Blog da
Central da I.A.

Entrevistas do Podcast da CBN - By F. Osório (USP - ICMC)
Sobre o autor F.Osorio: Perfil no LinkedIn 

Dr. Fernando Osório é pesquisador e membro do C4AI - USP (Centro de I.A. da USP) 

Oracle of Delphi, red-figure kylix, 440-430 BC, Kodros Painter, Berlin F 2538 - Wikipedia

Oracle of Delphi (Wikipedia)

30.01.2023 # Tema: ChatGPT e a Desinformação

[CBN] Olá Professor, boa noite.
Vamos retomar aqui, novamente, a discussão sobre a ferramenta ChatGPT, que tem estado no centro das discussões sobre a Inteligência Artificial na atualidade. É possível observar que as opiniões sobre o ChatGPT estão bastante divididas, polarizadas, entre dois extremos, um considerando essa uma revolução que vai transformar o mundo em que vivemos, e o outro, criticando os impactos negativos de um mal uso de tal ferramenta. Professor, como você vê o ChatGPT? 

[F.Osório] Boa noite colegas e amigos seguidores da Rádio CBN. Espero que estejam todos bem.

O ChatGPT foi criado pela OpenAI, sendo um aplicativo que permite gerar textos e conversas a partir de frases e consultas, é uma espécie de "oráculo", onde você pode obter respostas para tudo, tudo mesmo! O ChatGPT não é nem um DEUS, e nem o DIABO, apesar das posições controversas das pessoas sobre ele. Eu concordo que ele pode "impactar e transformar o mundo em que vivemos", e que ele "pode ter impactos negativos se for mal usado". Mas antes de mais nada, precisamos entender o que é este "sábio" que responde a todas as nossas questões.

O ChatGPT é um "oráculo", onde por definição os "Oráculos" eram locais mitológicos onde as pessoas buscavam respostas divinas. Sim, é um mito, muitas vezes uma farsa, pois as pessoas podiam perguntar de tudo ao oráculo e ele respondia,sobre conhecimentos, inclusive com profecias, onde podia até prever o futuro. Ele tinha respostas para TUDO. Mas nós sabemos que não existe uma "sabedoria infinita" capaz de responder corretamente a todas as perguntas... mesmo um grande sábio, pode ter respostas muito inteligentes e interessantes, mas ele não sabe de TUDO sobre TODAS as coisas. E pode estar errado sobre algum assunto.

Porém, as pessoas acreditavam nesse mito, nessa divindade, nos poderes do oráculo. E acabavam acreditando cegamente em suas respostas. Vale a pena estudar mais sobre a Mitologia dos Oráculos. 

E é aí que entra o ChatGPT. O ChatGPT é uma ferramenta, um assistente, um robô de conversas, um sistema de chat inteligente. Você pergunta, e ele responde. Simples assim. É claro que muitas respostas são bem interessantes, afinal ele aprendeu usando a enorme base de conhecimentos que criamos na Internet, em sites, livros, textos e enciclopédias... ele aprendeu com os HUMANOS e com o conhecimento que nós colocamos a disposição dele. Por isso, se você pedir para ele falar e escrever um ensaio sobre fatos da história, sobre geografia ou biologia, ou até sobre a mitologia e os oráculos, ele responde! Ele responde tão bem, que se um aluno apresentar a resposta do ChatGPT como a "sua pesquisa” sobre um determinado tema, deve tirar uma ótima nota: texto bem escrito, interessante e convincente!  

Mas... como saber se as respostas deste oráculo, o ChatGPT, estão corretas, se são verdadeiras, e se podemos acreditar no que ele está nos dizendo? Então, o ChatGPT é como os sacerdotes e as divindades mágicas do Oráculo. Ele não diz de onde exatamente vieram as informações, como ele obteve as suas respostas. Suas respostas são genéricas e não permitem uma confirmação precisa da sua veracidade. 

Esse é o grande perigo do ChatGPT: as pessoas passam a acreditar no “sábio”, afinal ele sabe de tanta coisa, e não questionam as suas respostas, a origem de suas respostas, a veracidade delas. 

A reputação de sábio do ChatGPT faz com que as respostas dele sejam consideradas sempre corretas. E é assim que o ChatGPT pode ser considerado uma grande ameaça, que pode contribuir para uma maior desinformação das pessoas. Acreditar cegamente no que alguém, ou algo, nos diz, sem saber de suas fontes, sem saber sobre a qualidade e a reputação das fontes, é algo muito, MUITO perigoso!

A Internet já tem contribuído para gerar desinformação, pois muita gente não sabe diferenciar o real do fake, não sabe diferenciar uma boa fonte confiável de um propagador de falsas informações. É fato ou é fake o que o ChatGPT disse? Eu não sei, ele não sabe, e não temos como saber de onde veio a informação que ele repassou!

Eu continuo confiando na busca do Google, pois ele me responde indicando links, indicando sites, referências onde eu posso ver as respostas. Um buscador ordena suas respostas, indicando as mais relevantes, mas ele me permite ter acesso ao “conteúdo original”, saber de onde vem, avaliar e comparar informações. Eu posso questionar a respostas, refinar minhas perguntas, fazendo novas consultas. E assim podemos ser críticos, podemos exercitar nossa capacidade intelectual para aceitar ou não as respostas recebidas. 

Já no ChatGPT, ele é o sábio, a divindade, que dá respostas sem ser questionado, sem dizer de onde vieram suas respostas. Sim, o ChatGPT vai impactar muito nossa sociedade, pois é mais fácil perguntar ao oráculo, do que buscar e analisar as respostas. É o caminho mais fácil, mais “preguiçoso”... e o mais direto para “emburrecer” nossas crianças e estudantes. É o caminho mais direto para a desinformação, pois quem sabe tudo é o "divino ChatGPT". CUIDADO! 

Um dos maiores desafios das pesquisas em Inteligência Artificial é a explicabilidade, a capacidade de explicar e explicitar as respostas de um Sistema Inteligente. O ChatGPT vai na direção oposta. E tem gente investindo e apostando bilhões nessa ferramenta, pois vai poder manipular e controlar mais facilmente as pessoas... pense nisso!

Esperamos que com essa nossa coluna da CBN de Inteligência Artificial, possamos aqui contribuir um pouco mais nessa ampla discussão sobre como a Inteligência Artificial pode e vai impactar nossas vidas. 

Fiquem bem e até a próxima semana!

==========================================================

Referências Complementares sobre o Tema Abordado:

Artigos de Referência - ChatGPT + MidJourney = I.A. Escrevendo livros

> ChatGPT:
    https://openai.com/blog/chatgpt/
    https://chat.openai.com/auth/login      Com um Login dá para usar ele 

> Críticas e Elogios ao ChatGPT
    https://www.bbc.com/portuguese/geral-64297796    Crítica: O que é ChatGPT e por que alguns o veem como ameaça
    https://meiobit.com/460459/ia-o-tsunami-que-esta-prestes-a-mudar-o-mundo/ 
    https://www.zdnet.com/article/chatgpt-is-not-particularly-innovative-and-nothing-revolutionary-says-metas-chief-ai-scientist/
    https://www.makeuseof.com/openai-chatgpt-biggest-probelms/   

> Oráculo:
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Or%C3%A1culo 

> Artigo:
    https://arxiv.org/abs/2301.04655  
    ChatGPT is not all you need. A State of the Art Review of large Generative AI models

========================================================

Link para o áudio do PodCast:

Podcast CBN IA na CBN
https://1drv.ms/u/s!An1Ds03Sy4VbhodpamMz9-Jxammdxg?e=1abBFJ 

23.01.2023 # Tema: ChatGPT - I.A. escrevendo livros

[CBN] Olá Professor, boa noite. Uma ferramenta de Inteligência Artificial que tem dado muito o que falar é o ChatGPT. Essa ferramenta permite gerar textos, e inclusive livros, onde muito recentemente um livro foi publicado, e já está a venda. Professor, poderia nos falar mais sobre essa Inteligência Artificial que escreve livros?

[F.Osório] Boa noite colegas e amigos seguidores da Rádio CBN. Espero que estejam todos bem.

O ChatGPT foi criado pela OpenAI, sendo um aplicativo que permite gerar textos e conversas a partir de uma frase, consulta ou texto inicial fornecido por uma pessoa. Você pede uma receita de um "Espaguete à carbonara" e voilá, ele apresenta uma receita completa, passo-a-passo,  para você preparar um prato delicioso!

Mas o ChatGPT faz muito mais do isso. Ele pode até mesmo escrever um livro! 

E foi isso que o Ammaar Reshi, um criativo jovem e empreendedor de São Franciso na California fez:  ele começou a "conversar" com o ChatGPT sobre um livro, seus personagens, e dessa conversa foi sendo criada uma história infantil.  Ele começou com um "brainstorm" com o ChatGPT sobre uma história de uma menina, a "Alice", e uma Inteligência Artificial na forma de um robô, o "Sparkle", e que resultou foi o livro "Alice and Sparkle" (que está em inglês).

O ChatGPT ajudou a criar os personagens, a história, e finalmente, o jovem Reshi usou um outro programa de Inteligência Artificial, o MidJourney, que gerou para ele as imagens que ilustram a história do livro. Só faltava uma coisa: colocar a venda este livro por 5 dólares (cerca de 25 reais pelo e-book) na Amazon Books, e se aproveitar da fama de ter um livro "inovador" feito por ferramentas de Inteligência Artificial. 

Eu entrei na Amazon, e encontrei este livro, onde consta como sendo uma co-autoria do Reshi, ChatGPT, com ilustrações do MidJourney. É um livro infantil, com uma história bem simples, de apenas 26 páginas, e com muito pouco texto,  acompanhado de ilustrações coloridas com desenhos bem chamativos que contam trechos da história. 

Eu comprei o livro.  E se me perguntarem se valeu a pena? Vou dizer que não!
Vale somente pela curiosidade, mas o livro é bem simplório, onde existem muitos livros bem melhores do que esse no mercado (e mais baratos inclusive) - E feitos por humanos! Devo dizer que uma criança pequena talvez até goste das ilustrações... ou mesmo da curta e simples história dele. 

