"TEMPOS DO RETRATO", de Tony Queiroga (RJ)

TEMPOS DO RETRATO

O retrato é gênero de destaque na produção fotográfica contemporânea. Em época marcada pelo individualismo, narcisismo endêmico, e a facilidade de produção de imagens, esse panorama não poderia ser diferente. Estamos todos ansiosos e ansiosas por deixar nossas marcas, seja dentro das relações privadas, e mais evidentemente, nas amplas trocas simbólicas nas redes sociais.

Na série, procuro desafiar o instante, o momento, de modo a destacar uma característica relevada da fotografia (geralmente entendida como erro técnico): o registro indicial da passagem do tempo. Me aproveito também dessa qualidade estética para tentar expressar, nos retratos individuais, a impossibilidade de resposta definitiva para uma questão básica: o que são as subjetividades?

O resultado é uma imagem de caráter etéreo, que escapa da tentação de registro preciso da aparência do retratado.


Galeria de Imagens

Tony Queiroga (RJ)

Tony Queiroga é professor no Instituto de Artes da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), fotógrafo, artista visual e diretor audiovisual. Seus interesses, teóricos e de produção artística, abarcam o diverso e interessante universo compreendido entre as imagens estáticas instantâneas, as fotografias, e as imagens em movimento, cinema e vídeo. Nesse intervalo pleno de diversas formas imagéticas, há muitas coisas acontecendo. É graduado em comunicação social, com mestrado e doutorado na ampla área de imagem, comunicação e tecnologia.