisa. A partir desta edição de 2020, a Escola de Primavera passa a incorporar o nome de sua criadora, professora Guaracira Gouvêa, que nos deixou no início do ano. Não se trata apenas de uma homenagem, mas de reconhecimento de sua contribuição à área de estudos em educação e mídia, à educação pública brasileira e especialmente ao Colóquio de Pesquisas em Educação, de cuja organização participou, por 12 anos.

Em março de 2020, o cenário da pandemia de Covid-19 parecia indicar que o evento deste ano seria adiado. Porém, conforme a apropriação da cultura de lives e seminários on-line se estabeleceu, as possibilidades de realização se abriram e foi possível manter a realização do 7º CPEM este ano, com o apoio de vários professores de universidades espalhadas por todo o país.

O cenário da pandemia convoca a todos os pesquisadores brasileiros a uma reflexão sobre o papel que precisamos desempenhar no espaço público, com as pesquisas que desenvolvemos e a participação no debate político sobre a vida social e os rumos do país. Essa convocação é ainda mais incisiva para nós, da área de educação e mídia. Por isso, o 7º CPEM propõe como tema desta edição: Cultura Digital e Educação na Pandemia.

O 7º CPEM e a 3ª EPEM serão realizados on-line, por diversas plataformas de streaming, consolidando uma tradição de encontro de grupos de pesquisa em educação e mídias. Buscamos, assim, reafirmar a importância de resistirmos ao descaso sistemático do Governo Federal com a saúde da população e também com a educação e a pesquisa científica, intensificado, especialmente, durante a crise sanitária da Covid-19.

Seguimos dialogando entre nós e intervindo no debate público com o conhecimento que produzimos, com os milhares de professores e profissionais de educação que formamos e, cada vez mais, com nossa presença nas mídias sociais, buscando ampliar e aprofundar a relação universidade/sociedade.

Sejam todos bem-vindos!

Comissão Organizadora

Dois dias com palestras, rodas de conversa de pesquisas e homenagens

Comissão organizadora

Maria Auxiliadora Machado (UNIRIO)

Rosália Duarte (PUC-Rio)

Adriana Rocha Bruno (UNIRIO)

Mirna Juliana S. Fonseca (Grupem - PUC-Rio)

Contamos com sua presença!


O EVENTO NÃO EMITIRÁ CERTIFICADOS PARA OUVINTES