Kátia Ferraz | katia@usp.br
No início deste ano, realizamos a reunião anual de planejamento estratégico da DIBD, contando como sempre, com a participação das lideranças.
É o momento para definição dos projetos a serem desenvolvidos, uma vez que os gestores apresentam suas propostas a partir da avaliação (com suas equipes) do ambiente interno e externo, dos pontos fortes e fracos da DIBD, das tendências e dos recursos disponíveis.
A aprovação dos projetos para este ano, seguiu um formato diferente, uma vez que a decisão terá como parâmetro não somente as propostas apresentadas, como também o resultado de uma pesquisa de QFD (Desdobramento da Função Qualidade) que se iniciaria em março e finalizaria em maio.
Na referida pesquisa, além de questões ligadas ao relacionamento com o cliente, utilização e infraestrutura da biblioteca, entre outras, haverá perguntas para avaliar e comparar os mesmos serviços oferecidos por outras instituições, de modo a servir de referência à DIBD em relação à sua atuação e ao grau de importância de cada item investigado.
Dessa forma, será possível conhecer as demandas e expectativas dos clientes, e traduzi-las em especificações para produtos ou serviços inovadores e, se possível, desenvolvê-los por meio de projeto. E assim, com esses subsídios, a alta administração poderá direcionar seus esforços e potencializar o trabalho da equipe em prol dos interesses identificados, tendo como foco o cliente.
Tão logo as propostas decorrentes da pesquisa sejam avaliadas e aprovadas, serão incluídas no “Mapa de projetos – 2018”, com os demais projetos em andamento (iniciados em 2017). O mapa será disponibilizado no quadro de administração visível e no site da DIBD.
A todos, desejo sucesso em seus projetos!