Semana da Animação 2018

II Semana da Animação na USP - 26 a 30 de novembro de 2018

De 26 a 30 de novembro, o Zootropo (Grupo de Pesquisa em Animação do CTR ECA USP) e o Pequi (Grupo de estudos de animação dos alunos de graduação do CSAV - Curso Superior do Audiovisual da ECA), realizarão a II Semana de Animação da USP. Temos o objetivo de compartilhar a produção de animação dos alunos e egressos do CSAV, fomentar a discussão acerca da realização de projetos e do ensino na área de animação junto a outras escolas, explorar as oportunidades e demandas do mercado e promover a difusão de conhecimentos técnicos e teóricos na área, junto à comunidade interna da USP e externa. As atividades são gratuitas e é necessário se inscrever* previamente aqui no site para participar do evento.

Serão fornecidos certificados de participação da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP aos presentes em no mínimo 2 mesas.

*Sujeito à lotação da sala.

Serão distribuídas senhas 30 minutos antes do evento para os lugares remanescentes de participantes previamente inscritos que não chegarem até 10 minutos antes do início da sessão.

Programação Resumida

Som na Animação

Segunda, 26 de Novembro, 2018 • 18h30 - 21h00

Tito e os Pássaros

Terça, 27 de Novembro, 2018 - Projeção 17h • Bate papo com a equipe 18h30 - 21h00

Mulheres na Animação

Quarta, 28 de Novembro, 2018 • 18h30 - 21h00

Produção Executiva na Animação

Quinta, 29 de Novembro, 2018 • 18h30 - 21h00

Lançamento do DVD "50 Anos de Animação na ECA"

Sexta, 30 de Novembro, 2018 • 18h30 - 21h00

Inscrições

As inscrições estão abertas

clique aqui para acessar o formulário

Programação Completa

Som na Animação (segunda 26/11)

Ana Luiza Pereira é produtora audiovisual e editora de som para cinema e televisão. Realizou a produção e edição de som de diversos curtas de animação, incluindo os premiados no Anima Mundi 2009 "O Divino, De Repente" (2009), de Fábio Yamaji e "Josué e o Pé de Macaxeira" (2009), de Diogo Viegas, e supervisão e edição de som dos curtas “Calango-Lengo: Morte e Vida sem ver Água” (2008), de Fernando Miller, “O Anão que virou gigante” (2008), “Eu queria ser um monstro” (2009) e “Até a China” (2015), de Marão e “Guida” (2014), de Rosana Urbes. Trabalhou no estúdio Casablanca Sound (Teleimage) entre 2007 e 2009 sob supervisão de Luiz Adelmo, com participação na equipe de pós-produção de som de diversos curtas e longas-metragens, dentre eles: "Saneamento Básico", de Jorge Furtado, "Sem Controle", de Cris D’Amato (supervisão de Foley); e "Jean Charles", de Henrique Goldman (edição de ambientes e efeitos), além da série "9mm: São Paulo - primeira temporada", de Michael Ruman, exibida pela TV Fox (edição de efeitos sonoros e pré-mixagem). Possui graduação em Imagem e Som pela UFSCar e mestrado em Comunicação pela ECA/USP. Atualmente é professora de captação e edição de som no curso de Bacharelado em Imagem e Som na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É sócia-fundadora da Rocambole Produções e produtora e designer de som do longa-metragem em fase de produção "Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca".

Tito e os Pássaros (terça 26/11)

Durante a Semana da Animação na USP teremos um bate papo com os diretores, roteirista e membros da equipe. Em breve divulgaremos os nomes dos convidados que estarão presentes no encontro.


A animação brasileira "Tito e os Pássaros", de Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar e André Catoto, é um dos 25 pré-selecionados para o Oscar de animação em 2019.




Mulheres na Animação (quarta 27/11)

Jennifer Jane Serra (mediadora) Professora do Curso de Animação do Centro Audiovisual de São Bernardo do Campo. Doutora em Multimeios (Cinema) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Possui Graduação em Produção Cultural pela Universidade Federal da Bahia - UFBA e Mestrado em Multimeios pela UNICAMP. Realiza pesquisa sobre filmes de animação não ficcionais, especialmente o documentário animado, e atualmente trabalha com a relação entre animação e memória no Brasil e na América Latina.


Analúcia Godoi estudou Imagem e Som na UFSCar, é sócia e diretora do estúdio de animação Giroscópio Filmes, desde 2008. Entre as suas produções estão séries de interprogramas premiadas para o Canal Futura, e vinhetas para festivais como Anima Mundi e FICI. Dirigiu o curta metragem "Virando Gente" premiado pelo juri infantil da Mostra de Florianópolis e finalista na categoria curta de animação no Grande Prêmio de Cinema Brasileiro.


