Fluorímetro FS5

Fluorímetro multiusuário

Edinburgh FS5

Informações técnicas

Dados do fabricante

Plano de Gestão

Plano de gestão e compartilhamento de uso de equipamento multiusuário Fluorímetro FS5 Steady State Spectrometer da Edinburgh Instruments, processo 2014/22136-4

Escopo

O presente plano de gestão detalha as políticas de utilização, manutenção, treinamento e contrapartidas institucionais necessárias para efetivação do caráter multiusuário do Fluorímetro FS5 Steady State Spectrometer da Edinburgh Instruments, equipamento multiusuário vinculado ao processo FAPESP 2014/22136-4, referido neste documento simplesmente como “fluorímetro”, concedido ao Prof. Dr. Josef Wilhelm Baader.

Esse instrumento será disponibilizado para utilização por usuários capacitados, tanto do Instituto de Química, quanto externos a ele, por meio da Central Analítica do IQ-USP (CA) em regime de laboratório associado, estando, dessa forma, submetido às práticas e políticas já estabelecidas e aprovadas pelo CTA e Congregação do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP) para a disponibilização e uso de equipamentos multiusuários neste instituto.

Equipamentos multiusuários na CA

A CA do IQ-USP foi criada pelo IQ-USP em 1986 para dar apoio aos seus pesquisadores em técnicas como: RMN, EM, IR e análise elementar. Hoje, a CA conta com numerosos equipamentos entre os quais podem ser elencados: seis Espectrômetros de RMN incluindo um de 500 MHz (Bruker DRX500) e dois de 300 MHz (Bruker DPX300 e Varian INOVA), Espectrômetro de Massa CG/MS Shimadzu Mod QP5050A, LC/MS de baixa resolução Esquire (Bruker Daltonics) e de alta resolução MicroTof (Bruker Daltonics), Espectrômetro de Infravermelho Bomen Mod. MB-100, Analisador elementar CHN Perkin Elmer 2400, Analisadores térmicos TGA (TA Instruments Modelo H2950), DSC (TA Instruments Modelo Q10) e DMA (TA Instruments Modelo Q800), Espectrômetro de Emissão Atômica por Plasma ICP-AES Spectro Mod. Genesis, Difratômetro de Raio X de monocristais de macromoléculas de Rigaku gerador de anodo rotatório micro-foco MicroMax-007HF e detector placa de imagem RAXIS IV++), Difratômetro de Raio X de pó Rigaku modelo miniflex, Microscópio Confocal de Varredura a laser - LSM 500 – Carl Zeiss e Microscópio de varredura de emissão por campo JEOL JSM- 7401F.

Além dos usuários oriundos do IQ-USP, a CA presta serviço para outras unidades da USP, como (ex: IF, FCF, FFCLRP), outras instituições e órgãos públicos (ex: IPT, CETESB) e indústrias (ex: ALCOA, BASF, Clariant, Petrobrás). Assim sendo, ao associar a presente instrumentação às técnicas disponíveis na CA, o caráter multiusuário do fluorímetro pode ser de fato implementado.

Do ponto de vista administrativo, a incorporação de novos instrumentos à CA pode ser feita por dois modelos, respeitando as características dos instrumentos. O primeiro é utilizado para instrumentos de análise rotineiras e de alta demanda (ex: RMN), consiste em ceder a posse do instrumento para a CA, que ficará responsável integralmente pela operação e custos de manutenção do equipamento. O segundo modelo, voltado principalmente para equipamentos cuja operação necessita de pessoal especializado e que as análises não sejam rotineiras, consiste em manter o equipamento e a posse do instrumento no laboratório dos pesquisadores que pleitearam o instrumento, os associando a CA como “laboratórios associados”. O acesso aos instrumentos dos laboratórios associados é feito por meio da CA e são disponibilizados na mesma plataforma em conjunto com as outras técnicas. A única diferença se dá no fato da CA não ser responsável pela operação e manutenção do equipamento, recaindo esta responsabilidade sobre o grupo de pesquisa que requisitou o equipamento. É responsabilidade de o pesquisador gerir o uso do instrumento e requerer a equipe técnica qualificada e treinada fornecida como contrapartida da Instituição. Por reciprocidade, qualquer ganho advindo da utilização destes equipamentos, descontados de taxas de administração, é revertido para o grupo de pesquisa, auxiliando a pagar os custos de operação/manutenção do mesmo.

