Instituto de Biociências - USP/SP

Bem vindas e bem vindos!

Olá! Nós, alunes, professores e funcionáries da Biologia da USP-SP fizemos os próximos vídeos para mostrarmos o nosso curso para você. São vídeos curtinhos, e cada um tem falas muito importantes e únicas :)

Que tal receber as boas vindas do Guilherme e da Jéssica?!

Aqui abaixo, clique na sessão que deseja assistir:

Mas... como é o IB? A estrutura do curso, as aulas...

Aqui, as professoras Deborah e Suzana e os professores Sérgio e Paulo contam um pouco sobre como o curso é estruturado!





Grade

Aqui está a nossa grade horária, dê uma olhada!

Certo! Agora que você já sabe um pouco sobre o curso, que tal ouvir algumas alunas e alunos?

Essa aqui é Nathália! Ela entrou na bio em 2019

E esse é o Raposa...ou Guilherme, falando sobre o lugar que ele encontrou na bio!

...O Ítalo também, ele fala um pouco de sua trajetória de trabalho e estudo...

... E a Beatriz, falando sobre a escolha de fazer biologia!

Temos também o relato da Bruna
Eu ingressei no IB-USP em 2015, no período noturno. No começo eu fiquei um pouco apreensiva com isso. Não moro perto do campus e voltar para casa sozinha, usando transporte público depois da meia noite, me deixava um pouco aflita. Talvez você, que está lendo meu relato, também more longe e também fique apreensivo por estudar a noite. Com o passar do tempo, me acostumei com essa rotina. Na verdade, eu até comecei a gostar de estudar a noite. Isso permitiu que eu tivesse mais tempo para participar de todas as outras coisas que a universidade oferece, incluindo participar de projetos que ofereciam bolsas. Essas bolsas me ajudaram a permanecer na universidade. Além dessas bolsas, a USP também oferece diversos auxílios, como os auxílios moradia e alimentação. Estou dizendo isso porque talvez você precise trabalhar. Conciliar o trabalho e a graduação não é simples. Mas saiba que você tem direito a esses auxílios e pode atuar em projetos que oferecem bolsas. Dessa maneira, talvez você consiga se dedicar mais à graduação. Como disse, ingressei no IB em 2015 e já estou prestes a me formar. Talvez não nos conheçamos. Mas tenha certeza que você vai encontrar pessoas que enfrentam desafios semelhantes ao seus, que vão te apoiar. Eu encontrei.

E do Pedro, direto de Monte Sião, contando um pouco mais sobre a bio!

Até o Átila, biólogo e pesquisador, veio compartilhar com você

E esse é o Arlúcio, natural do Rio Grande do Norte...

... E a Mila, da Bahia, contando sobre o que encontramos para além da sala de aula!

Essa aqui é a Juliana, ela vai te contar sobre tudo o que você pode escolher fazer aqui na bio...

...e essa é a Thamiris, falando um pouco sobre o aprendizado com a prática...

Mais um relato, do Laurence
Sou aluno do IB e espero que vocês estejam bem e conseguindo estudar pra FUVEST. Hoje, com o curso praticamente concluído vejo como mudei tanto desde que entrei na faculdade, para melhor. O curso de Biociências da USP não é fácil, se preparem para estudar muito e dedicar bastante tempo. Por que vale a pena estudar tanto pra passar na USP? Embora a carga horária do curso seja extensa e algumas aulas não são boas, o diferencial da USP está na sua infra estrutura e o aprendizado na prática. Enquanto outras universidades não tem tantos equipamentos como microscópios, computadores, laboratórios, a curso na USP têm tudo isso, sendo grande parte utilizado nas aulas práticas, que são ótimas. Tambèm pelo menos uma vez ao ano realizamos viagens de campo para estudar os animais e plantas em seus habitats naturais. Esses são os momentos de maior aprendizado.É importante vocês saberem que, dentro da USP, existem diversos apoios para ajudar a manter os alunos focados no curso. Por exemplo o bandejão, onde a comida custa 2 reais e é bem servida; bolsas de monitoria (auxiliar das disciplinas), bolsas em projetos de pesquisa e extensão (trabalhos voltados para sociedade), entre outras bolsas. O trabalho é de cerca de 10 horas semanais e a bolsa é de 400 a 500 reais por mês. A USP também tem um setor de auxílio para alunos de baixa renda, que moram longe, fornecendo acesso gratuito ao bandejão, bolsa de auxílio moradia (400 reais), auxílio livros, moradia estudantil.Caso você pense em fazer estágio durante o curso, procure se matricular no período noturno. Caso o trabalho vá tomar muito do seu tempo, você pode cursar a faculdade matriculado em apenas 3 disciplinas por semestre e terminar o curso em mais de 6 anos. Não veja isso como uma desvantagem. Eu, por exemplo, aprendi mais nos estágios do que na universidade e consegui escolher com segurança quais áreas da biologia quero seguir.A última característica do curso da USP que quero pontuar é que, entrando na USP, você pode escolher cursar qualquer disciplina da universidade toda, mesmo não sendo do seu curso de origem. Eu me interesso por geografia e fiz várias disciplinas lá, inclusive que tiveram ótimas viagens de campo, certamente importantes para a minha formação interdisciplinar.Espero ter ajudado, boa sorte e continuem estudando.