Camila Kater é Bacharel em Midialogia pela Unicamp, com graduação sanduíche em Film and Television Production pela Anglia Ruskin University (Reino Unido). Camila é realizadora, animadora e diretora de arte. Atuou em produções de stop-motion como animadora, roteirista, diretora de arte e puppet maker em curtas como The Apple Trial (2013), Flerte (2015), Indescritível (2019); e assistente de arte e de animação no longa em produção "Bob Cuspe, nós não gostamos de gente" (2020) da Coala Filmes. Atualmente, dirige e anima o curta "Carne à Vista", documentário animado sobre a relação da mulher com seu corpo em diferentes fases da vida. É membro do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, e co-fundadora/ coordenadora da LESMA (La Extraordinária Semana de Mostras Animadas) que completou 3 edições na Unicamp.


Carolina Veirano é formada em Imagem e Som pela UFSCar e trabalhou como continuísta até 2015 quando conseguiu ingressar no mercado de animação. Como animadora stop motion trabalhou na série Lala de Thomas Larson e em diversos curta metragens, vídeo clipes e publicidades. Hoje faz parte da equipe que esta animando o longa metragem Bob Cuspe - Nós não gostamos de gente na Coala Filmes.


Josi Reis tem 22 anos, é graduanda de Rádio TV e Internet pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e é formada no curso de Animação pelo CAV - Centro de Audiovisual de São Bernardo do Campo. Já trabalhou como editora em produtoras audiovisuais e na área da animação foi roteirista, animadora e sound designer do curta "Flora" (2016), storyboarder, cenarista e sound designer do curta "A Fábula dos Monumentos Empreendedores" (2018) e trabalhou como assistente de direção no para o curta "Luz e Sombra", além de ser ilustradora freelancer. Atualmente está escrevendo uma monografia intutulada "Mulheres Na Animação Brasileira - A Presença de Profissionais no Processo Criativo"


Rosana Urbes Rosana Urbes é animadora, ilustradora, storyboard artist e diretora do multi premiado curta-metragem “Guida” (2014).Trabalhou nos estúdios Disney em filmes como “Mulan” (1998), “Tarzan” (1999) e “Lilo & Stitch” (2002). Tem uma produtora em São Paulo para projetos de curta-metragem de animação, além de trabalhos com livros. É, também, instrutora em oficinas de ilustração, animação 2D e modelo vivo.

Produção Executiva na Animação (quinta 29/11)

Daniel Greco Produtor formado em Comunicação Social pela ESPM e com especialização em Cinema e TV pela UCLA. Se dedica ao mercado de produção audiovisual desde 2002.

Foi Showrunner e roteirista da miniserie "Batalha: A Guerra do Vinil", o primeiro projeto de animação em stopmotion feito pela Turner para o Brasil, exibido em 2007 pela Cartoon Network. Exerceu os cargos de Supervisor de Produção, Supervisor de Composição e Story Editor no longa-metragem de animação "Uma História de Amor e Fúria", de Luiz Bolognesi. O filme teve grande repercussão internacional, recebendo o prêmio de Melhor Filme no Festival de Annecy de 2013, feito até então inédito para o cinema brasileiro. Também foi produtor do curta-metragem “ Guerra ao Drugo” de Gabriel Nóbrega, ganhador do Leão de Ouro em Cannes no ano de 2015. Produtor Executivo e Story Editor de "Tito e os Pássaros“ de Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar e André Catoto. Atualmente se dedica à gestão e supervisão de projetos de animação de longo formato através de sua produtora, NIP.

Ana Paula Catarino -Animation Producer - Creative Development

Formada na The New School em Film Studies, Ana Paula Catarino tem mais de 25 anos de experiencia em audiovisual. Sócia fundadora da Oca Animation, onde trabalhou como produtora executiva até 2017, desenvolvendo projetos em animação para marcas e canais de TV. Produziu a série de 13 episodios "Ginga, o Mascote do Brasil" que estreou no Cartoon Network em 2016 durante o Rio2016. Desenvolveu e adaptou o livro "Menino Maluquinho" de Ziraldo para série infantil em animação com produção programada para o primeiro semestre de 2019. Desenvolveu e produziu a série original "Hora do Rock”, que estreou no OTT Globoplay. Atualmente desenvolve 5 projetos de animação.


Lançamento do DVD "50 Anos de Animação na ECA" (sexta 30/11)

Neste ano como parte da II Semana de Animação serão exibidos filmes de animação produzidos na ECA desde o início do Curso de Cinema em 1968 até hoje. Por ocasião da mostra iremos lançar um DVD celebrando 50 anos de animação na ECA. O projeto sob coordenação do Professor João Paulo Schlittler, contou com a pesquisa e co-curadoria do Joel Yamaji, responsável pelo acervo do departamento e dos bolsistas Leno Taborda e Daniel Souza Reis. O DVD inclui 20 filmes produzidos no CTR entre 1969 e 2018 por docentes, alunos do departamento e de outros cursos da ECA, os filmes apresentam uma variedade de técnicas e estilos, na seleção dos filmes adotamos uma definição abrangente da arte da animação, incluindo efeitos especiais, motion-graphics e experimentações audiovisuais que rompem com o "live-action", ou seja nenhuma ação ocorreu diante das câmeras.

Como Chegar

CTR - Departamento de Cinema, Rádio e Televisão - Prédio 4 - ECA - USP

Escola de Comunicações e Artes Universidade de São Paulo

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 - Butantã, São Paulo - SP, 05508-020