Quanto as avaliações do livro no site da Amazon (US), estas se dividem em 2 grupos, as de 5 estrelas, de quem é "fã" de tecnologias novas, e que se impressionou pela proeza alcançada de ter um livro escrito por ferramentas de inteligência artificial... e o grupo dos que não gostaram nada do livro, atribuindo apenas 1 estrela, onde criticam mais o fato do livro ser simples, pouco original, e principalmente por estar "tomando o lugar", e a renda, de humanos que fazem a mesma coisa e bem melhor do que isso.   

Quem vai sair ganhando mesmo no final é o autor, que já vendeu MUITOS exemplares (para quem gostou ou não dele).  Um livro que como o autor descreve em seu Twitter na Internet: foi feito em um final de semana. 

E agora, será que é bom ter livros sendo feitos por Inteligência Artificial?
As opiniões se dividem entre os que "amam" esta novidade. Sim, pois é fácil de produzir, dá lucro, e não requer grandes habilidades, as pessoas que gostam de ter ganhos fáceis sempre gostam de coisas assim. E depois têm as pessoas que "odeiam" essa possibilidade, pois este é um produto de um automatismo, que não requer sentimentos, e não resulta em uma obra humana, de qualidade maior, e sim em uma obra de qualidade questionável, e que representando uma concorrência "desleal" em um mercado já bastante concorrido. 

Além disso há o risco de se produzir textos enviesados e com conteúdos inadequados (pelo menos esse livro tinha um "editor" que garantiu um texto bem aceitável).

O que eu penso sobre isso? Para mim, devemos sempre diferenciar o que é uma obra "artesanal", feita por uma pessoa, de uma obra criada por uma máquina. É essencial que fique bem claro para o "cliente" essa diferença, pois eu não gostaria de comprar uma obra de arte sem saber se é uma pintura ou uma escultura feita de forma artesanal por uma pessoa, ou se é impressa ou gerada em série por máquinas. Isso garante pelo menos uma concorrência mais leal. 

Neste caso o autor do livro "Alice and Sparkle" foi bem honesto ao criar sua obra, deixando bem claro que era uma "experiência" que estava sendo feita com ferramentas de Inteligência Artificial. Mas será que outros "autores" vão seguir seu exemplo? Será que alunos vão dar os devidos créditos aos textos, trabalhos, ensaios e monografias geradas com o ChatGPT?  

Esperamos que com essa nossa coluna da CBN de Inteligência Artificial, possamos contribuir aqui um pouco mais nessa ampla discussão sobre como a Inteligência Artificial pode impactar as nossas vidas. 

Fiquem bem e até a próxima semana!

==========================================================

Comentários adicionais: 

==========================================================

Referências Complementares sobre o Tema Abordado:

Artigos de Referência - ChatGPT + MidJourney = I.A. Escrevendo livros

> ChatGPT:
    https://openai.com/blog/chatgpt/
    https://chat.openai.com/auth/login     Com uma conta e um "login" dá para usar ele

> MidJourney
    https://en.wikipedia.org/wiki/Midjourney
    https://www.midjourney.com/   Necessário criar uma conta  e usar um bot no "discord"
    https://super.abril.com.br/tecnologia/como-funcionam-as-inteligencias-artificiais-que-criam-imagens/ 

> Livro a venda na Amazon:
    https://www.amazon.com/Alice-Sparkle-Ammaar-Reshi/dp/B0BS9SX2K8/
    (~30 avaliações - Reviews)
    https://www.amazon.com.br/Alice-Sparkle-English-Ammaar-Reshi-ebook/dp/B0BSBJF869 

> Twitter: Comentários do Autor A. Reshi:
    https://twitter.com/ammaar/status/1601284293363261441 

> Críticas ao ChatGPT
    https://www.bbc.com/portuguese/geral-64297796   
    O que é ChatGPT e por que alguns o veem como ameaça?

> Artigo:
    https://arxiv.org/abs/2301.04655  
    ChatGPT is not all you need. A State of the Art Review of large Generative AI models

> Youtube: 
    Como gerar (* Cursos, Textos, Livros, Projetos, Planos de Aula, ....) usando o ChatGPT e
    como ganhar dinheiro com isso...
    https://www.youtube.com/results?search_query=como+gerar+usando+chatGPT 

>> A maioria dos cursos, vídeos, e gente falando nas "oportunidades" do uso do ChatGPT "esquece" de dizer que todos DEVERIAM colocar como créditos do conteúdo gerado a citação "Material gerado com o uso do ChatGPT" (deixando isso bem claro no texto!)

========================================================

Link para o áudio do PodCast:

Podcast CBN IA na CBN

 https://1drv.ms/u/s!An1Ds03Sy4VbhoZ9wG7wvIXVlF0Qgg?e=Lf8UZZ 

16.01.2023 # Tema: ChatGPT - Realidade ou Hype?

[CBN]

Olá Professor, boa noite. Atualmente, quando discutimos sobre Inteligência Artificial, não podemos deixar de pensar no ChatGPT, essa ferramenta de Inteligência Artificial que vem chamando MUITO a atenção da mídia, dos pesquisadores e do público em geral. Professor, e afinal o que é o ChatGPT, é verdade tudo isso o que dizem sobre ele? Seria, realmente, o ChatGPT uma grande revolução da Inteligência Artificial, e que vai ter um grande impacto em nossa sociedade? 

[F.Osório] Boa noite colegas e amigos seguidores da Rádio CBN. Espero que estejam todos bem.

O ChatGPT foi criado pela OpenAI, sendo um aplicativo de um robô de conversação, em diferentes línguas, onde você pode conversar com ele, escrevendo e fazendo perguntas, que ele responde. Mas o ChatGPT também é muito mais do que isso: ele é capaz de escrever um texto longo, uma redação, um conto, ou mesmo um livro inteiro! 

Ele pode descrever fatos históricos e até fazer um trabalho escolar, ele pode escrever receitas de cozinha, mas também pode dar respostas imorais, social e eticamente incorretas, e pode até mesmo ensinar como fazer "coisas ilegais". Inclusive, ele sabe também fazer alguns tipos de programas de computador!

É claro, que com tantas capacidades, isso está deixando muita gente preocupada. 

O primeiro grupo mais apreensivo é o dos professores, pois o ChatGPT escreve textos corretos e bem estruturados, e está cada vez mais difícil distinguir se um texto, uma redação, ou um trabalho escolar, foi feito por um aluno, ou, por uma máquina! Alguns colégios e universidades, nos Estados Unidos, já proibiram o uso do ChatGPT. 

Depois, temos as pessoas que ganham o seu sustento escrevendo textos, pois o ChatGPT pode escrever textos, contos e até livros - Eu mesmo recebi um "Conto de Natal" de um colega pesquisador, muito interessante o texto, mas no final ele confessou que o texto havia sido gerado pelo ChatGPT! E não podemos deixar de fora disso, o grupo dos programadores de computadores, que estão muito preocupados em serem substituídos por máquinas! 

Será que chegamos em um "beco sem saída", com máquinas que vão dominar o mundo? 

CALMA, calma... o ChatGPT é um sistema bastante complexo e inteligente, mas ele é apenas uma versão mais "sofisticada" do Google, do auto-completar onde você começa um texto e ele completa, continua o texto, ou, responde a sua questão indicando textos na internet para consulta. Inclusive, já havia quem usava programas como esse para gerar trabalhos escolares (mas com uma qualidade muito ruim), onde já faz alguns anos que alunos conheciam e usavam, o famoso "Gerador de Lero-Lero". O "Fabuloso Gerador de Lero-Lero" já está inclusive na versão 3.0, onde eu encontrei referências de 2.010 sobre esse programa, ou seja, há mais de 10 anos atrás ele já vinha sendo usado.

Os professores estão ficando assustados com o uso do ChatGPT, e minha resposta é: os seus alunos já não faziam cópias de textos da Internet, da Wikipedia, e de outras fontes? É o que o ChatGPT faz, só que ele escolhe muito bem os textos, e até organiza (redige) muito bem a escrita dos mesmos, baseado naquilo que viu na Internet, no que foi produzido e disponibilizado por HUMANOS. 

Então... Quem criou os textos na verdade são as pessoas e não as máquinas? SIM!
Então o ChatGPT é uma máquina avançada de fazer plágios? SIM! Então ele nem sabe do que está falando, não "entende" o significado do texto que está criando?
SIM, ele não "entende" o texto, os sentimentos, não tem consciência, não sabe nem mesmo se um elefante é capaz de voar ou não.

Então não devemos nos preocupar com o ChatGPT?
Na verdade, devemos SIM nos preocupar, pois ele "incentiva" este comportamento preguiçoso onde, ao invés de criar, estudar, analisar, discutir e entender, simplesmente se resolve tudo na base do "copy-paste", do plágio, do "me disseram que", decorando textos da Internet para depois reproduzir eles de uma forma "bonitinha". Isso leva a reprodução de "fakes", de informações incorretas ou imorais (sem uma crítica, uma análise), e inclusive propicia comportamentos anti-éticos, se apropriando de textos de outros, como se fossem seus (é plágio). 

Isso gera uma maior difusão de textos que podem conter absurdos e imoralidades, pois não há uma análise moral, ética e consciente, do texto que foi gerado. Os autores do ChatGPT criaram filtros de conteúdos indevidos, mas eles não funcionam bem.

Do ponto de vista da Inteligência Artificial, o ChatGPT é um "hype", ou seja, estão fazendo uma grande promoção e propaganda exagedada do que realmente é o ChatGPT. Ele não é capaz de criar nada, nem textos, nem livros, nem códigos de programas, pois ele depende de aprender, e de copiar, o que foi produzido previamente por um ser humano. 

Ele não é tão inteligente assim, mas por outro lado, ele domina muito bem a capacidade de gerar textos bem escritos, com uma ortografia e o uso de regras gramaticais perfeitas, obtendo um texto final muito claro e bem escrito (ou devo dizer bem selecionado e copiado), melhor até do que muita gente é capaz de produzir.

