Recentemente, diversos trabalhos publicados nas áreas de Inteligência Computacional e Pesquisa Operacional têm utilizado testes estatísticos para melhorar o processo de avaliação de novos métodos. Geralmente, esses testes são usados na análise experimental para decidir quando um algoritmo é melhor que o outro, considerando um problema de otimização. Com estes métodos, é possível determinar, de maneira mais precisa, quando uma nova estratégia oferece ou não uma melhoria significativa em relação a outros algoritmos presentes na literatura.
Basicamente, existem duas classes de procedimentos para testes de hipótese: paramétricos e não paramétricos. Testes paramétricos dependem de três suposições sobre as observações: independência, normalidade e homoscedasticidade. Os testes não paramétricos, por sua vez, são utilizados quando pelo menos uma das suposições citadas não pode ser satisfeita. O foco dessa oficina será no último, pois é comum que experimentos envolvendo algoritmos de otimização retornem um conjunto de dados que não satisfaz tais suposições. Além disso, iremos considerar tais testes na análises de múltiplos algoritmos em múltiplas instâncias, uma tarefa comum em trabalhos da área de otimização combinatória.
Começaremos a oficina com uma introdução a conceitos básicos estatística, experimentos controlados e análise estatística para experimentos. Em seguida, será apresentado um caso de uso para um problema de otimização. Por fim, será feita uma sessão hands-on, mostrando como aplicar os diversos testes mencionados e visualização de dados utilizando as linguagens de programação R.
Pelo Google Meet: meet.google.com/ioy-uwrw-yyi
Pelo Youtube: https://youtu.be/CZ1KMSGdYU8
As inscrições para a 3a. OALOCo podem ser feitas na aba INSCRIÇÕES, ou via formulário: https://forms.gle/fbrkXRodiaasB1pG9.
Esta série de oficinas tem como intuito promover o estudo e desenvolvimento de técnicas avançadas nas áreas de otimização, combinatória, teoria da computação e área correlatas. Acreditamos que com estas oficinas, possamos nos inteirar sobre os novos desenvolvimentos em nossa área de conhecimento e expandir os horizontes da pesquisa em algoritmos, combinatória e otimização na Unicamp.
Cada edição da OALOCo aborda um tema específico dentro das áreas de interesse do laboratório. Este tema será trabalhado pelos participantes da oficina através da apresentação informal de artigos e resultados existentes na literatura relacionada ao tema da oficina, além de mesas redondas de discussão sobre os trabalhos apresentados e colaboração nos moldes clássicos de workshops acadêmicos.