TK 85

Apresentando a Peça

Aspectos Gerais

O TK 85 foi um clone do Sinclair ZX81, desenvolvido no Brasil pela Microdigital Eletrônica Ltda. possuía um gabinete semelhante ao do ZX Spectrum. Utilizava o microprocessador Z-80A de 8 bits e foi comercializado a partir de Março de 1983 em versões de 16 kiB e 48 kiB de memória RAM. 

Era um computador pessoal de pequeno porte, ideal para iniciantes em computação, para uso doméstico, profissional leve ou educativo.

Especificações

Detalhes Adicionais

TECLADO

O teclado do TK 85 é do tipo QWERTY, incorporado à própria caixa do sistema e é do tipo mecânico simplificado, ou seja, teclas móveis pequenas (de borracha), multifuncionais. O teclado é bastante compacto, comandando até 160 funções e caracteres com apenas 40 teclas. Isso é conseguido atribuindo-se várias funções (até cinco) a uma mesma tecla. A alternância entre funções é realizada pressionando-se as teclas SHIFT, FUNCTION ou GRAPHIC, ou automaticamente, conforme o que se esteja digitando.

VÍDEO

O TK 85 utiliza como vídeo um aparelho de TV doméstico preto e branco ou em cores (embora a imagem seja sempre monocromática), que é ligado ao micro por um cabo blindado coaxial. A conexão é feita através da antena externa, devendo ser sintonizado no canal 2 de VHF.

Algumas Curiosidades

1) Uma particularidade interessante do TK85 e todos aqueles compatíveis com o ZX80, ZX81 e ZX-Spectrun, é que não se faz necessário digitar letra por letra o nome completo de comandos, instruções e funções da linguagem BASIC. Ao se pressionar uma tecla, o nome da instrução a ela associado é transmitido por extenso ao micro e à tela.

2) Diferentemente do ZX81, o TK85 usava circuitos lógicos discretos em vez de um ULA e, durante a fabricação, vários chips foram raspados para que os concorrentes não pudessem copiar o circuito. A placa de circuito tinha espaço para um chip gerador de som AY-3-8912 (compatível com a placa de som ZonX-81) e, embora nenhum tenha sido instalado de fábrica, é possível adicionar os circuitos necessários.

3) Como o joystick utilizava as teclas do cursor e, devido ao circuito do teclado, não era possível detectar corretamente as direções diagonais.

Vídeos Interessantes