O microcomputador Expert XP-800 foi um dos representantes da linha MSX no Brasil. Fabricado Pela Gradiente, se tornou um dos principais computadores da época de 1980.
Consistia em um microcomputador com teclado que ficou muito famoso por seus jogos e gráficos, além de possuir linguagem de programação Assembler e Basic.
Possuía uma família de periféricos: monitor de vídeo monocromático, joystick, gravador data-corder, modem, adaptador de TV e mouse.
Fabricante no Brasil: Gradiente Eletrônica.
Ano de fabricação: 1985
Local de Fabricação: Brasil - Zona Franca de Manaus.
Sistema operacional MSX DOS;
Linguagem MSX Basic V1.0;
Velocidade de 3.58 MHz;
Processador CPU Zilog Z80A;
Vídeo processador TMS-9128NL;
Memória RAM de 64 Kbytes (A memória RAM podia ser expandida para até 256 Kbytes, por meio de cartuchos);
ROM de 32 Kbytes (BASIC/BIOS);
VRAM de 16Kbytes;
MSX foi o nome dado a um tipo de microcomputadores pessoais criada no Japão em 1983 e que definia um padrão para os desenvolvedores de hardware. Foi desenvolvido por Kazuhiko Nishi, vice-presidente da ASCII Corporation, empresa japonesa que era representante da Microsoft no Japão até 1986.
No Brasil, o Expert XP-800 foi apresentado ao público na 5ª Feira Internacional de Informática, no Centro de Exposições do Anhembi, em São Paulo, dos dias 23 a 29 de setembro de 1985, com uma campanha maciça da mídia em revistas, jornais e TV.
O teclado do Expert é constituído de 89 teclas com suporte a gráficos e acentuação em Português. Acima e à esquerda, encontra-se cinco teclas de função (F1 – F10), que, em conjunto com a tecla SHIFT, produziam até dez diferentes funções. A direita encontra-se o teclado numérico reduzido e abaixo, seguindo o padrão MSX, as quatro teclas de movimentação do cursor.
Os jogos, em formato de cartucho ou fita cassete, eram fabricados por empresas que hoje são muito gabaritadas no ramo, como Konami e Hudson Soft, além de diversas conversões de clássicos dos arcades na época.
Nos anúncios dos jornais o preço inicial ofertado era o equivalente a US$ 493,62 (USD) pela cotação da época.
O manual de programação do Expert é apresentado em 13 capítulos, que explicam em linguagem fácil e acessível comandos gerais e peculiares da versão do BASIC, que faz com que a operação do Expert esteja ao alcance do usuário.
No início do manual é apresentado os componentes do microcomputador, suas entradas, cabos e especificações da máquina.
O manual é bem detalhado e possui várias imagens para facilitar o entendimento do usuário.