"Retratos de Gonçalves Dias", de David Sousa (MA)

Retratos de Gonçalves Dias

A amostra fotográfica traz uma série de ‘Retratos’ com reproduções fotográficas a partir de outras fotografias, desenhos, bustos e monumentos de Gonçalves Dias (vários ângulos de uma mesma obra). A mesma é comemorativa em alusão ao Bicentenário do caxiense considerado o 1o poeta indianista do Brasil. Ademais, além da poesia, ele também atuou em outras áreas profissionais distintas. 

A exposição tem o objetivo de levar ao público as mais variadas ‘faces’ do poeta, a partir do olhar de cada artista que o desenhou, pintou e/ou fotografou, e com isso fazer uma reflexão a cerca do homem enigmático e multitalento que foi Gonçalves Dias, lembrado e estudado até hoje, não somente seus feitos, mas também seu comportamento. 


Antônio Gonçalves Dias (Caxias, 10 de agosto de 1823 – Guimarães, 03 de novembro de 1864) foi um poeta, advogado, jornalista, etnógrafo e teatrólogo brasileiro. Um grande expoente do romantismo brasileiro e da tradição literária conhecida como "indianismo", é famoso por ter escrito o poema "Canção do Exílio" (que viriam a dar-lhe o título de poeta nacional do Brasil), o curto poema épico “I-Juca-Pirama” e muitos outros poemas nacionalistas e patrióticos. Foi um ávido pesquisador das línguas indígenas e do folclore brasileiro. É patrono na Academia Brasileira de Letras (Cadeira no 15), na Academia Brasileira de Filologia (Cadeira no 6), na Academia Maranhense de Letras (Cadeira no 9) e no Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (Cadeira no 20).

Galeria de Imagens

David Sousa (MA)

É natural de Caxias, Maranhão, formação em Matemática Licenciatura pela UEMA (2012), possui curso Técnico em Serviços Públicos pelo IFMA (2010), membro efetivo da Academia Sertaneja de Letras, Educação eArtes do Maranhão – ASLEAMA, Conselheiro Municipal de Cultura, palestrante, curador e artista visual (fotografia). Já realizou várias exposições fotográficas, entre físicas e virtuais. Também já participou, através de fotografias, de alguns livros. No ano passado recebeu o Troféu Cazumbá, uma homenagem pelo trabalho fotográfico de divulgação da história, turismo e cultura da cidade de Caxias/MA.