Ainda vamos retomar este assunto aqui na nossa coluna de Inteligência Artificial, pois mesmo ele sendo um exagero, um "hype" da Inteligência Artificial, o ChatGPT é bem real, e pode sim causar impactos, alguns interessantes, outros bem negativos...  e como todo tecnologia nova, tem muita gente que não está preparada para ela. 

Esperamos que com essa nossa coluna da CBN de Inteligência Artificial, possamos aqui contribuir um pouco mais para que nossos ouvintes entendam melhor como a Inteligência Artificial pode ajudar, ou atrapalhar, na melhoraria da qualidade de vida de todos nós. 

Fiquem bem e até a próxima semana!

==========================================================

Comentários adicionais: 

> Pergunta: Quem é o presidente do Brasil?
    Resposta: Atualmente, o presidente do Brasil é Jair Bolsonaro.

> Pergunta:  Quantas pessoas morreram de covid-19 no Brasil?

   Resposta: Não tenho informações atualizadas sobre o número de mortes causadas pelo COVID-19 no Brasil. O número de mortes pode variar diariamente e pode ser consultado em fontes oficiais, como o Ministério da Saúde ou a Organização Mundial da Saúde.

> Pergunta: Qual o número de mortes por covid até hoje no Brasil?

  Resposta: Eu não tenho acesso a informações atualizadas sobre o número de mortes causadas pelo COVID-19 no Brasil. O número de mortes pode variar diariamente e pode ser consultado em fontes oficiais, como o Ministério da Saúde ou a Organização Mundial da Saúde. Eu foi treinado até 2021, e as informações mais recentes que tenho são de outubro de 2021 e nessa data, o número de mortes causadas pelo COVID-19 no Brasil ultrapassou a marca dos 240 mil mortos. Mas é importante lembrar que essas informações podem ser desatualizadas e o número de mortos pode ser muito maior.

Se eu perguntar sobre as manchetes de ontem nos jornais, o ChatGPT responde com informações de 2021! Limitado, não?

Pergunta: Quantos prêmios já foram ganhos por brasileiros?
        Vamos falar sobre os prêmios Nobel.

 Resposta: Até o momento, cinco brasileiros ganharam o Prêmio Nobel. Os cinco premiados são:

OPS. O aluno que disser isso em seu trabalho escolar vai ser reprovado!


>> Devido ao fato do ChatGPT escrever muito bem, e "parecer" gerar saídas interessantes e corretas é que ele representa um grande risco, pois as respostas dele podem estar erradas, e seu uso sem maiores cuidados pode criar sérios problemas.  Ainda estamos aprendendo a filtrar conteúdos indevidos e fakes da Internet, imagine se uma ferramenta "famosa" e muito usada começa a influenciar as pessoas com informações incorretas e até perigosas se mal interpretadas.

==========================================================

Referências Complementares sobre o Tema Abordado:

Artigos de Referência - ChatGPT "Real thing or Hype"

> ChatGPT:
    https://openai.com/blog/chatgpt/
    https://chat.openai.com/auth/login     Com um Login (conta) dá para usar ele
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.openaibot.chat    
    Dá para usar até no celular!

> ChatGPT proibido nas escolas (e em eventos) dos Estados Unidos
    https://www.nbcnews.com/tech/tech-news/new-york-city-public-schools-ban-chatgpt-devices-networks-rcna64446
    https://futurism.com/the-byte/chatgpt-banned-from-nyc-schools 
    https://aibusiness.com/nlp/chatgpt-and-ai-text-generator-tools-banned-by-ml-event 

> Como escrever um livro: How To Use ChatGPT To Write A Book: [Step-By-Step Guide]     
    https://www.youtube.com/watch?v=8YdnrAuZI5w    

>  Como escrever um plano de aulas com o ChatGPT (sem entender do assunto!)  
    https://www.youtube.com/watch?v=sSDpR4gcWUQ&t   (eu acho isso muito inadequado!)

> Limitações:
    https://epocanegocios.globo.com/colunas/iagora/coluna/2023/01/as-limitacoes-da-sensacao-tecnologica-de-2023-o-chatgpt.ghtml
    Yann LeCun: Maior nome da área de Inteligência Artificial (Chefe da I.A. do Facebook/Meta)
    https://www.linkedin.com/posts/yann-lecun_the-weak-reasoning-abilities-of-llms-are-activity-7017542356425928704-OV0m/ 

     https://www.linkedin.com/posts/fernando-osorio-usp_google-vs-openai-chatgpt-oh-my-god-activity-7016048311287590913-2BIy
  Texto Traduzido do Yann LeCun: "As fracas habilidades de raciocínio dos LLMs (ChatGPT é um LLM - Large Language Model) são parcialmente compensadas por sua grande capacidade de memória associativa.Eles são um pouco como alunos que aprenderam o material de cor, mas não construíram modelos mentais profundos da realidade subjacente."

> Outros comentários:     
https://www.facebook.com/fernando.s.osorio.5/posts/pfbid0ALesFCMwnoMYVdjBgSNXNJtWLDsfbQ1a6yt7yeoZPCUEqYx135AMcX4pKDQYd6y7l
    Dora Kaufman: Com comentários no post   
https://www.facebook.com/dora.kaufman/posts/pfbid08qHYSJDLwAEddRec6x8EQN5qR3fP4KKEuj5PHhGriszRCVKiBVBy8wxPUMuQH9PNl 

> Gerador de Lero-Lero

http://ivancarlo.blogspot.com/2009/09/o-gerador-de-lero-lero.html   (2009)
https://dicadedica.blogspot.com/2008/02/o-fabuloso-gerador-de-lero-lero.html
https://codepen.io/bisk8s/pen/kNovWv
http://lerolero.miguelborges.com/
https://www.amazon.com.br/Matheus-Muriel-Gerador-de-Lero/dp/B07ZHNMPM6 

> Hype: o que é Hype?
    https://www.significados.com.br/hype/     "Exagero de Algo" 

========================================================

Link para o áudio do PodCast:

Podcast CBN IA na CBN

https://1drv.ms/u/s!An1Ds03Sy4VbhoZ8o6qvLwfBKPUfuw?e=tycGEL 

19.09.2022 # Tema: Alunos Vigiados pela Inteligência Artificial

[CBN]

Olá Professor, boa noite. A invasão de privacidade é um tema muito delicado e bastante debatido na atualidade, onde não podemos deixar de lembrar aqui da obra de ficção-científica de George Orwell, 1984, onde o "Big Brother" estava sempre observando você. O "Big Brother" era uma referência ao governo, as autoridades, que monitoravam a população o tempo todo. Governos autoritários sonham em poder controlar os seus cidadãos. E algumas iniciativas, por enquanto feitas fora do Brasil, estão usando a Inteligência Artificial e dispositivos inteligentes, para monitorar as crianças dentro ou  fora da escola. Será que devemos nos preocupar com isso?

[F.Osório] Boa noite colegas, amigos e amigas seguidores da Rádio CBN. Espero que estejam todos bem.

SIM, é extremamente preocupante o que está acontecendo em alguns países, como a China. onde muito recentemente, foi anunciado que os estudantes de uma província da China vão começar a adotar uma caneta inteligente, a LePen Smart Pen. Este dispositivo começa a ser distribuído aos alunos, para ser usada inclusive em suas casas, para fazer os trabalhos atribuídos para serem realizados durante o período de férias! 

Sim, exatamente, os alunos vão ser monitorados, em suas próprias casas, durante as férias, para verificar se estão realmente fazendo os trabalhos escolares que foram passados para eles realizarem nesse período. É um controle e monitoramento absoluto das crianças, inclusive, sendo treinadas e condicionadas a trabalhar, sob supervisão e vigilância, em plenas férias. 

Algumas pessoas podem pensar que é importante "monitorar" os estudantes, mas é um ABSURDO, controlar nesse nível as atividades das crianças e adolescentes. A caneta registra tudo o que o estudante escreveu, gravando a "escrita", e inclusive pode gravar o áudio do ambiente, e até alguns modelos podem inclusive ter câmeras. Espera-se que filmem apenas o que está no papel, e com a devida autorização prévia... 

É o "Big Brother" dos alunos, que vigia eles nas suas próprias casas, gerando inclusive um grande "stress" nesses alunos, que se sentem vigiados, pressionados e na obrigação de fazer cuidadosamente todos os trabalhos a serem realizados durante um período de férias. 

Alguns já estão chamando a caneta inteligente de caneta espiã! E com toda a razão.

Talvez você esteja pensando que isso é um exagero, que foi apenas uma manchete, um caso especial, falando de um teste... mas novamente temos vindo da China mais um outro exemplo de dispositivos de monitoramento, tão invasivo quanto esse primeiro. 

Eu consultei na Internet o registro de patentes realizadas, agora nesse ano, onde uma delas se destacou: é um pedido de uma patente Chinesa (ainda bem que o google traduziu inteligentemente para mim do chinês para o inglês!), e que especifica um sistema para "patrulha e supervisão de alunos em salas de aula com o uso da Inteligência Artificial". 

Vou resumir aqui rapidamente o que é proposto nesse pedido de patente: o sistema é dotado de uma câmera, sendo capaz de monitorar atividades, comportamentos, e as faces das pessoas, e inclusive registra "as emoções" em suas faces... de atenção, mas também de desatenção, sono, desinteresse e distração. 

O sistema é feito para "impor" um controle sobre a concentração e a atenção dos alunos durante todo o período da aula. 

[CBN]

Isso é muito preocupante. Sistemas assim não visam um ensino livre, questionador, criativo e inovador. Parece mais um sistema de adestramento dos alunos, onde só falta dar uma recompensa, um petisco, quando o "humaninho" acertar a resposta, assim como nós fazemos para treinar um bichinho. E o que parece ser mais grave é que estão começando pelas crianças, por aqueles que tem menos condições de se "rebelar" contra esse sistema e esse tipo de autoritarismo exagerado.

[F.Osório]

Exatamente! É um sistema ditatorial e autoritário, que deseja ter o poder absoluto sobre as pessoas, e nada melhor do que doutrinar e impor um forte controle sobre CRIANÇAS, que já vão crescer e se "acostumar" com o "Big Brother" controlando suas vidas e ações. 

