Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu/UFRGS), com período de internacional como estudante de doutorado visitante no Instituto de Filosofia da Universidade NOVA de Lisboa (Ifilnova), com dois financiamentos: um deles por meio de uma bolsa de capacitação CAPES-PRINT (out/2024) e o segundo por uma bolsa de mobilidade internacional FAPERGS (fev/2025). Tem estudado documentários autobiográficos com uma abordagem interdisciplinar. Sua pesquisa propõe articulações entre audiovisual, arquivos e educação. Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Culturas Visuais (Miragem/USP). Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades, e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do componente Gestão de Conhecimento e Documentação no curso de Ensino Médio e Técnico na ETEC Cepam do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Atua na interface educação, audiovisual, políticas públicas.
PhD student in Education at the School of Education, in Federal University of Rio Grande do Sul (PPGEdu/UFRGS), with two international periods as a visiting PhD student at the Institute of Philosophy of the NOVA University of Lisbon (Ifilnova), with two grants: one through a CAPES-PRINT training grant (Oct/2024) and the second through a FAPERGS international mobility grant (Feb/2025). Has been studying autobiographical documentaries with an interdisciplinary approach. The aim of the research is to think an intersection between audiovisual images, archives and education. Researcher of Interdisciplinary Research Group on Visual Cultures (Miragem/USP). Bachelor's degree in Public Policy Management from the School of Arts, Sciences and Humanities and Master's degree in Education from the Graduate Program in Education, both of of the University of São Paulo (USP). Teacher at ETEC Cepam of the Paula Souza State Centre for Technological Education. Has experience in the following subjects: education, audiovisual and public policies.
Apresentação da pesquisa na Universidade NOVA de Lisboa (out/2024)
Estou desenvolvendo uma pesquisa interdisciplinar sobre documentários autobiográficos com dois períodos de formação de 1 mês na Universidade NOVA de Lisboa, com apoio CAPES e FAPERGS. Mais detalhes no blog:
**
I am conducting interdisciplinary research on autobiographical documentaries with two periodos of one-month training at NOVA University Lisbon, supported by CAPES and FAPERGS. More details on my blog:
Em agosto de 2025 foram publicados dois textos feitos a partir de uma discussão da minha dissertação de mestrado em Educação realizada na Faculdade de Educação da USP. É uma alegria compartilhar esses dois textos que foram publicados no mesmo período e partiram da mesma problematização, pois o conjunto analítico de minha dissertação foi composto por seis filmes, nos quais os realizadores recorreram a arquivos pessoais como materiais de composição.
No texto publicado pela Revista Acervo, em parceria com a Profa. Dra. Cintya Regina Ribeiro, exponho uma incursão teórica a partir do termo "arquivos pessoais", tendo em vista que, paradoxalmente, tal termo, embora marcado por uma certa fragilidade, acabou se convertendo em força na discussão que empreendemos.
No texto publicado no livro Os estudos educacionais e suas fontes essa discussão é ampliada por meio da análise de dois filmes: Hachazos de Andrés Di Tella e No intenso agora, de João Moreira Salles.
Os dois textos se complementam e evidenciam a potência do audiovisual como fonte para a pesquisa educacional, além de contribuir para pensarmos sobre os modos de viver na contemporaneidade, considerando a ampla circulação de conteúdos imagéticos e sonoros em nosso cotidiano.
Esse texto é fruto de um longo processo, pois a inquietação que culminou nessa produção escrita iniciou em 2011, quando fiz uma viagem a trabalho para o Piauí. Fiz muitas fotografias da estrada, em diferentes horários. Inicialmente com um olhar curioso de quem está passeando por paisagens nunca vistas, de quem está num movimento da vida de querer conhecer e experimentar novos horizontes [...]
Entre 2017 e 2024 esse texto foi redigido, para diferentes propostas e ocasiões. Chegamos em 2024, e aqui está o resultado: texto publicado na última edição da revista Leitura: Teoria & Prática, no dossiê Leituras por entre Imagens e Geografias.
Para saber mais desse processo, acesse o blog.
Para acessar o dossiê completo: clique aqui.
Para acessar apenas o nosso texto: esse é o link direto.
O livro O Ambiente Escolar em transformação, organizado por Ana Laura Godinho Lima e Valéria Cazetta, foi publicado (nov/2022), pela Editora Átomo & Alínea.
Essa publicação é fruto de um evento do qual participei, em 2021, no Instituto de Estudos Avançados da USP, cujo foco foi debater as transformações no ambiente escolar a partir de experiências vivenciadas no período da pandemia de Covid.
Contribuí com dois textos para a primeira parte do livro, resultado de um debate realizado com estudantes e profissionais da educação básica.
Feliz pela publicação e grata pela oportunidade de contribuir com esse belíssimo projeto!
Para saber mais sobre o lançamento na FEUSP, em abril/2023, clique AQUI
***
CAZETTA, Valéria ; LIMA, Ana Laura Godinho (orgs.). O ambiente escolar em transformação. Campinas: Alínea, 2022.
Acesse o site da editora AQUI
A projectionist in his projection booth, interact with images, space, machinery and with his own body. The artwork incubated as film material, emerges on the screen, after move across the production line of this operator, live unwound at the time of projection. The movie theater is the temple of the projectionist! Welcome to Balé Mecatrônico (Ballet Mechatronic)!
Portuguese and English subtitles available! Just turn on subtitles on youtube!
Um projecionista em sua cabine de projeção, interage com imagens, espaço, maquinário e com seu próprio corpo. A obra de arte incubada enquanto material fílmico, emerge na tela, após trafegar pela linha produtiva deste operador cinematográfico, desenrolada ao vivo no momento da projeção. A sala de cinema é o templo do projecionista! Bem vindos ao Balé Mecatrônico!
Legendas em português e inglês disponíveis, basta ativar as legendas no Youtube!