O Primeiro Smartphone

Breve história da Apple

Foi em um dormitório da faculdade que dois garotos hippies da Califórnia criaram a famosa Apple.  O que ninguém imaginava, muito menos esses dois, era o impacto que isso teria no mundo da tecnologia.

Todos nós conhecemos essa marca revolucionária que moldou o modo como a tecnologia avançou. A Apple nasceu no dia primeiro de abril de 1976, em Cupertino, no Vale do Silício, que existia na Califórnia.  E Desde então,  ela vem nos trazendo inovação atrás de inovação, e não apenas no sentido tecnológico como o IMac, o IPod e o IPhone, mas também no marketing.

Sua história, embora tenha começado em 1976, apenas passa a decolar no ano seguinte (1977) com o lançamento do Apple Il. Ele foi apresentado em uma feira de informática, e apesar de seu preço elevado (cerca de 1,200 dólares, o que hoje equivale a 10 mil dólares) fez muito sucesso. Esse computador mostra em dois aspectos a inovação da marca no mercado. O primeiro foi o foco do cliente, pois era a primeira vez que o marketing vinha a ser direcionado para famílias americanas em vez de empresários ou entusiastas de computador. O segundo foi seu design, seu modelo, que vinha em um gabinete de plástico e com um teclado incorporado, foi tão bem aceito que permaneceu até o início da década de 90. Assim, vemos um prelúdio de como essa marca viria a mudar o modo como usamos tecnologia.

iPhone 1 

Anunciado oficialmente em 9 de Janeiro de 2007 e lançado em  29/06/2007.

O desenvolvimento começou por volta de 2005 secretamente.

A principal característica de ruptura foi não possuir muitos botões físicos, já que os botões seriam exibidos em uma interface de tela a toque, ou touchscreen.

Algumas características interessantes foram a conectividade celular com GPRS e EDGE para transferência de dados, o que possibilitou acesso contínuo à internet, superando modelos de comunicação por voz.

Rapidamente, o iPhone se tornou o produto mais famoso da marca, tprocurando tornar-se o aparelho mais lucrativo naquela época. 

Foi introduzida a AppStore, que permitiu às companhias de desenvolvimento a construir aplicativos e ganhar bilhões de dólares, promovendo maneiras do público consumir informação e conectar-se com pessoas. 

Ainda, numa escala muito grande, o iPhone conseguiu entrar no mercado do público geral, sendo assim, opondo-se às marcas de maior prestígio na época, que eram BlackBarry e IBM, visando popularidade e usabilidade. Com isso, o iPhone tomou a indústria dos celulares para a palma da mão.

 IPhone 1 Hardware

O primeiro modelo contava com uma capa traseira feita de alumínio, um metal macio. A tela do aparelho possui uma resolução de 320x480 de LCD sensível ao toque com 163 ppi (pixels per inch), que mede cerca de 3.5 inches, ou 8,89cm na diagonal. Muito maior do que as telas de outros celulares da época.

A câmera traseira do celular tinha resolução de 2 megapixels e funcionalidade de geotagging, que registra o local, horário e dados de onde a foto foi tirada.

O celular conta com 4 botões e 1 “interruptor”. Dos botões, tinha um de desligar/apagar tela, 1 aumenta volume, 1 diminui volume e outro era o botão “home”, localizado no centro inferior da parte frontal do aparelho, que possibilita o usuário voltar para a tela “home” e alternar entre aplicativos. O interruptor era feito para mutar e desmutar os sons do aparelho.

O processador era um Samsung 32-bit ARM com underclock, que chegava em um pico de 620Mhz e uma frequência base de 412MHz, que aumentava a vida da bateria.

Ainda, tinha vários sets de sensores, que incluíam acelerômnetro, sensor de proximidade e de luz ambiente, bem similar aos iPod Touch.

Ainda, contava com uma entrada de headphone de 3.5mm. A bateria tinha 3.7V e 1400mAh, feita de ion-Lítio e era “soldada”.


SOFTWARE

Na apresentação de Jobs em 2007, ele disse que o iPhone rodava o OS X, e aplicações de tipo desktop, mas na época de lançamento do aparelho, o sistema foi renomeado como “iPhone OS”. 

O iPhone original permitia 3 versões mais parrudas de sistemas operacionais, antes de serem descontinuadas, o iPhone OS 1, 2 e 3. O último update do sistema foi o iPhone OS 3.1.3.



Recepção do Publico

O iPhone obteve larga escala de experiências positivas em reviews. Apenas 4 escritores de jornais  obtiveram o modelo de review do aparelho. Dentre estes, o The NYT Times e The Wall Street Journal publicaram positivos, mas cautelosos reviews do iPhone e suas primeiras críticas eram a respeito da conectividade lenta da AT&T EDGE 2.5G e a instabilidade de conexão com o 3G. 

Do, Wall Street Journal, Walt Mossberg, um colunista de tecnologia conclui que, apesar de algumas imperfeições e omissões de características, o iphone era um lindo e avançado computador de mãos. Para a revista Time, foi nomeado como a Invenção do Ano de 2007

Sobre o impacto do primeiro smartphone, alguns gráficos mostram mudanças de comportamento de consumo das pessoas ao longo do tempo.

No gráfico, podemos verificar a ascensão de fotos digitais que são tiradas por smartphones em vez de câmeras ou tablets. 

Ainda, podemos verificar o crescimento na receita das lojas de aplicativos para os sistemas Android e iOS

Em 2017, a receita das lojas foi de cerca de 10 bilhões de dólares.

Linha do Tempo dos marcos importantes da evolução dos smartphones 

Jerry e os cara:
VID-20220713-WA0017.mp4

Apresentação do primeiro iPhone

Propaganda do Primeiro Iphone

Evolução dos modelos dos iPhones.

Vídeo que mostra como a o primeiro iPhone mudou o mundo em 10 anos. (2007 a 2017).