É professora associada nível 2 do Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A Dra. Helena Caseli possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (1997-2000), mestrado (2001-2003), doutorado (2003-2007) e pós-doutorado (2007-2007) em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (ICMC-USP). Realizou, ainda, dois estágios na Universidad de Alicante (Espanha) durante (2004-2005) e após (2007-2008) o doutorado. A experiência de pesquisa da Profa. Dra. Helena Caseli na área de Computação está, principalmente, relacionada com a área de Inteligência Artificial, atuando nos temas: aprendizado de máquina (tradicional e deep learning), processamento automático de língua natural (português, inglês, espanhol e francês), tradução automática e alinhamento de textos paralelos. Para saber mais sobre os projetos de pesquisa (veja Projetos de pesquisa) com orientação de alunos de graduação e pós-graduação (veja Orientações) consulte: http://www.lalic.dc.ufscar.br/
É bolsista internacional da CAPES e professor visitante na Universidade de São Paulo. Anteriormente, foi chefe do Departamento de Inglês da Universidade de Macau e, antes disso, chefe do Departamento de Língua Inglesa da Universidade de Glasgow.
Jornalista, formado pela Unesp, tem mestrado em Gestão Pública pelo King's College London. Foi repórter da Folha de S. Paulo e da BBC em Londres. Trabalhou na Administração Pública.
É Professora Titular na Universidade Federal de São Carlos. Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela UNICAMP (1978), mestrado em Ciência da Computação e Matemática Computacional pelo ICMC/USP (1986) e doutorado em Física Computacional pelo IFSC/USP (1996). É orientadora nos cursos de mestrado e doutorado do PPGCC/UFSCar. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: teste e inspeção de software; qualidade de software; engenharia de requisitos; engenharia de software experimental; e estudos secundários (mapeamento e revisão sistemática).
Possui Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2001) e mestrado (2004) e doutorado (2015) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: requisitos, especificação de requisitos, engenharia de requisitos, métricas de software, inspeção de software. Suas pesquisas mais recentes estão voltadas a aplicação de analytics no contexto do agronegócio. Além disso, possui projeto de pesquisa desenvolvido em conjunto com pesquisadores da Universidade Federal do Pará relacionado a utilização de tecnologias vestíveis para monitoramento e reabilitação de pessoas com deficiência. Possui experiência como líder de equipe de desenvolvimento em projeto financiado pela FINEP com o desenvolvimento do Multiappliance (hardware/software com funcionalidades que podem ser ministradas por usuários de empresas não relacionadas à área de tecnologia da informação sem a necessidade de um especialista). Atualmente responde pela Diretoria Adjunta de Ensino do IFSP Campus Piracicaba.
Possui Mestrado e Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas, pelo Departamento de Génética da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ) da Universidade de São Paulo. Fez pós-doutorado em Genética Estatística no Bioinformatics Research Center, Department of Statistics, da North Carolina State University, em Raleigh, USA. Iniciou sua carreira como pesquisador da UFSCar, trabalhando com melhoramento genético da cana-de-açúcar (1995-1998). Foi docente do Departamento de Ciências Exatas da ESALQ/USP de 1998 a 2002, quando transferiu-se por concurso para o Departamento de Genética da mesma instituição, onde trabalha atualmente. Tem envolvimento em cursos de graduação (ESALQ/USP) e pós-graduação (USP e UNICAMP). Foi presidente da Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas (2009-2011). É editor dos periódicos Scientia Agricola (2013-2015), Theoretical and Applied Genetics (Springer, desde 2013) e BMC Genetics (2016-2017). Suas principais pesquisas consistem em desenvolver e/ou adaptar métodos genético-estatísticos que permitam utilizar as informações dos marcadores genéticos em programas de melhoramento, bem como o melhor entendimento da arquitetura genética dos caracteres quantitativos. Recentemente, grande ênfase tem sido dada nas pesquisas sobre genética de espécies poliploides. Os principais assuntos são i) Construção de mapas genéticos; ii) Mapeamento de QTL?s; iii) Seleção assistida por marcadores. A maioria das pesquisas são realizadas com cana-de-açúcar, mas diversas outras espécies (milho, seringueira, sorgo, etc) também são consideradas.
É bacharel em Direito, especialista em sistemas de análise de informações e bases de dados bibliográficas; Customer Consultant da Editora Elsevier para a América Latina Sul.
Possui graduação em Arqueologia, Engenharia de Software e Administração de Marketing. Responsável por treinamento e suporte aos usuários das bases de dados da Clarivate Analytics (antes Thomson Reuters)no Brasil há 12 anos.
Médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágios em hospitais da Universidade de Madri, na Espanha, e Bruxelas, Bélgica. É Doutor em epidemiologia pela Universidade de Columbia, em Nova York, pediatra pela Associação Médica Brasileira, Professor Emérito da Universidade de Brasília, Membro Titular da Academia de Medicina de Brasília e da Academia Nacional de Medicina, esta no Rio de Janeiro. Foi membro do comitê assessor de pesquisas da Organização Mundial da Saúde, em Genebra, e consultor de diversas instituições, em esferas nacionais, como CNPq, CAPES, FINEP, Ministério da Saúde, Ministério da Educação, e internacionais, como UNESCO, UNICEF, Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde. É autor de numerosos artigos publicados no Brasil e no exterior e de diversos livros, entre os quais, 'Epidemiologia: Teoria e Prática' (1995). 'Artigos Científicos: Como Redigir, Publicar e Avaliar' (2011) e 'Saúde Baseada em Evidências' (2016), todos pela Editora Guanabara-Koogan. Foi um dos organizadores e redatores do livro 'Indicadores Básicos para a Saúde no Brasil: Conceitos e Aplicações' (1a edição 2002 e 2a. edição 2008), considerado a Bíblia da informação de saúde no Brasil, editado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde, em português e espanhol. Tem ministrado cursos por todo o Brasil, e também no exterior, sobre os temas de seu interesse, que são epidemiologia, metodologia científica, saúde baseada em evidências e redação, editoração e divulgação científica.
