Apresentação de

trabalhos acadêmicos

PLATAFORMA

As apresentações de trabalhos acadêmicos da programação brasileira serão realizadas via ZOOM. O link será enviado a todos os inscritos no evento.


Os trabalhos foram distribuídos entre os dias 23, 24 e 25.08.2022 das 13h30min às 15h30min.

COMITÊ CIENTÍFICO

Professor Armando Cunha, DSc.

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências formado pela Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Ciências e Bacharel em Química Industrial pela mesma instituição.

Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Escola de Química, Departamento de Processos Inorgânicos - Setor de Tecnologias Inorgânicas). Coordenador do curso de Química Industrial da Escola de Química / UFRJ, Professor dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos (EPQB) e do Programa de Mestrado Profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis da Escola de Química/ UFRJ.

Realiza pesquisas na área de caracterização de materiais cerâmicos, análises térmicas de materiais, tratamento e reaproveitamento de resíduos sólidos industriais, processos de captura e armazenamento de CO2.


Professor Carlos Alberto Marques, DSc.

Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Titular do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina. Licenciado, Bacharel, Mestre em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutor em Ciências Químicas (Universitá degli Studi di Venezia, Itália). Pós-doutorado em Ensino da Química Verde (Itália) e pela Universidade do Porto (Portugal).

Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino. Diretor do Centro de Educação, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) (2012-2016). Foi Diretor da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química (2014-2016) e da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnq) (2018-2020). Ministra aula na Licenciatura em Química (Metodologia e Prática de Ensino) e na Pós-Graduação (PPGECT) (Metodologia da Pesquisa e Ensino de Ciências e Sustentabilidade Ambiental e EC).

Tem experiência na área de Educação/Ensino, com ênfase em formação de professores, ensino de química, ensino da química verde, enfoque CTS-A e perspectiva freireana de educação.


Professora Daniele Rodrigues de Lima, DSc.

Universidade Federal do Ceará

Professora de Química com 10 anos de experiência em sala de aula, nos diversos níveis de conhecimento, lecionando em turmas de ensino médio, graduação e especialização. Licenciada em Química pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2011) e doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2022).

Possui experiência na área de Produtos Naturais, atuando como pesquisadora do Laboratório de Produtos Naturais e Biotecnologia (LPNBio) da UFC. Possui colaboração com o Laboratório de Bioprospecção de Produtos Naturais e Biotecnologia (LBPNB-CECITEC-CVT-TAUÁ-CE) e, desde 2020, representa o CAS (Chemical Abstracts Service) como Embaixadora Acadêmica, promovendo a conscientização entre os membros da comunidade acadêmica sobre o valor da informação científica de qualidade.


Professora Edna Cunha

Escola Técnica de Paulínia (ETEP)

Especialista no Ensino de Química pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Especialista em Docência na Educação a Distância, pelo Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS). Pedagoga pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (UNAR). Bacharel em Química pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC CAMPINAS).

Docente concursada na rede municipal de Paulínia SP, onde atua no ensino de Química Geral e Química Experimental na Escola Técnica de Paulínia - ETEP. Atua como Responsável Técnica (RT) pelos laboratórios desta instituição junto ao Conselho Regional de Química da IV Região (CRQ -IV).


Gabriela Azevedo

Licencianda em Química (IFRJ)

Possui experiência em abordagem metagenômica e desenvolvimento de atividades didáticas sobre Química Verde para perfis acadêmicos. Durante três anos atuou como integrante do projeto Construção de um banco de DNA de ecossistemas com potencial biotecnológico relevante da baixada fluminense. Este projeto permitiu a bioprospecção de genes envolvidos com ênfase em biorremediação de áreas contaminadas..

Desde 2021 atua como vice-presidente e diretora de marketing do ACS UFRJ Student Chapter, onde desenvolve atividades atividades didáticas relacionadas à implementação da Química Verde e suas áreas correlatas em projetos de ensino para perfis escolares, acadêmicos e corporativos.


Silmara Furtado, MSc.

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Engenharia Química e Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela mesma instituição. Atualmente é aluna de doutorado do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos, pertencente à Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Atuou como assistente de pesquisa de três projetos de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobras: (a) dois relacionados à estabilidade oxidativa de misturas combustíveis diesel-biodiesel, onde as atividades consistiram na implementação de uma metodologia de testes de estabilidade à oxidação, estocagem e estabilidade térmica de diferentes tipos de biodiesel utilizando o método Rancimat, e a avaliação do efeito de álcool, água e glicerina sobre estas propriedades; e (b) e o terceiro voltado para a produção de olefinas via Alcoolquímica, cujo objetivo principal foi o estudo da síntese de 1,3-butadieno via etanol em uma etapa única, proposição de um processo, otimização das condições da reação, ampliação de escala, purificação das olefinas e avaliação econômica do processo.

Paralelamente ao seu curso de doutorado, atua como: (1) presidente do ACS UFRJ Student Chapter - capítulo estudantil da American Chemical Society na Universidade Federal do Rio de Janeiro -, (2) integrante do projeto de extensão universitária Catalisando a Economia Circular (vinculado à Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro), (3) tutora acadêmica do Instituto Reditus, e (4) STEM Institute for Elementary Teachers Alumni Board (Ingenium, sediada em Ontário, Canadá). Integrou a equipe de autores colaboradores dos livros Catalisando a Economia Circular (Editora UFRJ) e Circular Economy: A New Mindset on Sustainable Development (Amazon).

Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Orgânicos, Catálise Heterogênea e Gestão Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: (1) processos alcoolquímicos, (2) síntese e caracterização de catalisadores, (3) estabilidade oxidativa de combustíveis alternativos, e (4) desenvolvimento de tecnologias verdes.


Professora Suzana Borschiver, DSc.

