Prof. Me. Moacir Gomes da Silva
Falar da Gestão de Custos, faz recordar-me de vários projetos que participei em minha vida nas organizações por onde passei, foram muitos os momentos e reuniões discutindo como reduzir determinado custo, agora, faço uma reflexão ao escrever este texto de todos estes momentos e como eles eram importantes para as organizações que precisavam melhorar seus resultados e garantir a sua continuidade. Neste contexto, ao estarmos juntos neste conteúdo de gestão de custos, um tema fundamental e que se faz necessário a compreensão e o investimento do tempo dedicado aos estudos, são os conceitos iniciais da definição do que é custo e a sua importância para o mundo corporativo. Estes conceitos iniciais propiciam a você a habilidade necessária para os desafios, que se seguirão ao descrevermos os sistemas de custeio tradicionais em nossa história e os modelos mais contemporâneos, neste ponto, sobre os modelos de custeio, observei em minha vida de consultoria empresarial como sendo um dos principais pontos de atenção das organizações, ou seja, parte dos problemas relacionados à gestão financeira das organizações, como prejuízos econômicos, falta de dinheiro entre outros, que tinham em sua causa a forma das organizações estruturarem seu modelo de custeio, mais adiante estaremos abordando este ponto. Sobre os conceitos iniciais, a compreensão da diferença entre custos e despesas, assim como as terminologias de gastos fixos e variáveis. Na sequência é possível abordar o tema de alguns indicadores na área de custos, como análise de ponto de equilíbrio, margens, rentabilidade, lucratividade entre outros. Por que é importante entender de custos? Existe um fator dentro das empresas que, na grande maioria das organizações, tem uma dependência da gestão de custos que é a formação do preço de venda dos produtos e serviços. A formação do preço de venda é dependente de uma relação na gestão estratégica de custos denominada análise de Custo/Volume/Lucro, ou seja, a relação direta entre estas 3 variáveis da gestão econômica. Ao falar de gestão estratégica de custos, estamos nos referindo ao processo de planejamento, execução e controle, que permitirá por meio da gestão destas informações contribuir para o processo decisório econômico e financeiro das organizações. Outro ponto de destaque é observar como as organizações podem inserir em sua cultura um modelo baseado para resultados, onde uma das variáveis relevantes em seus processos decisórios são os custos.
Não deixe de ouvir o Podcast sobre a Gestão de Custos, abrindo o tema, assim como a contribuição da gestão de custos para as organizações, não deixe de ouvir.
Na Unidade 1, você terá a oportunidade de aprofundar a problematização sobre o tema da importância da gestão de custos e sistemas de custeio nas organizações. Este tema sempre é um ponto relevante em todas as organizações, desde microempresas até grandes organizações, organizações familiares e profissionais. Também iremos abordar os principais princípios e conceitos da área de gestão de custos.