Ano de fabricação: 1986
Fabricante: Prológica Indústria e Comércio de Microcomputadores Ltda
Local de fabricação: São Paulo, SP, Brasil
Sistema operacional: SO16
Processador Intel 8088 (16 bits) produzido pela AMD e slot para coprocessador aritmético Intel 8087
Memória RAM de 256 kB (expansível para 1024 kB por meio da troca de chips e reconfiguração de jumpers)
Memória ROM de 16 kB
Versões de 10 MB e de 20 MB de memória rígida
Monitor de vídeo monocromático de 12 polegadas
Alto-falante de 2 polegadas
Teclado alfanumérico com 89 teclas
O Solution 16 foi um microcomputador de 16 bits lançado em 1986 pela empresa Prológica.
Foi um dos primeiros computadores all-in-one do Brasil, integrando tela, CPU, componentes e periféricos em um único gabinete.
Acompanhava uma completa coleção de textos: o livro de introdução ao microcomputador, com os conceitos básicos de informática; os manuais de operação do Solution e SO16, com explicações sobre o equipamento e o sistema operacional; o cartão referência, para interpretação dos comandos do sistema operacional e o catálogo de softwares, com mais de 150 softwares descritos.
A Prológica foi uma influente empresa de microinformática brasileira que teve seu auge em meados da década de 1980.
O sistema operacional do Solution, chamado de SO16, trazia mensagens em português, animações simples, utilitários para ler discos do sistema CP/M, entre outros.
Parecia um avançado produto da tecnologia brasileira à época - mas era claramente uma espécie de "cópia traduzida" do MS-DOS 2.11, da Microsoft.
Entre as poucas informações do SO16 disponíveis na internet, diz-se que o sistema motivou uma ação judicial da Microsoft acusando a Prológica de pirataria.
A Prológica teria sido obrigada a repassar parte da receita de cada venda do SO16, o que teria contribuído para colocar a Prológica em más condições financeiras e levado a sua posterior falência.
A estrutura metálica do computador é muito sólida, responsável por tornar o aparelho pesado e dificultando o transporte.
O teclado do Solution 16 é baseado no Modelo F que equipava os primeiros IBM-PC. Mas tinha as teclas muito compactas, fato muito criticado nos computadores da IBM. São 89 teclas juntinhas. As teclas return e enter eram coloridas para se destacarem, já que tinham o mesmo tamanho que as outras.
Para facilitar a portabilidade da máquina, há na parte traseira um compartimento para transportar o cabo de energia e fusíveis de reserva.
A entrada da fonte de alimentação é extravagante, principalmente para os dias de hoje. O botão de liga-desliga é um interruptor azul. O fusível podia ser trocado sem que fosse necessário abrir o gabinete, o que foi muito útil, já que os fusíveis do Solution costumavam queimar com frequência.
A placa-mãe do Solution ainda era construída de forma similar à dos micros de 8 bits. O processador 8088 desse micro foi construído pela AMD, que até então era mais uma parceira do que uma rival da Intel, e está ao lado do slot livre para um co-processador aritmético 8087.
Não possuía pentes de memória - a memória era composta por chips que ficavam na placa-mãe. Originalmente o Solution 16 tinha 256kB de RAM, mas poderia chegar a 1024kB com a troca dos chips e com a reconfiguração de alguns jumpers. Não há indicações na placa para auxiliar essa troca, o que indica que a Prológica queria que essa expansão fosse limitada a seus técnicos autorizados.
O Solution possuía versões com 10 MB e versões com 20 MB de HD.
Usavam um modelo de interface MFM com a mesma tecnologia dos drives de disquetes, ou seja, sem circuito controlador interno. Por isso era necessária uma placa controladora para o funcionamento do HD.