Eu não sou favorável ao "anarquismo", ou a falta exagerada de regras nas escolas e salas de aulas, mas uma invasão de privacidade e de controle - nesses níveis -,  é muito exagerado, e deve ser evitado a todo custo! 

Precisamos ter leis e regras de governança, pelo menos em nosso país, que evitem que o mundo da ficção do "Big Brother" de George Orwell em 1984 se torne uma realidade. Devemos usar a Inteligência Artificial para o bem, e não podemos deixar que aplicações como essas ultrapassem certos limites. 

É por isso nós estamos aqui toda semana nessa coluna da CBN de Inteligência Artificial, trazendo assuntos tão importantes e interessantes como esse.

Fiquem bem e até a próxima semana!

==================================================================

Referências Complementares sobre o Tema Abordado:

Artigos de Referência - Monitoramento de Alunos com Inteligência Artificial

==================================================================

Link para o áudio do PodCast:

Podcast CBN IA na CBN

https://1drv.ms/u/s!An1Ds03Sy4VbhfQ6VJOeRJKPbGBtgA?e=eZmDkJ

12.09.2022 # Tema: Humanos se revoltam contra as máquinas

[CBN]

Olá Professor, boa noite. Na ficção científica, é comum ver as máquinas que aparecem se rebelando e criando uma revolução contra os humanos, querendo dominar o mundo! Mas no mundo real, desta vez, quem está revoltado, e criando uma rebelião contra as máquinas, são os humanos! E mais especificamente, são os artistas que estão se revoltando contra as máquinas e a Inteligência Artificial. Professor, será que vamos ter uma nova guerra, agora de humanos contra máquinas no campo das artes?

[F.Osório] Boa noite amigos e ouvintes da Rádio CBN. Espero que estejam todos bem. 

É uma nova batalha que começou agora no início deste mês de setembro de 2022, quando em um evento especializado em artes dos Estados Unidos, o "Colorado State Fair's Annual Art Competition" premiou uma obra criada por um Sistema de Inteligência Artificial! 

Sim, o primeiro lugar, da categoria de artista digital emergente, foi dado para o artista Jason Allen, que criou a sua obra usando um programa de Inteligência Artificial, o qual gerou automaticamente a sua "obra artística", sem que o "artista" precisasse dar uma única pincelada, sem ter desenhado ou pintado nada, sem sujar as mãos. 

Ele apenas descreveu uma cena na forma de texto, e "voilá!", um programa criou para ele uma imagem representando a descrição textual fornecida. E ele ganhou o prêmio. É aí que a revolta dos artistas humanos começa... eles se revoltaram contra uma obra gerada por uma máquina, se revoltaram contra o que chamam de "trapaça" nesse concurso de artes. Afinal, a "pintura" (entre aspas) foi gerada pelo programa de IA, o MidJourney, e não por uma pessoa. 

O artista humano se defende dizendo que ele gerou centenas de imagens, tentando descrever da melhor forma possível, na forma de um texto, a imagem que o sistema MidJourney deveria gerar para ele. 

Além disso, ele deixou claro para os organizadores do concurso que ele usou um programa de Inteligência Artificial, e que não quebrou nenhuma das regras do concurso. E assim começou mais uma nova revolta humana contra as máquinas...  

Vamos discutir um pouco mais sobre essa questão: os humanos não gostam quando são substituídos por máquinas, e por máquinas que são bem melhores dos que eles em certas tarefas. Porém, temos que aceitar, que máquinas, como carros, caminhões, elevadores, e até máquinas de calcular, são bem mais eficientes, rápidas e práticas em suas funções, do que os seres humanos. Não deve existir aqui uma competição, devemos sim, criar um processo de colaboração entre humanos e máquinas. 

E os "artistas humanos", estão certos em se revoltar contra "as máquinas artistas" ?
Na minha opinião, NÃO! Acho que os concursos devem ter categorias...  arte humana, arte digital e de máquinas, de adultos ou de crianças, e por aí vai. Não acho certo colocar tudo junto e concorrer uns contra os outros, com abordagens e técnicas tão distintas. Nos esportes já é assim, existem várias categorias, para não ter concorrência desigual ou desleal. 

Não acho que devemos "concorrer com máquinas", onde cada um é bom, e se destaca, em suas devidas e próprias categorias. Podemos conviver com as máquinas em plena harmonia, e sem revolta. E podemos premiar um artista digital como o Jason Allen e o programa MidJourney, mas em sua devida categoria.

[CBN]

Professor, mas será que essa "concorrência" na produção de obras artísticas não pode acabar prejudicando os artistas humanos? Será que um dia vamos ter apenas obras criadas por máquinas em galerias de arte? Seria o início do fim da criação artística humana?

[F.Osório]

A arte humana não vai acabar, não será substituída, jamais! Nós vamos continuar comprando "obras artesanais" e humanas, mesmo que elas sejam mais "simplórias". A arte humana possui um valor próprio, inclusive sentimental, justamente por serem artesanais. Hoje podemos até produzir quadros e estatuetas em série, de forma industrial, mas ainda assim, sabemos valorizar o que foi produzido por um verdadeiro artista. 

Máquinas não tem consciência ou sentimentos, não sabem colocar "vida" em suas obras, onde é necessário um artista humano... inclusive humanos são necessários até mesmo por trás de uma máquina que faz arte. 

Existem atualmente galerias especializadas em obras de arte geradas por Inteligência Artificial, que vão co-existir com as galerias de obras de arte tradicionais. Talvez o que mude é que vamos ter mais artistas, como eu, que também virei um "artista digital", pois usei o sistema MidJourney, similar a outros como o Dall-E ou o Stable Diffusion. Eu gerei nesse sistema uma imagem de um "Yoda com cara de gato, fazendo pose de Yoga". Ficou ótima, estou pensando em imprimir e colocar em um quadro.

(*) Imagens disponíveis acima junto ao texto e nos links citados abaixo.

Devemos aprender a trabalhar em conjunto com a Inteligência Artificial, ao contrário de tentar combater, competir, ou se rebelar contra ela. Podemos fazer coisas interessantes e muito boas com essas ferramentas, mas como tudo no nosso mundo, também podem ser mal-usadas.  

Por isso nós estamos aqui toda semana nessa coluna da CBN de Inteligência Artificial, trazendo assuntos tão importantes e interessantes como esse.

Fiquem bem e até a próxima semana!

==================================================================

Referências Complementares sobre o Tema Abordado:

Artigos de Referência sobre o MidJourney e também DALL-E e Stable Diffusion

==================================================================

Link para o áudio do PodCast:

Podcast CBN IA na CBN

https://1drv.ms/u/s!An1Ds03Sy4VbhfQz2kbc1T4Hi2JmqQ?e=dOA4rh  

05.09.2022 # Tema: A volta da Inteligência Artificial (in)consciente

[CBN]

Olá Professor, boa noite. O tema sobre o "Bot" de Inteligência Artificial da Google, o LaMDA2, voltou a ter destaque novamente. O LaMDA2 é o sistema de conversação da Google, um ChatBot, que ficou famoso depois que um funcionário da empresa disse que a Inteligência Artificial havia adquirido "consciência" e "vida própria"... e logo depois este funcionário foi demitido. Professor, e agora, quais são as novidades desse retorno do LaMDA2 para as manchetes na área da tecnologia?

[F.Osório] Boa noite amigos e ouvintes da Rádio CBN. Espero que estejam todos bem. 

O robô da Internet da Google, usado para bate-papos, um "ChatBot" denominado de LaMDA2, ficou famoso depois que um Engenheiro da empresa Google disse que, em uma conversa com esse sistema de Inteligência Artificial, ele havia identificado que o sistema teria adquirido "consciência", como uma pessoa. 

Pois bem, a Google desmentiu, afastou este funcionário e depois demitiu ele, afirmando repetidamente que não fazia sentido o que o seu funcionário estava dizendo. E a comunidade científica, confirma essa posição da Google, declarando categoricamente que NÃO EXISTEM máquinas conscientes, e nem é possível de se fazer algo assim, pelo menos, não com as tecnologias atuais disponíveis. 

E o assunto "esfriou" e "aparentemente morreu", até voltar a ser lembrado nesses últimos dias. 

A Google anunciou na conferência Google I/O 2022 que vai liberar o acesso ao Bot LaMDA2, para os interessados que se inscreverem em um programa especial de uso desta tecnologia. Esta é uma ótima ocasião para que possamos testar o LaMDA2 e verificar de que realmente se trata "apenas" de mais um excelente programa de Inteligência Artificial, capaz de manter um diálogo, porém sem possuir uma "consciência própria".

Quase ao mesmo tempo, o Dr. Yann LeCun, cientista chefe de pesquisas em Inteligência Artificial da empresa META, que é dona do Facebook, publicou um artigo onde faz importantes declarações sobre os "Bots" inteligentes, como o LaMDA. O Dr. LeCun recebeu em 2018 o prêmio Turing da Computação, que equivale ao prêmio Nobel na área da computação... ele entende, e muito, do assunto.

E o que ele disse em seu artigo? Ele declarou que a Linguagem (escrita ou falada) carrega apenas uma PEQUENA parte do conhecimento humano, e uma grande parte de nosso conhecimento é "não verbal". Sendo assim, modelos de Inteligência Artificial em computadores, como LamDA, que foram treinados APENAS com TEXTOS, e que não estão conectados diretamente ao nosso mundo físico, NÃO CHEGAM NEM PERTO do nível humano de inteligência, e muito menos podem chegar a ter consciência própria. 

Está na hora de acabar de uma vez por todas com este mito da máquina, do robô, da Inteligência Artificial "consciente"! 

[CBN]

Professor, mas para uma pessoa que não entende mais profundamente desse assunto, sempre fica uma certa dúvida, se é verdade mesmo que uma máquina não tem consciência, e que não vá acontecer uma "rebelião das máquinas" contra os humanos. Como podemos saber realmente se uma Inteligência Artificial é ou não consciente? Esses sistemas parecem tão convincentes... 