Nesse contexto, pela própria natureza do fluorímetro, esse instrumento será disponibilizado como laboratório associado à CA. Cabe ao presente plano de gestão detalhar regras específicas para a utilização e compartilhamento do fluorímetro, dentro da esfera do plano de gestão da CA, aprovado pelos colegiados máximos do IQ-USP. Dentre essas regras, incluem-se as políticas para o gerenciamento, manutenção, operação e ações para o compartilhamento efetivo desta instrumentação, como treinamentos e cursos, por exemplo.

Plano de Gestão

Este plano de gestão descreve as políticas e regras para o gerenciamento, manutenção, operação e ações para o compartilhamento efetivo deste instrumento com a comunidade científica em geral, além de contrapartidas relacionadas ao equipamento multiusuário fluorímetro concedido ao Prof. Dr. Josef Wilhelm Baader como parte do projeto temático FAPESP 2014/22136-4.

O instrumento em questão consiste em um espectro fluorímetro de alta sensibilidade com o qual podem ser obtidos espectros de fluorescência e fosforescência e os correspondentes espectros de excitação. O instrumento pode ser utilizado também para a determinação quantitativa de analitos fluorescentes ou que sequestram a fluorescência de sondas específicas. O fluorímetro pode auxiliar na caracterização foto-física de novos compostos sintetizados, como por exemplo sondas de fluorescência para ensaios in vitro e in vivo. Além disso, devido a sua alta sensibilidade para emissões relativamente fracas, o instrumento pode ser utilizado para medidas de intensidades de emissão de quimiluminescência e da bioluminescência, determinando-se a cinética de transformações bio e quimiluminescentes, ou ainda, se for isso o caso, medindo-se os correspondentes espectros de emissão. Finalmente, o fluorímetro em questão pode ser usado para a determinação de rendimentos relativos e absolutos de sistemas quimiluminescentes e bioluminescentes, utilizando-se a esfera de integração, adquirida como acessório.

I. Gestão

Será constituído um Comitê Gestor composto por (i) um coordenador que corresponde ao pesquisador responsável pela proposta do EMU; (ii) um técnico de laboratório responsável pela operação do fluorímetro e dos demais equipamentos do laboratório necessários para funcionamento do mesmo; (iii) membros do corpo docente do IQ-USP. A Comissão Gestora terá como responsabilidade zelar pelo bom funcionamento do fluorímetro de forma a manter o mesmo em operação fixando procedimentos, normas e estratégias de utilização. Os procedimentos e normas de uso serão fixados em comum acordo com Comitê de Usuários, composta por membros externos aos do Comitê Gestor. Para aperfeiçoar a operacionalidade, os dois Comitês devem trabalhar em conjunto, razão que usaremos o termo genérico “Comitê” para os dois, sendo que toda a parte técnica e o treinamento dos usuários é da responsabilidade do Comitê Gestor;

Cabe ao Comitê dentre outras responsabilidades:

i) Garantir que não seja estabelecida preferência na utilização do equipamento por parte dos requisitantes e tornar claro o caráter multiusuário do equipamento;

ii) Estabelecer as normas de utilização e forma de encaminhamento para solicitação de uso do instrumento;

iii) Manter atualizado e garantir a divulgação dos procedimentos a serem adotados pelos usuários para a solicitação de uso por meio dos canais pertinentes;

iv) Gerenciar a manutenção do equipamento e a reposição de insumos sempre que esses se fizerem necessários, em conjunto com o Técnico Responsável;

v) Garantir a realização de cursos e treinamentos periódicos para a formação de usuários/operadores para que os mesmos possam, uma vez que devidamente treinados, ter acesso ao instrumento.

vi) Gerenciar qualquer questão que envolva o equipamento multiusuário e os demais equipamentos necessários para sua operação.

O laboratório associado manterá atualizada uma página com todas as informações necessárias para a solicitação e realização de experimentos no fluorímetro. Também, serão mantidos nessa página os formulários necessários para as solicitações, normas de funcionamento e outras informações relacionadas com a utilização do fluorímetro.

O Comitê Gestor inicial será composto pelo coordenador do projeto multiusuário, Prof. Dr. Josef Wilhelm Baader, como presidente do comitê gestor, pelo técnico de laboratório Cezar Guizzo, e pelos pesquisadores do IQ-USP, Prof. Dr. Omar Abou El Seoud e Prof. Dr. Erick Leite Bastos, ambos do IQ-USP. O Comitê de Usuários será composto por membros externos ao comitê anterior, Prof. Dr. Lucas Carvalho Veloso Rodrigues e Prof. Dr. Alcindo Aparecido dos Santos, ambos do DQF, IQUSP, além do Prof. Dr. Maurício da Silva Baptista do DBQ, IQUSP. Acredita-se que a composição destes comitês seja suficientemente eclética para proporcionar uma administração imparcial e capaz de avaliar toda a sorte de projetos submetidos, contando com especialistas de diversas áreas de atuação.

