Estação de trabalho com foco em multimídia. Possuí Arquitetura unificada de memória, e dessa forma não precisa de memória específica para funções gráficas, sempre usando a própria memória principal para isso. Além disso, para realizar suas funções gráficas, esse computador possuí uma implementação do OpenGL 1.1 em seu sistema nativo (IRIX), criada apenas para esse sistema, além de diversos outros sistemas e circuitos internos específicos dessa máquina, criados para melhor desempenho de imagens e áudio. Tem um monitor de tela plana que acompanha um colorímetro de calibração, a interface do HDD era SCSI e tem um módulo de engate rápido. Por fim, possuí módulo de IO com conexões no padrão RCA (Vídeo composto).
Ano de Fabricação: 1996
Fabricante: Silicon Graphics Incorporated
Local de Fabricação: Sunnyvale, Califórnia, Estados Unidos
CPU: MIPS 180 ou 300mhz.
Sistema operacional nativo IRIX, variação do UNIX criado pela Silicon Graphics Incorporated.
Memória: 8 Slots DIMM proprietários, até 1GB, 128bit ECC (Controlado por um ASIC).
Disco: Variável: 2 Slots SCSI UltraWide.
Gráficos: Chip proprietário da SGI.
Máquina SGI O2 rodando Quake
As estações de trabalho O2 foram a última tentativa da Silicon Graphics de realizar computadores low-end, possuiam um sistema operacional criado unicamente para elas, e na época eram algumas das melhores máquinas no quesito de multimídia. Dessa forma, entre 1996 e 2002 diversos projetos extremamente famosos no mundo dos video-games e do cinema utilizaram computadores O2 e O2+ (versão melhorada da série O2 com mais espaço de memória e acesso a mais sistemas operacionais). Alguns exemplos de projetos que utilizaram esses computadores foram os filmes "Era do Gelo" e "Robôs", além dos video-games da Nintendo criados entre 1996 e 1998, e do competitivo Quake, muito jogado na época, e para o qual essa máquina tinha um desempenho muito bom.
Guia de trabalho da Workstation O2
Apresentação de powerpoint utilizada no início
Trabalho realizado por Afonso Henrique Piacentini Garcia e Mateus Medeiros em 2020 para a matéria de Evolução Histórica da Computação, ministrada pelo professor Cláudio Fabiano Motta Toledo.