Fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen, a Microsoft Corporation deu seus primeiros passos trabalhando em computadores pessoais e sistemas operacionais. No entanto, ao decorrer de sua história, passou a desenvolver também os consoles de videogame. Sendo o segundo de uma linha de três lançamentos da empresa, sucedendo o Xbox original e antecedendo o Xbox One, o Xbox 360 Slim juntamente com o Kinect, foi um marco muito importante na evolução destes aparelhos, uma vez que introduziu novas tecnologias que inovaram o setor de games no mundo todo, como por exemplo o seu serviço online, a Xbox Live (que permitia os usuários a jogar jogos online, baixar jogos e demos, comprar e transmitir músicas, programas de televisão e filmes) e também o Kinect. Esse dispositivo não só revolucionou a indústria de games, mas também foi uma ferramenta muito importante para o avanço da ciência na época, uma vez que sua tecnologia de captação de movimento possibilitou estudos mais avançados em relação à pesquisas de reabilitação, robótica e sensores em geral, se tornando um grande sucesso.
O Xbox 360 é um console feito pela Microsoft Corporation pertencente a 7ª geração de consoles que além de rodar jogos também permitia o acesso a filmes e músicas. É controlado por meio de um controle/joystick ou também através do Kinect.
Fabricante: Microsoft Corporation
Data de lançamento: 2010
Local de fabricação: Estados Unidos
Lançado juntamente com o Xbox 360 Slim em 2010, o Kinect é um acessório de suporte para alguns jogos específicos do Xbox 360. É um aparelho que permite os jogadores a terem uma experiência de jogabilidade diferente da tradicional, devido ao fato de dispensar o uso de controles ou joysticks para jogar.
Fabricante: Microsoft Corporation
Data de lançamento: 2010
Local de fabricação: Estados Unidos
Capacidade: 250 GB (variável)
Processador IBM PowerPC Triple-Core 3.2 GHz
512 MB de memória RAM GDDR3 700 MHz
Placa de vídeo ATI Xenos 500 MHz
Dimensão: 270 x 75 x 266 mm
Peso: 2,9 kg
Duas câmeras (320 x 240 pixels e 640 x 480 pixels)
Sensor de profundidade (Infra Vermelho) de entre 1,2 e 3,5 metros
Microfone imbutido com captura de áudio de 16 bps
Campo de visão de 57 graus horizontalmente, 43 graus verticalmente
Dimensões: 279 x 129 x 101 mm
Peso : 0,325 kg
A "caixa X" da Microsoft originalmente se chamaria DirectX Box. O DirectX é um driver criado pela Microsoft no fim da década de 1990 que, grosso modo, permitia que desenvolvedores facilitassem a portabilidade dos jogos dos consoles para diferentes placas de vídeo nos PCs. O primeiro Xbox foi totalmente concebido com essa tecnologia em mente.
Quem teve um Xbox 360 em seus primeiros anos de atividade certamente se lembra do "anel vermelho da morte", ou "3RLs", um erro grave causado pelo superaquecimento do console que o deixava praticamente inutilizável. O defeito atingiu 54% de todas as unidades do videogame lançadas até 2007.
Desde 5 de outubro de 2011, o Xbox 360 passou a ser vendido oficialmente como um produto brasileiro. Montado na Zona Franca de Manaus com peças importadas, essa mudança foi importante pois marcou a entrada oficial da marca no Brasil, com suporte e preços mais acessíveis. Na ocasião, com os incentivos fiscais, o videogame passou a custar entre R$ 799, na versão mais simples, e R$ 1.099, no pacote com o Kinect.
Logo na inicialização, o Kinect mapeia o ambiente e automaticamente ajusta as suas configurações para a melhor experiência possível. Em seguida, ele procura por 48 pontos do corpo de cada jogador para formar uma réplica digital em 3D necessária para a interação do jogo, mapeando inclusive os detalhes faciais.
Durante seu desenvolvimento o Kinect era conhecido internamente na Microsoft como Projeto Natal. Neste caso, o nome foi uma homenagem a cidade brasileira, capital do Rio Grande do norte. A escolha foi de Alex Kipman, brasileiro idealizador e que esteve a frente do projeto. O Kinect foi lançado oficialmente em 4 de novembro de 2010, recebendo posteriormente a atualização via software para reconhecimento de voz em português.
Após o lançamento do Kinect, não demorou para surgirem os primeiros hacks, modificações que permitiam o uso do equipamento além daquele para qual foi projetado. Estudantes do MIT conseguiram fazê-lo rodar no Windows 7 e muitos pesquisadores utilizaram o Kinect em projetos de robótica. Cientistas conseguiram criar uma cadeira de rodas que pode ser comandada pelo aparelho. A invenção é capaz inclusive de identificar e desviar de obstáculos. Há registros de uso em cirurgias e realização de exames. Além disso, supermercados já o utilizaram em prateleiras para mapear as áreas que atraem mais a atenção dos consumidores.
Trabalho realizado pelos alunos Lucas Carneiro de Souza e Victor Kenji Matsushita do primeiro semestre do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação/BSI - ICMC/USP ingressantes em 2020 para disciplina Evolução Histórica da Computação ministrada pelo Professor Dr. Claudio Fabiano Motta Toledo.