A composição de cada comitê poderá ser renovada por comum acordo entre os dois. Caso o cargo de presidente do Comitê Gestor se torne vago, um novo presidente deverá ser indicado pelo Diretor do Instituto de Química da USP.

II. Instalações

O equipamento em questão e seus acessórios ficarão instalados no laboratório 463, bloco 4, do Instituto de Química da USP. Toda a infraestrutura para operação do EMU será mantida pelo Instituto de Química da USP.

III. Apoio técnico

O requisitante procederá à medida solicitada, assessorado pelo técnico de laboratório Cezar Guizzo. A interpretação dos dados adquiridos é de responsabilidade do requisitante. A manutenção de rotina do equipamento é de exclusiva responsabilidade do Comitê Gestor. Qualquer ocorrência durante a utilização do equipamento deverá ser, imediatamente, comunicada a este. Não estão contempladas manutenções decorrentes de dano causado ao instrumento por negligência ou responsabilidade de outros operadores. Nesse caso, os custos deverão ser arcados pelo responsável ou sua instituição de origem.

IV. Operacionalidade e Regras de Uso

Será exigida a submissão de um parágrafo sobre o projeto, em formulário específico disponível na página do equipamento, para justificar o uso, exceto no caso de projetos com vinculação inicial à proposta 2014/22136-4 ou deste derivado, e estes receberão prioridade sobre outros projetos não presentes nesta proposta. O uso do instrumento será gratuito para usuários do IQ-USP e outras instituições da USP. Serão cobradas taxas de utilização, quando apropriado, para usuários externos, cujos valores serão definidos pelo comitê gestor. Os recursos advindos destes pagamentos servirão para a aquisição de materiais de consumo e manutenção do equipamento e seus acessórios. O comitê gestor se reserva o direito de decidir, unilateralmente, abonar as taxas ou praticar outros valores quando julgar necessário.

V. Garantias

O equipamento fluorímetro será gerenciado como laboratório associado a CA. Os custos de manutenção são responsabilidade do grupo do Prof. Dr. Josef Wilhelm Baader, enquanto o Instituto de Química se compromete a oferecer serviços de apoio para o funcionamento do equipamento. Em documentos separados encontram-se detalhes da garantia e o seguro contra sinistros.

Por meio desse plano de gestão, os Comitês Gestor e de Usuários acreditam que o equipamento fluorímetro poderá ser gerido de forma efetivamente multiusuário, permitindo que os pesquisadores que demonstrem interesse na sua utilização possam acessá-lo de forma sistemática e imparcial.

Procedimento de acesso

Informações sobre o link para requisição de informações e o acesso ao EMU

As informações gerais sobre o equipamento multiusuário vinculado ao processo FAPESP 2014/22136-4, o Fluorímetro FS5 Steady State Spectrometer da Edinburgh Instruments, equipamento multiusuário, concedido ao Prof. Dr. Josef Wilhelm Baader serão divulgados da seguinte maneira.

i) sob o link “Serviços” na página da Central Analítica do IQ-USP (ca.iq.usp.br), no qual o laboratório do Prof. Josef Wilhelm Baader estará presente como laboratório associado, conforme detalhado no plano de gestão do equipamento multiusuário. Nessa página, além de uma breve descrição do equipamento, constará o link para o grupo de pesquisa do Prof. Josef Wilhelm Baader maiores informações e a requisição de uso poderá ser realizada;

ii) na página do Prof. Dr. Josef Wilhelm Baader (https://www.iq.usp.br/portaliqusp/?q=pt- br/users/josef-wilhelm-baader), disponível tanto em português quanto em inglês, será disponibilizada a descrição do instrumento e da sua utilização. Nesse mesmo endereço será disponibilizado um formulário para a requisição de utilização do equipamento multiusuário, assim como uma cópia do plano de gestão do equipamento e suas normas de utilização;

iii) na página do Instituto de Química USP sob o link da planilha do parque de equipamentos (https://docs.google.com/spreadsheets/d/161H41GFZgOpITVHKgk2zrRk6csitkLrC/edit#gid=1987475 040).

Além desses endereços, será efetuada a inclusão do presente equipamento multiusuário no portal específico da FAPESP (http://www.fapesp.br/emu/) e o link para a requisição de utilização também será disponibilizado.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Prof. Baader por email: wjbaader@iq.usp.br