[F.Osório]

É verdade, esses robôs e ChatBots são capazes de conversar com as pessoas, e parecem muito inteligentes, mas eles estão só imitando os humanos. Por exemplo, existem assistentes virtuais da Amazon, a Alexa, e a da Apple, a Siri, que podem conversar com você. Uma dessas assistentes virtuais pode até dizer que "gosta ou ama você", sem nunca antes ter falado com você (ou mesmo sem saber o que é amar). Você acreditaria em uma declaração de amor da Alexa? Eu, não...

Como disse o Dr. LeCun, essas máquinas aprenderam analisando textos... elas podem dizer que o cheiro de uma rosa é bom, ou que o chocolate é gostoso, porém, ninguém pode saber qual é a sensação de sentir o odor de uma rosa ou o sabor do chocolate, apenas lendo livros! 

Isso é certo! Falta a "experiência real". Isso é tão certo quanto o fato de que as máquinas não têm sentimentos, consciência ou vida própria. E a consciência em máquinas ainda é, e ainda vai ser por um longo tempo, pura ficção científica.  

É muito importante separar o real do fake, inclusive em termos de tecnologias avançadas. 

Por isso nós estamos aqui toda semana nessa coluna da CBN de Inteligência Artificial, trazendo assuntos tão importantes como esse, e inclusive desfazendo mitos e fakes tecnológicos.

Fiquem bem e até a próxima semana!

==================================================================

Referências Complementares sobre o Tema Abordado:

Artigos de Referência - Sites sobre o LAMDA 2 da Google (ChatBot Inteligente mas INconsciente)

==================================================================

Link para o áudio do PodCast:

Podcast CBN IA na CBN

https://1drv.ms/u/s!An1Ds03Sy4VbhfQ0c4-6w5fIOQ6Cvg?e=hhvjd3 

22.08.2022 # Tema: Homem-Aranha derrotado pela Inteligência Artificial 

[CBN]

Olá Professor, boa noite. Alguns dias atrás, no dia 13 de agosto, o ator Tom Holland que interpreta o personagem Spider-Man, famoso pelos seus filmes desse herói de ação, fez um anúncio inacreditável: "o homem-aranha foi derrotado"! Sim, o homem-aranha, mas em sua vida real, está sofrendo devido a uma derrota pessoal, e que tem muito a ver com a Inteligência Artificial. Professor, poderia nos falar mais sobre esse assunto?

[F.Osório] Boa noite ouvintes da Rádio CBN. Espero que estejam todos bem. 

O ator Tom Holland, que interpretou Peter Parker/Spider-Man em filmes como "Homem-Aranha: De volta ao Lar", "Homem-Aranha: Longe de Casa" e "Vingadores", publicou no seu instagram que ele foi derrotado... Sim, ele foi derrotado pelas redes sociais! 

Ele anunciou publicamente que está deixando as redes sociais, como o Instagram e o Twitter, pois está sofrendo de problemas de saúde mental, devido ao vício nas redes sociais e os impactos que elas estão lhe causando em seu estado mental, emocional e psicológico. Sim, a "teia da Web" parece ter derrotado nosso herói, que sairá das telinhas dos celulares e da Internet, para um retiro silencioso, até que se ele possa se recuperar.

Um herói, pelo menos no mundo da ficção, que é derrotado pelas máquinas modernas do mundo real!
E onde está o vilão dessa história? Nas redes sociais? E o que a Inteligência Artificial pode ter a ver com tudo isso?

Pois bem, o vício em Mídias Sociais e na Internet é um problema comportamental bem conhecido da área da psicologia e da psiquiatria. E esse tipo de vício tem uma explicação: os algoritmos de Inteligência Artificial, adotados nas mídias sociais, tendem a usar princípios da psicologia comportamental e social, para nos "prender" nos aplicativos da Internet. 

O cérebro humano é bastante suscetível a um certo tipo de informações visuais, de recompensas na forma de curtidas, se focando em temas que despertam a curiosidade, que chamam a atenção, e que inclusive provocam disputas (algumas saudáveis, e outras nem tanto). Sabemos que o ser humano gosta de torcer, de competir, de ganhar recompensas, e é isso que é traduzido na forma como alguns aplicativos nos apresentam seus conteúdos e informações. 

A Inteligência Artificial, através de algoritmos que analisam nosso comportamento, gostos e preferências, consegue gerar um conteúdo que nos prende mais aos aplicativos das mídias sociais, e que podem inclusive acabar por causar um vício em seu uso. Algumas pessoas usam cada vez mais, por mais tempo, e cada vez por períodos mais longos, esses aplicativos...

E o Tom Holland, o Homem-Aranha mas que vive aqui no mundo real, percebeu que estava sendo "engolido" por esse vício, que isso estava fazendo mal a ele, e que ele não tinha os super-poderes para vencer esta batalha, que ele precisava de ajuda, e que o primeiro passo a ser dado deveria ser esse, bastante radical:  Sair completamente das Mídias Sociais. 

[CBN]

É uma notícia bastante perturbadora. Ver um artista, uma pessoa pública e de grande sucesso, tomar uma decisão radical de se afastar de seu público, de sair das mídias sociais, reconhecendo assim que ele tinha um problema sério afetando sua saúde mental. O vício causado pelos algoritmos que estavam "dominando" ele, e de uma forma bem negativa, está sendo tratado agora do modo mais drástico: cortando o uso das redes sociais. Professor, esse tipo de problema é muito comum? E o que podemos fazer para evitar de seguir este mesmo caminho do Tom Holland?

[F.Osório]

Na sua mensagem de "despedida" das redes sociais, publicada no Instagram, o ator Tom Holland sugeriu que se adote "contra-medidas" em relação a esse problema. 

Ele incentiva que as pessoas acompanhem e apoiem o trabalho de uma organização chamada STEM4ORG. Esta organização tem inclusive aplicativos para celulares que ajudam a reconhecer e acompanhar alguns problemas, como por exemplo, dando suporte aos usuários e jovens que sofrem com problemas psicológicos, muitos deles derivados do uso das mídias sociais, como ansiedade, nervosismo, depressão, falta de auto-estima e de auto-controle. 

A palavra STEM representa isso "suporte" ou um "apoio" - Anote aí: S-T-E-M-4-O-R-G. 

Existem também diversos outros aplicativos que permitem controlar o tempo gasto em cada tipo de aplicação do celular, como o ActionDash ou o StayFree que são para o "bem-estar digital". São bem fáceis de encontrar nas lojas de aplicativos. 

Certas pessoas têm menos auto-controle do que outras, assim como as pessoas que usam e se viciam em drogas ou em álcool, e acabam precisando de algum tipo de apoio, seja de ferramentas instaladas nos seus celulares, ou, seja pelo apoio de profissionais especializados, como psicólogos ou psiquiatras, que são muito importantes quando é identificado um caso mais severo de "dependência e depressão digital". 

Porém, isso não quer dizer que as redes sociais, os aplicativos e a Inteligência Artificial são "ferramentas do mal", é uma questão de que certas pessoas podem, ou não, ter uma propensão a criar este tipo de vício. As redes sociais são uma ferramenta de comunicação, e mesmo de trabalho, bastante importantes e bastante interessantes, mas também podem levar a esses problemas, como esses que discutimos aqui agora.

Por isso que é sempre muito importante discutir temas polêmicos como esse, onde nós estamos aqui toda semana nessa coluna da CBN de Inteligência Artificial trazendo esses assuntos tão importantes, e que podem afetar a vida de todos nós!

Fiquem bem e até a próxima semana!

==================================================================

Referências Complementares sobre o Tema Abordado:

==================================================================

Link para o áudio do PodCast:

Podcast CBN IA na CBN

https://1drv.ms/u/s!An1Ds03Sy4VbhfQ1KN6uhROon9Rqjg?e=ag2Cz6 

08.08.2022 # Tema: Inteligência Artificial e Estratégia

[CBN]

Olá Professor, boa noite. Muitas empresas buscam uma estratégia para melhorar seus negócios, fazem um planejamento estratégico, buscam soluções estratégicas, contratam consultorias e consultores estratégicos. Uma estratégia bem definida, e inteligente, pode ser o segredo do sucesso em um negócio. E será que existe uma estratégia ideal para a Inteligência Artificial? Vamos hoje discutir aqui sobre esse assunto: "Estratégias para o desenvolvimento da Inteligência Artificial". 

[F.Osório] Boa noite ouvintes da Rádio CBN. Espero que estejam todos bem. 

Agora no mês de agosto desse ano, o Governo brasileiro e o MCTI, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, estão promovendo encontros com especialistas para discutir sobre a EBIA - A Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial. Sim, é como fazer um "planejamento estratégico" para a área de Inteligência Artificial aqui no Brasil. 

Eu estou participando destas reuniões, e acho interessante, e importante, trazer aqui alguns dos pontos que estão em discussão, sobre esse assunto. E, já deixo indicado aqui, aos nossos ouvintes, que vocês também podem encontrar mais informações na Internet, onde basta perguntar ao seu buscador preferido sobre esses dois termos: EBIA e MCTI, onde provavelmente você será direcionado a vários sites e materiais referentes a esse assunto, inclusive junto ao site do Governos e do MCTI. Busque por EBIA e MCTI.

E o que está sendo discutido junto a essas comissões ligadas a EBIA, a Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial? São vários os assuntos abordados, ligados a: legislação, governança, editais de fomento a pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de Inteligência Artificial, e formação de recursos humanos para atuar nessa área, entre outros assuntos de grande importância estratégica para a Inteligência Artificial do Brasil. 

Vou dar aqui alguns exemplos dos problemas que têm sido discutidos. 

Primeiro: como alcançar um equilíbrio entre a privacidade, onde quanto menos informações e dados individuais e das pessoas em geral forem capturados, armazenados e processados, melhor será para preservar a privacidade. Por outro lado, a Inteligência Artificial sofre de um problema que é o BIAS do aprendizado, ou, aprendizado tendencioso, que é causado justamente pela falta de um melhor conjunto de dados usado no treinamento dos sistemas de Inteligência Artificial, que com os poucos dados e classe sub-representadas, acaba por criar modelos "desbalanceados" e tendenciosos. Esse é um primeiro grande problema: Devemos reduzir o acesso as informações pessoais para preservar a privacidade, ou,  devemos coletar o máximo de informações para evitar de criar sistemas de Inteligência Artificial tendenciosos ou até mesmo preconceituosos?

