PAAE - Programa de Acolhimento ao Aluno Estrangeiro
Escola Básica Poeta Emiliano da Costa
Escola Básica Poeta Emiliano da Costa
Nasceu da necessidade de acolhimento dos nossos alunos estrangeiros, estando integrado no GAA - Gabinete de Apoio ao Aluno, em articulação com o programa AEPROSA+Inclusão.
Pelo fato destes alunos estarem deslocados do seu meio familiar e terem de se adaptar a um novo país, novas normas culturais e maioritariamente, a uma nova língua, estão mais sujeitos, pelo menos nos primeiros tempos, ao stress e ao risco de desequilíbrio emocional. Além do ajustamento cultural, outra tarefa adaptativa, é a adequação às formas de comunicação verbal e não verbal, comuns no novo ambiente, onde a frequência do PLNM - Português Língua Não Materna, em muito tem contribuído para potenciar a aprendizagem, o sucesso escolar e confortar estes alunos.
A AIPAR - Associação de Proteção à Rapariga e à Família, coordena e executa o Projeto CLDS de 4ª geração que tem por objetivo uma intervenção Familiar e Parental, preventiva da Pobreza Infantil.
Apoiam o Programa de Acolhimento ao Aluno Estrangeiro através do Centro de Recursos Familiar desenvolvido no âmbito do CLDS 4G Pegada Triangular, encontra-se a funcionar desde 17/08/2020, em instalações cedidas pela União de Freguesia Conceição e Estoi.
O Centro de Recursos Familiar surge para, através de uma intervenção de proximidade, a equipa técnica facultar apoio no acesso digital, preenchimento de formulários, informação/esclarecimentos nas mais diversas áreas, às famílias com crianças e jovens da área de abrangência da União de Freguesia da Conceição e Estoi.
Os atendimentos serão realizados sempre por marcação prévia, através de marcação pelo facebook do CLDS4G_Pegada Triangular (Botão Marcar Agora), e-mail (protecao.clds@gmail.com) ou telemóvel.