Kátia Ferraz | katia@usp.br
Depois de 10 anos como responsável pela área de gestão de projetos da DIBD, constatei a sua atemporalidade e importância para as organizações e me lembrei de um trabalho que apresentei no SNBU de 2014 sobre esse assunto.
Pensando nisso resolvi compartilhar com vocês alguns dos slides da apresentação, que resume não somente o objetivo pelo qual a área foi criada, como também já mencionava as novas demandas e a importância das inovações para a sobrevivência de nossas bibliotecas.
As ilustrações evidenciaram também a relevância do planejamento bem elaborado e do gerenciamento eficaz para o alcance dos objetivos e metas organizacionais.
Na apresentação pude destacar a importância de uma metodologia bem estruturada, desde a concepção do projeto até a sua finalização, para dar suporte às atividades dos integrantes.
No caso da DIBD, inicialmente as atividades da área foram estruturadas como apresentadas no slide, porém, como tudo que é dinâmico, pode ser alterado. Os ajustes no modo de gerenciar projetos é algo previsto, principalmente quando há alternância de interesses e cenários. Essa é uma realidade que já está acontecendo na biblioteca e não invalida a afirmação de que o estabelecimento de uma sistemática seja algo importante para a gestão de projetos.
O controle das ações e do cronograma foi apresentado como algo fundamental para que as metas sejam alcançadas como planejadas, principalmente diante de imprevistos comuns a qualquer projeto.
Em relação à gestão dos prazos, é preciso que se analise o contexto, as conveniências, as prioridades e as características da organização, antes de adotá-la, mas lembrando que quando há recursos financeiros, se torna condição essencial para que o projeto fique o mais próximo do orçamento proposto.
Na apresentação, o aprendizado organizacional relacionado ao desenvolvimento de projetos teve destaque, enfatizando o quanto ele impactou no nosso modo de trabalhar.
E quanto valores foram agregados!!. Dentre eles:
Mas para que o aprendizado adquirido seja mantido e aprimorado em qualquer organização, é fundamental que alguns conceitos disseminados por diferentes autores da área de gerenciamento de projetos sejam reforçados, tal qual compartilhado no SNBU:
E assim, vamos todos trabalhando em prol do alcance dos objetivos estratégicos da DIBD, a partir da capacitação para a prestação de novos serviços e de projetos inovadores e compartilhados que atendam às novas demandas do público alvo e, obviamente ao direcionamento da chefia.