Desenvolvida pela empresa Prológica, a CP-500 é um submodelo de uma linha que leva o mesmo nome e que foi sucesso absoluto de vendas na década de 80. A linha CP (computadores pessoais), foi responsável por abrir o mercado de computação doméstica no Brasil.
Ano de fabricação: 1982
Fabricante: Prológica
Local de fabricação: São Paulo - Brasil.
As imagens abaixo ilustram capturas de tela da CP-500 com alguns programas em primeiro plano, observe que a cor característica se deve à tecnologia do monitor baseado em fósforo verde, tipo comum de monitor para época.
Diferentemente de hoje, na década de 80, o mercado dos Sistemas Operacionais não era dominadoa por apenas algumas corporações. Na verdade, cada SO adicionava funcionalidades que cabia ao usuário decidir qual melhor se adaptava ao seu cotidiano. Para o CP-500 estavam disponíveis pelo menos os seguintes sistemas: DOS500 da Prológica, DOSPLUS da Micro-Systems Software, LDOS da Misosys, MULTIDOS da Cosmopolitan Elec, NewDOS/80 Apparat, OS-80 III da Percom, RapidOS da Rapidynamic Software,TRSDOS da Tandy.
Com o Sistema Operacional a CP-500 passa a oferecer uma série de ferramentas para auxiliar o usuário, sobretudo em termos de produtividade. Imagine um computador de uso doméstico em 1982, baseado em 8 bits e com apenas 2 MHz de processamento ser capaz de trabalhar com: Compiladores Basic, processamento de textos, planilhas de cálculo, gerenciadores de dados jogos e muitos outros utilitários. Ter essa comodidade em casa foi uma das razões do sucesso da Prológica.