APRESENTAÇÃO

Os temas sustentabilidade e inclusão adentram aos espaços escolares num franco reconhecimento da responsabilidade de todos com a vivência de uma educação mais humanizada. A partir dessa perspectiva, diferentes princípios devem subsidiar a prática pedagógica, com destaque para o também reconhecimento da diversidade cultural que constitui a comunidade acadêmica, premissa básica para a formação de estudantes críticos e protagonistas de uma educação para o estabelecimento de relações étnico-raciais efetivas. Com esse direcionamento, o Instituto Brasileiro Pró-cidadania promove o 12º Seminário Regional do Litoral Sul “Escola? Presente” com o tema Construindo Pontes: uma Jornada por uma Educação Sustentável, Inclusiva e Humanizada. O referido evento, enquanto marco importante na Abertura do Ano Letivo de 2024, também se justifica como um convite à reflexão aos profissionais da educação comprometidos com seus próprios percursos formativos, em favor da melhoria do processo de ensino e aprendizagem.


OBJETIVOS

Fomentar a reflexão e criar ambientes de diálogos sobre questões político-pedagógicas da educação, visando à construção de novas ressignificações sobre os processos da gestão democrática no contexto da educação integral. Contribuir para o processo de formação continuada dos educadores e educadoras, objetivando a qualificação das práticas político-pedagógicas da educação integral, tendo em vista os desafios da contemporaneidade para a construção de uma escola de qualidade.


Reconhecer a diversidade cultural da comunidade acadêmica como premissa básica para o estabelecimento efetivo de relações étnico-raciais.


PÚBLICO ALVO

Profissionais da educação que atuam no campo da educação básica (professores, coordenadores educacionais e gestores da educação), além de pesquisadores, estudantes e outros profissionais de áreas afins.