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Engenheira Química, com doutorado e pós-doutorado na área de Gestão e Inovação Tecnológica, e experiência de 25 anos na área de Gestão, Inovação Tecnológica, Organização e Estudos Industriais, Informação e Prospecção tecnológica, Estudos de cadeias produtivas, Economia circular, Bioenergia, Transição Energética e RoadMap Tecnológico.

Professora Titular da Escola de Química da UFRJ, Líder/Coordenadora do NEITEC (Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos www.neitec.eq.ufrj.br) e Líder e pesquisadora de grupos do CNPQ, como o grupo de Propriedade Intelectual e Inovação. Atua na graduação e na pós-graduação como membro permanente em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos, no Mestrado Profissional em Petroquímica, no Programa de Engenharia Ambiental (PEA), com a Escola Politécnica/UFRJ. Vice Coordenadora RJ do Profnit (Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) e Coordenadora das disciplinas Prospecção Tecnológica e Políticas Públicas.

Autora de inúmeros artigos, mais de 60 teses orientadas, capítulos de livros e livros como: Technology Roadmap: Planejamento Estratégico para alinhar Mercado-Produto-Tecnologia, Catalisando a Economia Circular da editora UFRJ, Circular Economy: A New Mindset on sustainable development, Membro da Comissão de Tecnologia da ABIQUIM, e do Conselho Consultivo da ABEQ (Associação Brasileira de Engenharia Química). Coordenadora do Projeto de Extensão Catalisando a Economia Circular. Experiência nacional e internacional como coordenadora de projetos, workshops e cursos. Perita Cadastrada no TJRJ na área de Propriedade Industrial, Patentes, Engenharia e Processos Químicos.


Professora Tatiana Félix, DSc.

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Química (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialização em Petróleo e Gás Natural pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, e mestrado e doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora do quadro permanente do Departamento de Processos Orgânicos da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Atuou como pesquisadora do CENPES (Petrobras), professora efetiva do IFRJ e professora visitante da McMaster University (Canadá). Integrou projetos de pesquisa relacionados ao desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, como: (1) Produção de etanol a partir de gás de síntese utilizando bactérias do gênero Clostridium ; (2) Produção de PDO (1,3-propanodiol) e 3-HPA (ácido 3-hidróxi-propiônico) a partir da glicerina por rota biotecnológica; (3) Produção de etanol a partir de gás de síntese por rota biotecnológica; (4) Produção de etanol de segunda geração a partir de resíduos sólidos por tecnologia híbrida; (5) Produção de PDO(1,3 Propanodiol) a partir da glicerina por rota biotecnológica: Avaliação de biocatalisadores e otimização de processos por engenharia metabólica.

Possui cerca de 132 publicações compreendidas entre ensino e pesquisa acadêmica compreendidas entre artigos completos publicados em periódicos, capítulos de livros publicados, textos em jornais/revistas. trabalhos completos publicados em anais de congressos, resumos expandidos publicados em anais de congressos, assessorias e consultorias, e trabalhos técnicos.

É uma das autoras da patente Microorganismo recombinante útil para produção de 1,3-propanodiol, método para produção de 1,3-propanodiol, e vetor com registro no INPI em 2015.

TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO

23.08.2022

13:30 - 13:50

Gabriela Abreu

Categoria Escola

Redes sociais como estratégia para disseminação de conhecimentos de Química Verde

13:50 - 14:10

Maria Caroline Velozo

Categoria Universidade

Contextualização da Química Verde na prática da Educação Básica

14:10 - 14:30

Henrique Vidal

Categoria Escola

Uso da Química Verde em experimento de baixo custo: correlação entre Química limpa e o desenvolvimento sustentável

14:30 - 14:50

Júlia Ferraz

Categoria Universidade

Química Verde como ferramenta de inclusão: uma sequência didática com materiais acessíveis

14:50 - 15:10

Fábio Seribeli

Categoria Escola

Atividades práticas experimentais para sensibilização sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável

24.08.2022

13:30 - 13:50

Luciana Moreira

Categoria Universidade

Do campo para a indústria química: oportunidades para o Brasil na Bioeconomia mundial

13:50 - 14:10

João Pedro Alves

Categoria Universidade

Síntese de polianilina segundo aspectos da Química Verde: uma revisão bibliográfica

14:10 - 14:30

Débora Santos

Categoria Empresa

Influência do tratamento químico da borra de café nas propriedades do biocompósito com matriz de poliéster

14:30 - 14:50

Carlos Alberto da Silva Júnior

Categoria Escola

A tabela periódica da Química Verde e sustentável como recurso interdisciplinar na educação básica

14:50 - 15:10

João Pedro Reys

Categoria Universidade

Produção de solketal utilizando catalisadores baseados em óxido de grafeno

15:10 - 15:30

Kamila Pereira

Categoria Universidade

Esverdeamento e grau verde de um experimento didático: efeito do íon comum

25.08.2022

13:30 - 13:50

Juliana Bolzan

Categoria Universidade

A matriz verde e métricas energéticas: proposta para inserir a Química Verde em cursos de Farmácia

13:50 - 14:10

Jocelene Melo

Categoria Universidade

Avaliação da síntese do biodiesel por meio das métricas de massa da Química

14:10 - 14:30

Carolina Quaresma

Categoria Empresa

Economia Circular e impressão 3D: impacto dos parâmetros de impressão na resistência à tração

14:30 - 14:50

Rafael Fernandes

Categoria Universidade

Hidrogéis à base de alginato de sódio e quitosana aplicados no condicionamento de solo real

14:50 - 15:10

Vinicius Madriaga

Categoria Universidade

Catalisadores oriundos de lodo de esgoto: uma nova alternativa na valorização de furfural