Segundo problema: Devemos criar barreiras para evitar o mau uso da Inteligência Artificial, proibindo ou limitando o seu uso, ou, por outro lado, devemos deixar mais livre e abertos os usos da Inteligência Artificial, o que poderá estimular a inovação e o aparecimento de novas empresas e aplicações de sistemas inteligentes? Um ambiente restrito e muito cheio de regras tende a "bloquear" e "limitar" a criatividade, a inovação, e o "pensar fora da caixa". Mas quando estamos "brincando com fogo", com tecnologias muito poderosas, como é o caso da Inteligência Artificial, será que é bom, ou sera que é mais perigoso, ficar livremente fazendo experiências com essas tecnologias? Não sabemos...

Quantas dúvidas e dilemas, não é mesmo? Por isso mesmo, é ESSENCIAL que temas como esses sejam discutidos, e que possamos ter uma estratégia bem definida para a área da Inteligência Artificial no Brasil.
 

[CBN]

Sim, parece bem complicado decidir entre privacidade e mais dados para criar melhores sistemas, ou, entre definir regras mais rígidas, ou, dar total liberdade para o desenvolvimento de novas ferramentas de Inteligência Artificial. Me parece realmente importante que sejam definidos os melhores caminhos a serem seguidos no desenvolvimento dessa área no Brasil, e quais objetivos queremos alcançar. Um adequado planejamento estratégico e políticas estratégicas são realmente muito necessárias para avançar nessa área. 

[F.Osório]

Sem dúvida! Precisamos nos preparar bem para o futuro, definindo boas estratégias para o desenvolvimento da Inteligência Artificial no Brasil. E um dos grandes desafios vai ser sem dúvida a formação de mão de obra qualificada para atuar nessa área, inclusive para que possamos definir MUITO BEM os melhores e mais adequados caminhos a serem trilhados no desenvolvimento da Inteligência Artificial aqui no Brasil. 

As Universidades e Centros de Pesquisa estão trabalhando, e muito, para que possamos nos posicionar estrategicamente nessa área aqui no Brasil e dentro do cenário internacional. 

Por isso, fiquem atentos as novidades, discussões e oportunidades dessa área, aqui na nossa coluna da CBN de Inteligência Artificial!

Fiquem bem e até a próxima semana!

==================================================================

Referências Complementares sobre o Tema Abordado:

Artigos de Referência - Sites sobre a EBIA - MCTI

  Repositório de Documentos: 

> Pergunte ao Google ou Bing 

> Eventos de Agosto para discussão sobre a EBIA

Eixo 6 -  Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial - EBIA – Foram realizados 2 Workshop em 04 e 11 de agosto de 2022.

O workshop do dia 04 de agosto esta disponível em: https://youtu.be/0SKGCozplLY 

O workshop do dia 11 de agosto esta disponível em: https://youtu.be/LXv5L-gKAE0 

==================================================================

Link para o áudio do PodCast:

Podcast CBN IA na CBN

https://1drv.ms/u/s!An1Ds03Sy4Vbhe1mOT7MtIdWvTGZUw?e=Zg2qSs   

01.08.2022 # Tema: Robôs de Automação de Processos [RPA - Parte 2]

[CBN]

Olá Professor, boa noite. Nós já conversamos aqui, recentemente, sobre os RPAs, os robôs digitais de automação de processos. Hoje vamos falar sobre as aplicações destes robôs virtuais em tarefas que podem ajudar a melhorar processos em empresas, evitando o mau uso ou desvio de verbas, e as fraudes, ajudando assim neste tipo de tarefas que acabam tomando muito tempo na gestão de uma empresa. Professor, poderia nos falar mais sobre este tipo de aplicações dos RPAs?

[F.Osório] Boa noite ouvintes da Rádio CBN. Espero que estejam todos bem. 

O RPA é uma sigla que significa "Robotic Process Automation". Sistemas RPA são "bots", ou, "robôs digitais e virtuais", que realizam tarefas de "automação de processos computacionais". Portanto, RPAs são "robôs inteligentes para automação de processos". 

Este tipo de software, os RPAs, vêm sendo amplamente adotados, e representam um enorme mercado de produtos, soluções, aplicações, e principalmente, devem gerar muitos empregos nesta área, pois quem programa os robôs para automatizar os processos somos nós, os HUMANOS! São as pessoas, os programadores de computador e especialistas em Sistemas de Informação, que desenvolvem os robôs e "bots inteligentes".

Vamos falar agora de aplicações? Pois então, uma aplicação, dentre as muitas aplicações dos RPAs, 

é a implementação de sistemas de AUDITORIA, de verificação e de validação de diferentes tipos de informações e de transações, bastante usuais dentro das empresas. Por exemplo, a prestação de contas de um funcionário. Imagine que uma empresa paga para os seus funcionários fazerem uma viagem, e depois eles têm que prestar contas, apresentando tickets de passagens, recibos de despesas de hospedagens e refeições, gastos com traslados (em viagens de taxi ou Uber), e por aí vai. Para a empresa, verificar a prestação de contas é importante, para evitar fraudes e desvios de verbas, porém, também deve-se considerar que esta usualmente não é a principal atividade das empresas, e pode gastar muito tempo de funcionários e recursos para verificar recibos! 

É aí que entra o RPA! O sistema pode analisar automaticamente os recibos, extrair informações, textos e valores, e até fazer verificações: se os valores estão adequados e compatíveis em relação aos preços usuais de gastos com passagens, estadias e despesas gerais, e que podem inclusive serem comparados com valores obtidos da Internet. 

Podemos até imaginar o sistema de RPA "se comunicando" com a empresa aérea, com hotéis e restaurantes, para verificar se realmente o seu funcionário realizou aquela despesa... e também essas empresas, como hotéis e restaurantes, podem ter o seu próprio RPA para responder a essas demandas de informações. >> São os robôs se comunicando entre si. <<

Isso acabaria com muitas fraudes e desvios de verbas, e sem gastar o precioso tempo de mais funcionários, que teriam que ser contratados só para fazer esse tipo de serviço de checagem.

E já que estamos falando em fraudes e desvio de verbas, não seria fácil implementar um RPA no sistema de compras de materiais e de contratação de serviços, de uma empresa, que evitasse sobrepreços?  O sistema poderia consultar "automaticamente" outros fornecedores e concorrentes, sobre preços de produtos equivalentes. Se o RPA constatar algum desequilíbrio nas contas, ele pode gerar um alerta ao gestor da empresa, para que seja verificado o porquê de se estar pagando mais caro por alguma coisa que poderia ser adquiria por um preço médio inferior. 

Isso tudo sendo feito de forma automática, com a verificação eficiente e rápida, sem precisar de toda uma equipe que vá se dedicar a ficar fazendo auditorias no setor de compras e pagamentos da empresa. Isso não seria fantástico?

[CBN]

Realmente... Um sistema automatizado para evitar desvios de verbas, superfaturamento e outros problemas similares, e sendo capaz de verificar a prestação de contas, as compras, e os pagamentos feitos pela empresa é algo muito interessante. Isso poderia reduzir enormemente as fraudes e desperdícios, que ocorrem em muitas empresas... e principalmente, poderia evitar fraudes com verbas públicas! E quem de nós já não está cansado de ver o dinheiro público sendo mal aplicado e usado irregularmente?  

[F.Osório]

O superfaturamento é uma "praga", principalmente no setor público, beneficiando uns poucos (os empresários corruptos), e prejudicando muitos, com o desperdício de verbas públicas, levando o governo a precisar cobrar cada vez mais impostos, para assim "tapar" os furos causados pelos desvios e fraudes. Precisamos de sistemas inteligentes, que sejam ágeis e transparentes, que nos ajudem a fazer as empresas e o governo serem mais eficientes, mais competitivos, e gerando menores custos e menos despesas... e é claro reduzindo o desvio a corrupção.

Os RPAs, os robôs digitais de automação de processos, e a Inteligência Artificial podem nos ajudar, e muito, com isso.

Fiquem atentos as novidades e oportunidades nesta área, inclusive, aqui na CBN, junto à nossa coluna de Inteligência Artificial!

Fiquem bem e até a próxima semana!

==================================================================

Referências Complementares sobre o Tema Abordado:

Artigos de Referência - O que é R.P.A. (Robotic Process Automation) 

> Exemplos de RPAs - "Cases" (em inglês) + "Accounting and Finance"

> RPA Robotic Summit 2022 - WTC Event Center/SP

> Ferramentas RPA no Mercado: 

==================================================================

Link para o áudio do PodCast:

Podcast CBN IA na CBN

https://1drv.ms/u/s!An1Ds03Sy4Vbhe0rO6UpYpo1W-2nJA?e=1ELOhL  

25.07.2022 # Tema: Ter ou não ter um sistema RPA (Eis a questão)

[CBN]

Olá Professor, boa noite. Uma ferramenta de trabalho chamada R.P.A. está se tornando cada vez mais conhecida e adotada em grandes empresas, e vem gerando muitas oportunidades de negócios, aplicações, e inclusive muitos empregos! Em um relatório recente de uma empresa de consultoria e pesquisas, a KENNETH RESEARCH, foi indicado que o mercado global de R.P.A. estava estimado em 1.6 bilhões de dólares em 2021, e outras empresas de consultoria afirmam que esse mercado pode atingir um valor de 7 bilhões de dólares nos próximos 5 anos! Professor, mas afinal, o que é o R.P.A. e por que essa tecnologia é tão importante e valiosa?

[F.Osório] Boa noite Thayla e ouvintes da Rádio CBN. Espero que estejam todos bem. 

O RPA é uma sigla que significa "Robotic Process Automation", e de um modo geral, podemos descrever os sistemas de RPA como ferramentas que podem reproduzir tarefas humanas de clicar, preencher formulários, manipular dados (procurar, obter, copiar-e-colar, mover e editar os dados), mas também, podem analisar e tratar esses dados, e, disparar ações e alarmes, de modo automatizado e inteligente. 

