MEMÓRIA ESTUDANTIL DA USP

Democratização do acesso aos conjuntos documentais do CAPH


O CAPH – Centro de Apoio à Pesquisa em História “Sérgio Buarque de Holanda” da FFLCH - possui três importantes conjuntos documentais de entidades estudantis salvaguardados e que abrangem documentação de tipologias diversas e em diferentes estágios de conservação e análise. O projeto pretende assegurar a disponibilização destas informações para consulta pública através de uma série de ações em consonância com os princípios arquivísticos e da preservação de acervos culturais e históricos. As atividades realizadas serão encaminhadas com supervisão e orientação de especialistas, no caso, professores, arquivistas e especialistas em conservação de documentos do CAPH. Os principais resultados esperados são a preservação e a possibilidade de identificação e acesso ao conjunto documental, através da elaboração do instrumento de pesquisa. O projeto pretende, também, capacitar e formar estudantes (bolsistas) em técnicas de organização, preservação e conservação de documentos em suportes variados.

Exposição

A exposição sobre a greve de 2002 apresentou uma revisitação dos acontecimentos por meio de fotografias, periódicos internos e externos, panfletos, cartazes e materiais de propaganda que destacavam não apenas a trajetória, mas também as polêmicas que envolveram o movimento grevista.



Processos

Essa categoria corresponde a cada etapa realizada dentro do projeto, visando a produção de conhecimento decorrente desses processos. Dentre eles: tratamento documental (identificação/catalogação), conservação (prevenção de danos e reparos), acesso digital e divulgação (redes sociais, exposições e o próprio site).


Acervo DCE

O acervo do DCE  Livre da USP "Alexandre Vannucchi Leme" consiste num conjunto de documentos doados pela entidade no ano de 2022, sendo o principal instrumento de pesquisa do projeto. São aproximadamente 180 caixas que abrigam atas, relatórios, regimentos, documentação relacionada às gestões e eleições do DCE, jornais e registros de mobilização/participação na vida acadêmica e política em geral que abrangem mais de 40 anos de história.


Dúvidas?

Entre em contato pelo e-mail caph@usp.br para saber mais sobre o projeto