-
-
O Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído (SBQP), promovido pelo Grupo de Trabalho “Qualidade do Projeto”, da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC), chega na sua décima edição ininterrupta, fomentando, desde sua primeira edição, realizada em São Carlos/SP, em 2009, possibilidades e soluções que permitam analisar importantes questões relacionadas ao projeto, com pesquisas que exploram a maior variedade possível de reflexões e alternativas sobre o tema qualidade no ambiente construído. O Grupo promove discussões sobre coordenação, desenvolvimento, gestão e avaliação de projetos de arquitetura e engenharia, bem como sobre a gestão das empresas e dos empreendimentos.
Nesta edição de 2027, o evento ocorrerá, pela primeira vez, na aprazível cidade de Maceió/AL, que já sediou outros eventos da ANTAC, e conta com a organização local do Grupo de Estudos em Projeto de Arquitetura (GEPA) e do Programa de Educação Tutorial (PET), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (FAU/UFAL).
O tema do evento é “Intervenções urbanísticas e arquitetônicas para quem? Desafios projetuais locais e globais”, e considera questões relacionadas aos agentes envolvidos nesses processos; à formação profissional e acadêmica; às práticas profissionais, incluindo a assistência técnica; à tecnologia digital no ensino e na prática profissional; a avaliação de desempenho, com foco na qualidade do projeto e do edifício; e nas agendas sustentáveis, com ênfase na eficiência e qualidade. A cidade de Maceió será o cenário motivador de observação das recentes intervenções urbanísticas e arquitetônicas, na orla marítima, promovidas pelo estado, trade turístico e pela municipalidade, como forma de reparação aos desastres ambientais decorrentes da exploração de salgema, pela mineradora Braskem, que ocasionou a subsidência do solo, afetando drasticamente cinco bairros da cidade, no entorno da laguna Mundaú.
O evento se organizará em palestras nacionais, envolvendo três dos seis subtemas, e palestra internacional, visitas técnicas às intervenções locais na orla de Maceió, mesas redondas com profissionais e agentes envolvidos e sessões de comunicações de trabalhos. No final do primeiro dia, os participantes serão convidados a dançar o coco-de-roda, folguedo tipicamente alagoano. Na noite do segundo dia, haverá o jantar de confraternização, com cardápio regional.