"FRIA, INSÍPIDA, INODORA E DURA", de Sonia Gouveia (SP)

FRIA, INSÍPIDA, INODORA E DURA

Fria, insípida, inodora e dura. Adjetivos que poderiam descrever uma pedra, assim como a vida. Vida que perde o calor, o gosto, o perfume e a maciez, frente à pressa, às obrigações, à pressão, ao desespero.

Comemos tão rápido que não saboreamos.

Bebemos por beber, e não para celebrar.

Compramos aquilo que não precisamos, e, portanto, não valorizamos genuinamente.

Perdemos a sensibilidade e a capacidade de ter empatia.

A selfie torna-se mecânica, reproduzindo uma pose-padrão vazia, desprovida de personalidade.

A pressão do dia a dia, tal como a Medusa, petrifica aqueles que a encaram. A vida se endurece, esfria, perde seus estímulos e se petrifica.

Galeria de Imagens

Sonia Gouveia (SP)

Sonia Gouveia é Arquiteta e Fotógrafa. Desenvolveu seu trabalho fotográfico paralelamente à sua atuação como arquiteta. Suas fotografias têm sido apresentadas em vários locais no Brasil, incluindo 18o Festival Internacional Paraty em Foco, 15a Semana da Fotografia em Caxias do Sul, 8o Pequeno Encontro da Fotografia em Olinda, e várias edições da Fotografia Arte Plural no Rio de Janeiro. Explora a relação entre arquitetura e cidade e questões que impactam nosso cotidiano, como o esvaziamento da experiência coletiva e as pressões diárias. Dedica-se à pesquisa teórica sobre fotografia arquitetônica, sendo este o objeto de sua dissertação de mestrado. Suas fotografias foram publicadas em livros e selecionadas em vários concursos nacionais.