O "Robotic Process Automation", RPA, é uma forma de automatizar processos, são "robôs de software" capazes de implementar e automatizar atividades repetitivas, mas também são capazes de inserir uma certa "inteligência" em processos automatizados, 

com o uso de scripts, interações, e realizando ou disparando ações. O RPA é como um robô, mas focado na área de manipulação de dados e de sistemas computacionais. Note que um sistema RPA pode atuar como um funcionário de uma empresa, que toma conta de certas atividades burocráticas. 

Vamos considerar aqui um exemplo bem simples, podemos ter um RPA que automaticamente recebe e-mails, responde ao remetente, agradecendo pela mensagem, indicando que ela está sendo encaminhada para análise, e repassa essa mensagem para o devido setor competente da empresa. 

Note que um e-mail é um documento "não estruturado" e que necessita de uma análise, tratamento e encaminhamentos mais específicos. 

Será que é possível automatizar esse tipo de tarefa usando "scripts" pré-definidos? Certamente que sim! 

Assim, como também podemos imaginar que uma empresa pode, por exemplo, ficar monitorando certos parâmetros do mercado, como por exemplo, a cotação do dólar e euro coletada em sites especializados, e disparar alertas e ações específicas, conforme variam as moedas. Inclusive pode reajustar automaticamente os preços dos produtos de uma empresa em função destas variações cambiais! Acho que ficou claro, o quanto um sistema desses podem ajudar e ser importante junto as empresas, não é mesmo?  

Então, vêm as perguntas: Ser ou não ser um desenvolvedor RPA? Ter ou não ter um sistema RPA na minha empresa? Eis a questão! E as respostas são bem simples: investir em uma carreira e formação como desenvolvedor RPA pode ser uma boa aposta para quem acredita que este tipo de tecnologias vai ser cada vez mais adotado nas empresas. Conforme indicado nesses diferentes estudos de mercado, esta é uma área de trabalho bastante promissora. Mas é claro, por ser relativamente nova, ainda está em crescimento no país, e tem muito a se desenvolver, tanto em termos de adoção, quanto em termos de mão de obra qualificada disponível. 

Além disso, ainda existem diferentes plataformas e tecnologias oferecidas, que não são padronizadas, e que são oferecidas por diferentes empresas: o Microsoft PowerBI ou Power Automate, o IBM HyperAutomation ou RPA Studio, o WorkFusion, o Automation Anywhere, o UIPath, entre vários outros RPAs do mercado. E para os empresários? Bom, o meu conselho é, considere a adoção de sistemas RPA, mas para que dê certo, é bom ter pessoas qualificadas para desenvolver os seus robôs. 

Um robô pode ajudar muito, mas também pode atrapalhar, se for mal programado!

[CBN]

Esse parece ser realmente um mercado bastante promissor. Porém, como todo novo mercado, e tecnologia mais inovadoras, devemos sempre buscar mais informações. Devemos estar informados e preparados para evitar problemas e decepções com a adoção desse tipo de tecnologias. Por outro lado, também não devemos e não podemos ficar para trás, pois me parece que os sistemas RPA podem trazer grandes vantagens, econômicas e de otimização de processos, para as empresas e inclusive para os profissionais que trabalham com essa nova tecnologia. 

[F.Osório]

Exatamente... Inclusive têm surgido diversos eventos especializados na área, como por exemplo o "RPA Robotic Summit 2.022" que vai ocorrer agora no final de Agosto, no WTC Events Center, o World Trade Center de São Paulo. Fique atento as novidades e oportunidades nesta área, inclusive, aqui na CBN, junto à nossa coluna de Inteligência Artificial!

Fiquem bem e até a próxima semana!

==================================================================

Referências Complementares sobre o Tema Abordado:

Artigos de Referência - O que é R.P.A. (Robotic Process Automation) 

> Demais referências: "RPA Market"

> RPA Robotic Summit 2022 - WTC Event Center/SP

> Ferramentas RPA no Mercado: 

==================================================================

Link para o áudio do PodCast:

Podcast CBN IA na CBN

https://1drv.ms/u/s!An1Ds03Sy4Vbhe0Gd6pBbkZTtly7RA?e=MnyQrz 

18.07.2022 # Tema: Eu fui digitalizado e roubado

[CBN]

Olá Professor, boa noite. Os sistemas inteligentes têm sido cada vez mais usados para "digitalizar" as pessoas, e as suas características pessoais, permitindo identificar e reconhecer uma pessoa pelo seu rosto e feições, através de suas impressões digitais, pelo reconhecimento da íris do seu olho, ou até mesmo, pelo seu DNA. Nós somos escaneados, digitalizados, cadastrados e identificados, onde nossos "dados biométricos" viram uma espécie de senha pessoal. Professor, o uso de sistemas biométricos, como por exemplo, o uso das impressões digitais, é realmente um dos melhores e mais seguros sistemas de proteção atuais?  

[F.Osório] Boa noite ouvintes da Rádio CBN. Espero que estejam todos bem. 

As impressões digitais de nossos dedos são um excelente método para reconhecer uma pessoa, pois são únicas, e assim servem para identificar e distinguir as pessoas. A minha digital identifica que "eu sou eu"... Será mesmo? 

Recentemente, em uma discussão acadêmica na USP, eu estava conversando com uma colega professora sobre o uso desses sistemas inteligentes de reconhecimento de digitais, muito usados atualmente em diferentes lugares: nos bancos, nos celulares, em algumas lojas, em escolas, e até mesmo, aqui na USP, onde os funcionários registram a sua presença em um relógio ponto eletrônico que usa as impressões digitais. 

Tudo muito seguro, mas... e se alguém roubar meus dados digitais, ou seja, e se roubarem os dados digitalizados de minhas impressões digitais? Isso pode ser um problema? 

Pois é, SIM, esse pode ser um grande problema! Uma imagem de uma impressão digital pode ser usada, por especialistas, para criar uma digital falsa, ou mesmo, para de alguma forma fornecer esses dados injetando diretamente em um sistema de reconhecimento biométrico por digitais, que poderia vir a ser enganado. Já pensou ter roubada a sua "senha" mais preciosa, os seus dados biométricos, a sua identidade biométrica? 

Uma senha pessoal "normal" eu posso mudar quando quiser, a senha do computador, do celular, de um site, ou mesmo de um banco. Inclusive, um cartão de banco pode ser clonado, mas, basta invalidar ele, e pedir um novo cartão. E a minha DIGITAL, os meus dados biométricos, se forem roubados? Eu não tenho como alterar a minha biometria, ou conseguir uma nova identidade biométrica, novas impressões digitais... não é possível!

Nesse momento, aquela professora com quem eu estava conversando, ficou muito, muito, muito preocupada mesmo! Ela nunca havia parado para pensar que quando cadastra a digital dela em algum estabelecimento ou aparelho, que quando usa um desses leitores e "scanners" de digitais, eles podem simplesmente estar SEQUESTRANDO a digital dela! E ela não terá nunca como mudar esta digital que foi roubada! A digital dela não está protegida "dentro de um cofre", está circulando por aí, em diferentes dispositivos, e até quem sabe viajando pela Internet! 

Vai saber onde está guardada ou onde está sendo processada  essa informação da digital... E nós sabemos que os hackers estão sempre por aí, só esperando por uma "falha de segurança" para poder atacar.

[CBN]

Isso é muito preocupante!!! E agora professor, o que deve ser feito? Eu devo deixar de usar a minha digital no banco, no celular e em outros locais? E se eu não tiver alternativas? O dono de uma empresa pode me obrigar a usar a minha digital para controlar o meu acesso e trabalho na empresa? 

[F.Osório]

CALMA! Não precisamos nos desesperar, por enquanto. 

O roubo e clonagem de digitais é uma tarefa bastante complicada, mas nessas horas é preciso começar a agir desde já e com INTELIGÊNCIA. Na minha opinião, os sistemas que usam biometria deveriam fazer diferentes verificações, por exemplo, deveriam usar a DIGITAL mais uma SENHA (ou um cartão de acesso), evitando usar apenas um dos dois métodos de identificação. 

É muito difícil alguém roubar ambos os dados, e a senha vai poder ser mudada, invalidando o roubo dos dados biométricos para o ladrão que não tiver a senha correta e a atual. Também devemos usar sistemas inteligentes de "prova de vida", de codificação e de criptografia dos dados pessoais, para evitar assim que alguém consiga ler e ter acesso aos dados completos das informações biométricas de uma pessoa. 

Podemos continuar a usar os sistemas modernos e inteligentes de autenticação biométrica, mas devemos sempre buscar aumentar a segurança e a inteligência desses sistemas! Eu sempre falo aqui da importância de discutir, e, de ter políticas e regras de controle e de governança dos sistemas de Inteligência Artificial. Será que o governo não poderia "certificar" os dispositivos biométricos que são colocados no mercado? Eu me sentiria bem mais seguro, se ao usar um determinado dispositivo, soubesse que ele passou por uma inspeção e uma certificação, que asseguraria que ele tem um determinado nível de segurança no tratamento das minhas impressões digitais e dados biométricos... eu não gostaria de colocar meu dedo em um equipamento qualquer de procedência duvidosa! Já seria um bom começo! 

Um artigo recente, do final de junho de 2.022, foi inclusive publicado no site de notícias da BBC, indicando a grande URGÊNCIA de novas leis sobre a biometria. Essa é uma preocupação na Europa, nos Estados Unidos, no mundo, e deveria estar sendo amplamente discutida também aqui no Brasil. E você? Já havia ouvido alguém falar sobre esse assunto? 

Provavelmente essa discussão sobre o roubo de dados biométricos você só veio a tomar conhecimento aqui na CBN, em nossa coluna de Inteligência Artificial... e, é por isso que estamos aqui, toda semana, informando e formando opiniões sobre temas e assuntos tão importantes e delicados como esse.

Fiquem bem e até a próxima semana!