É Biólogo. Professor Adjunto III aposentado da Unesp. Foi Pesquisador I-B junto ao CNPq. Suas pesquisas foram centradas em comportamento e fisiologia animal, tendo dezenas de artigos em revistas de bom nível internacional, recebendo reconhecimento nessa área, inclusive com publicações de artigos de revisão a convite de revistas internacionais de bom nível em sua especialidade. No campo da redação científica, ministrou seu primeiro curso em 1986 (graduação) e 1988 (pós-graduação). Nessa área, possui 12 livros pubicados, dezenas de artigos e, atualmente, disponibiliza o Instituto GilsonVolpato de Educação Científica - www.igvec.com, um local para ensino do pensamento científico, incluindo a redação científica, com prospecção para atuar sobre a mentalidade científica desde a pré-escola até a universidade.
É Engenheiro Agrônomo pela ESALQ em 1986; Mestre em Nutrição Animal e Pastagens pela ESALQ em 1990; PhD em Pasture Agronomy pela Massey University, New Zealand, em 1994. Atuou como membro e coordenador do CA-Zootecnia do CNPq e coordenador adjunto da área de Zootecnia e Recursos Pesqueiros da CAPES de 2014 a 2018. Atualmente Professor Associado do Departamento de Zootecnia da ESALQ com atuação na área de Ecofisiologia de Plantas Forrageiras e Pastagens.
É Estatístico (2001), mestre (2003) e doutor (2006) em Ciência da Informação. Compõe o corpo docente do Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), onde leciona na graduação e pós-graduação. Tem experiência na coordenação de projetos de pesquisa nacionais e internacionais, nos seguintes temas: bibliometria, cientometria, avaliação de produção científica nacional, indicadores, fontes de informação e política científica. Realizou estágios de pesquisa nas universidades: Universidad Carlos III de Madrid e Leiden University. Integrou comissões, tanto no âmbito da universidade (Vice-Presidente da Comissão de Credenciamento do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP, entre 2010 e 2016) quanto em âmbito nacional (Avaliações Trienal 2013 e Quadrienal 2017 da área de Comunicação e Informação - CAPES). Membro filiado da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) e International Society for Scientometrics and Informetrics (ISSI). Exerceu atividade profissional na BIREME/OPAS/OMS (2003-2009), tendo desenvolvido o Módulo de Bibliometria do Projeto SciELO.
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1983), mestrado em Genética Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (1988), doutorado (1992) e pós-doutorado (1997) pela University of Lancaster, Inglaterra. Foi Research Fellow - University of Lancaster, Inglaterra entre 2001 e 2010. É Professor da Universidade de São Paulo desde 1993 (Professor Titular). Atua na área de Genética Fisiológica e Bioquímica de Plantas, com ênfase em Botânica (Ecofisiologia Vegetal), atuando principalmente nos seguintes temas: metabolismo de aminoácidos e nitrogênio, e estresse oxidativo por metais pesados. É Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências na área de Ciências Agrárias. É Fellow da The World Academy of Sciences (TWAS) na área de Ciências Agrárias. Tem atuado intensamente como editor e na divulgação de temas correlatos a editoração científica. É membro do corpo editorial de 4 periódicos: Editor Sênior do periódico Annals of Applied Biology (Wiley) desde 2007, Editor Associado do periódico Environmental and Experimental Botany (Elsevier) desde 2011, Editor Associado do periódico Food and Energy Security (Wiley) desde 2012. É membro do Advisory Board da Scientia Agricola desde 2015. Foi membro do corpo editorial de outros periódicos do Brasil e exterior. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC: 2018-2020). Atuou como revisor de manuscritos para 205 periódicos distintos, sendo 190 editados no exterior. Coordenou o programa de pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas (ESALQ-USP) (conceito 7) no período de 2009 a 2012 e o programa de pós-graduação Internacional Biologia Celular e Molecular Vegetal (ESALQ-USP) (conceito 5) no período de 2008 a 2010. Foi Chefe do Departamento de Genética (ESALQ-USP) de Agosto de 2012 a agosto de 2014 e Chefe Suplente do mesmo departamento de Setembro de 2014 a Setembro de 2016. Foi Membro do CA de Botânica do CNPq (2013-2016). Como orientador principal orientou (alunos com bolsa) 18 de mestrado, 29 de doutorado e 27 de Iniciação Científica. Co-orientou 2 alunos de mestrado e 1 aluno de doutorado. Supervisionou 23 pós-doutorandos.
Possui bacharelado e licenciatura em Física pela Unicamp. Mestrado em Física pela USP, com dissertação na área de Física de Semicondutores. Doutorado em Educação (Ensino de Ciências) pela Unicamp. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Piracicaba. Com Pós-doutorado em Argumentação na UFPE. Pesquisa novas estratégias de ensino de ciências, principalmente às relacionadas ao uso de metodologias ativas e atividades discursivas, Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e o uso da argumentação como atividade epistémica.
É responsável pelo departamento que planeja, organiza e coordena os eventos promovidos pela Câmara de Vereadores de Piracicaba e todos os atos protocolares para reuniões solenes, comemorativas e destinadas à homenagens.