Esse é o Igor, ele vai te contar sobre a experiência universitária..

... A Camila, contando mais sobre o início do curso...

...E a Bárbara, falando sobre cotas, e o que a USP pode oferecer!


Aqui abaixo, estão alguns relatos de pessoas que, como o Átila, se formaram no IB-USP, e atuam nas mais diversas áreas

Esse é o Job, hoje ele trabalha no departamento de Genética do IB...

O Rodrigo, que hoje é professor...

...E a Sônia Lopes, pesquisadora e autora de livros didáticos!

Áreas de atuação

Quer conhecer mais sobre o mercado de trabalho? Acesse a lista do Conselho Federal de Biologia!

E agora, que tal conhecer todos esses projetos que os nossos alunos e alunas contaram pra vocês?

Essa é a Estação Biologia, antiga Comissão de Visitas!

A CAMBIO, Comissão Ambiental da Biologia!

Tem também a Comissão Organizadora da Semana Temática

O Bio na Rua/Remo...

As Taiobas do Matão:

Sou Laurence, aluno do IB - USP, Gostaria que vocês, que pretendem entrar na USP saibam que na biologia, os alunos se organizam para terem voz em relação à organização da USP. Participamos de reuniões integradas com os funcionários, professores, direção e temos nosso próprio espaço de convivência, o Centro Acadêmico. Dessa forma, ficamos sempre atentos à gestão da USP e reivindicamos nossos direitos como alunos de Universidade Pública.O coletivo de agroecologia Taiobas do Matão surgiu dessa organicidade dos alunos que tinham vontade de aprender sobre agroecologia, mesmo não havendo uma disciplina sobre no currículo. Isso ocorreu 8 anos atrás e o grupo hoje além de estudar agroecologia, põe em prática alguns de seus estudos numa área de cultivo (Agrofloresta) dentro do Instituto. Nessa área realizamos educação ambiental com visitantes, como escolas, cursinhos populares e professores.Vemos a discussão e aprendizado sobre como conciliar a produção agrícola com a conservação dos recursos naturais e da biodiversidade como algo necessário dentro da biologia. Trazemos este debate e articulação para que possamos cada vez mais atuar como biologos profissionais, pesquisadores e educadores dentro do âmbito da agricultura, conservação e educação ambiental.Qualquer pessoa pode participar do grupo e nos mantemos através de trabalhos e reuniões semanais.Abraços, não desistam!

O Núcleo de Ilustração Científica...

E o Coletivo Marielle Franco!

Que envolve os Coletivos Trepadeiras, Biodiversidade e Carolina Maria de Jesus

Quer saber mais sobre os projetos de extensão?

Nós temos um WebDocumentário, é só você acessar clicando aqui: http://vidanaextensao.ib.usp.br/

Ou acesse as redes da CCEx IB-USP e de cada coletivo!

Ciência em Rede - Núcleo de Comunicação em Ciência do IB-USP

Além dos projetos de extensão, temos várias iniciativas de divulgação científica, algumas que vocês devem conhecer!

Alô, Ciência?

Disperciência

Bio +

E para fechar com chave de ouro, que tal conhecer as pesquisas dos cinco departamentos do IB?

Zoologia

Com o Prof. Daniel Lahr

Fisiologia

Com a Profa. Gisele Oda

Ecologia

Com o prof. Paulo Inácio

Botânica

Genética e Biologia Evolutiva

Com a profa. Tatiana Torres

Pesquisa em ensino formal

Com a profa. Daniela Scarpa

Pesquisa em ensino não formal e Divulgação Científica

Com a profa. Alessandra Bizerra