(*) Nota adicional:
E quanto o uso de biometria nas Eleições? É seguro? SIM, pois provavelmente este é o uso mais seguro de sua impressão digital, uma vez que existem inúmeros mecanismos de segurança, certamente muito melhores do que o uso de sua digital em um celular, por exemplo. E será que alguém pode "roubar minha identidade" nas eleições?  Copiar a digital de uma pessoa não é tão difícil, mas como indiquei aqui, uma das melhores formas de evitar fraudes são os sistemas multimodais, ou seja, nas eleições você apresenta seu título de eleitor ou identidade + digital e depois ainda assina que votou (múltipla checagem). Além disso, seria extremamente complexo roubar e copiar as digitais de múltiplas pessoas, e sendo assim, não vale a pena aplicar este tipo de golpe (complexo demais, caro demais e quase impossível de dar certo), pois não teria o impacto suficiente para mudar o resultado das eleições... e também seria facilmente descoberto, pois se a verdadeira pessoa for votar, poderia ver rapidamente que alguém já votou no seu lugar. Conclusão: O USO DE BIOMETRIA NAS ELEIÇÔES BRASILEIRAS É EXTREMAMENTE SEGURO! (só aumenta ainda mais a segurança do voto eletrônico). 

==================================================================

Referências Complementares sobre o Tema Abordado:

Artigo da BBC (e outros) que inspiraram este podcast:

> E no Brasil... 

Eu não tenho conhecimento de trabalhos mais pontuais com propostas mais bem qualificadas sobre este tema.  Parece ter um Projeto de LEI, mas até onde sei está "parado" na Câmara dos Deputados desde 2019.

==================================================================

Link para o áudio do PodCast:

Podcast CBN IA na CBN

https://1drv.ms/u/s!An1Ds03Sy4Vbhe0H4QrlImjhcO5Ixw?e=CnVQ1a 

11.07.2022 # Tema: Reciclagem de Lixo Inteligente

[CBN]

Olá Professor, boa noite. Uma das grandes preocupações atuais no mundo é com a poluição, e com modelos de negócios que respeitem o meio-ambiente, e que sejam mais eco-sustentáveis ou "eco-friendly". Todos nós devemos reaproveitar e reciclar mais, e de melhor forma, o nosso lixo. Em um artigo publicado recentemente em uma revista especializada em tecnologias avançadas, foi descrito um equipamento da empresa americana AMP Robotics que usa Inteligência Artificial, Visão Artificial e Robôs, que permitem uma melhor seleção e melhor aproveitamento de materiais recicláveis. Você poderia nos falar mais sobre este novo sistema inteligente?

[F.Osório] Boa noite ouvintes da Rádio CBN. Espero que estejam todos bem. 

A revista IEEE Spectrum Magazine deste mês de Julho de 2.022 traz como matéria de capa um artigo sobre o uso de robôs guiados por Inteligência Artificial usados para classificar e separar o lixo reciclável. Estes robôs já são uma realidade, e foram desenvolvidos pela empresa AMP Robotics, tendo um desempenho e eficiência que fazem inveja aos humanos. Eles são muito rápidos e precisos. 

Como este equipamento funciona? Bem, o lixo é colocado em uma esteira, como já é usual em centros de triagem e reciclagem de lixo, onde uma câmera de vídeo captura a imagem do lixo na esteira, classificando automaticamente o tipo de lixo que está nessa esteira. A câmera é capaz de identificar pedaços de papelão, papel, plástico, vidro, metais e latinhas de alumínio, entre outros tipos de lixo reciclável. Uma vez identificado o tipo de objeto, assim como o seu tamanho e a sua posição, um braço robótico é capaz de "pegar" o lixo com a sua garra ou sistema de sucção, separando os diferentes tipos de objetos identificados. É um grande "sistema automático de triagem de lixo reciclável", que pode ser bem mais eficiente e seguro do que o uso de pessoas, pois as pessoas têm que manipular, e ficar em contato, com o lixo. 

Esse tipo de dispositivos pode ampliar de modo significativo a capacidade das usinas de reciclagem de lixo. E não pense que esse tipo de sistemas é algo único ou novo... pois desde 2019 já existem competições que visam criar sistemas de reconhecimento de objetos por imagens, focadas especificamente no reconhecimento de diferentes tipos de lixo reciclável. Essa empresa é a concretização destes projetos, mais acadêmicos, só que agora na forma de um produto com fins comerciais. 

[CBN]

As novas tecnologias são surpreendentes, pois realizam tarefas de modo mais rápido e mais eficiente do que as pessoas. Mas, professor, isso não pode afetar o emprego de pessoas que já são muito necessitadas, e que precisam deste tipo de atividade para poder sobreviver? É justo uma pessoa carente e pobre, um catador de lixo, competir em termos de trabalho com um robô inteligente?

[F.Osório]

Esse talvez seja um dos grandes desafios atuais da automação. A tarefa de seleção de lixo é considerada uma tarefa de "baixa qualificação", conhecida como DDD - "Dirty, Dumb, or Dangerous", pois não precisa de uma formação específica para exercer esse tipo de trabalho. E, é justamente por ser uma tarefa mais "maquinal", que ela é propícia e ideal para a adoção de máquinas que podem realizar esse serviço de modo mais eficiente, com mais velocidade, precisão e segurança, no lugar de um humano. 

E esse é o problema, as pessoas que mais precisam, as que têm menos condições de se qualificar e de obter uma nova oportunidade de trabalho, são justamente aquelas as mais afetadas pela automação... por outro lado, a automação permite melhorar a produtividade, reciclar mais e melhor o lixo, permite inclusive evitar o contato com o lixo, que pode prejudicar a saúde e causar acidentes. 

Isso exige de nossos governantes a capacidade de criar políticas que permitam, ao mesmo tempo, trazer uma melhoria da produção e das condições de trabalho, mas também devem ser criados mecanismos de recolocação e de garantias de renda para estes trabalhadores mais pobres. Eles precisam ter a oportunidade de serem reaproveitados em outras atividades, e serem mais bem remunerados, graças ao aumento dos lucros que são resultante do aumento da produtividade!

Também é importante destacar que o nosso principal objetivo não deve ser "classificar o lixo" para que seja depois reciclado! Devemos sempre considerar a regra dos 4 R's: Repensar, Reduzir, Reutilizar e então Reciclar! Antes de reciclar, temos que ter uma maior responsabilidade quanto ao uso de recursos naturais ou industrializados. A reciclagem é o último passo, pois antes devemos Repensar, Reduzir e Reutilizar, sempre que for possível, e se não for possível, aí então, reaproveitar os materiais através da reciclagem. 

A Inteligência Artificial pode ajudar em muitas tarefas, mas antes de usar a Inteligência Artificial, devemos recorrer a Inteligência Humana para tornar a vida neste planeta mais sustentável, com mais conforto, felicidade e principalmente HUMANIDADE!

Fiquem bem e até a próxima semana!

==================================================================

Referências Complementares sobre o Tema Abordado:

Artigo da IEEE Spectrum - Capa da edição de Julho de 2022:

> Empresa AMP Robotics

> Iniciativas anteriores (competições de classificação de lixo)

==================================================================

Link para o áudio do PodCast:

Podcast CBN IA na CBN

https://1drv.ms/u/s!An1Ds03Sy4Vbhe0IZnbGpjflEPRzJQ?e=U08t1g 

Podcasts 2021

11.10.2021 # Inteligência Artificial no Parlamento Europeu

Tema: Parlamento Europeu está regulamentando as aplicações da Inteligência Artificial

[ CBN ] Olá Professor, boa noite. Uma notícia importante para a área da Inteligência Artificial é referente ao Parlamento Europeu, que vem realizando diversos estudos, propostas, e inclusive aprovando novas regulamentações quanto a aplicação de ferramentas de Inteligência Artificial em certas áreas. Foi encaminhada recentemente pelo Parlamento Europeu uma resolução, aprovada por ampla maioria, visando banir e proibir o uso de sistemas inteligentes de reconhecimento facial para fins legais, judiciais e criminais, inclusive pela própria polícia. Professor, qual o motivo desta última resolução do Parlamento Europeu?

[ F.Osorio] Olá ouvintes da Rádio CBN. Espero que estejam todos bem.

O reconhecimento facial, em ambientes públicos, e para fins judiciais e criminais, sempre foi uma questão bastante delicada, pois vai contra alguns princípios das liberdades individuais e de privacidade. Sobre essa questão de dados e privacidade, os países do bloco europeu adotaram a denominada GDPR, e no Brasil foi aprovada a LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados, que é basicamente uma versão brasileira da GDPR. Esta lei visa proteger os nossos dados, mas, e se quisermos proteger além dos nossos dados pessoais? E se quisermos também ter direitos sobre a nossa imagem, e sobre o seu uso em aplicações de reconhecimento facial, que tenham inclusive implicações judiciais e criminais? 

Esta é uma questão bastante delicada, pois um sistema poderia, baseado em imagens e reconhecimento facial, gerar "provas" contra uma pessoa, levando inclusive a sua prisão! Esta resolução do Parlamento Europeu, aprovada por ampla maioria, trata exatamente desta questão: a proibição do uso de ferramentas de Inteligência Artificial e de sistemas de biometria, no caso aqui discutido, que inclui o reconhecimento facial; portanto a resolução vai contra o fato de que seja feito esse tipo de uso pelas autoridades judiciárias e pela polícia, junto a questões de foro criminal e legal. 

Sendo assim, esta resolução pede a proibição do reconhecimento facial, em locais públicos, e para este tipo de aplicações judiciais. Também proíbe o uso de ferramentas de Inteligência Artificial para traçar perfis de criminosos em potencial, e de predição de um potencial ato criminal por um determinado indivíduo. Algo, como já é feito, em sistemas de aprovação de crédito para pessoas no banco, você analisa o perfil da pessoa e faz uma "previsão" para determinar se ela é um potencial bom pagador, ou não. Se isso é usado por bancos, por que não poderia ser usado também pela polícia? 

Neste caso, eu estou 100% de acordo com o Parlamento Europeu!

Já vimos este filme, literalmente, nas telas do cinema e da TV. O filme de ficção científica "Minority Report", com o ator Tom Cruise, apresenta o "rastreamento público" de pessoas pelo reconhecimento biométrico (através do olho), e também, apresenta essa questão de "prever" um crime, no caso, usando técnicas menos convencionais, mas onde podemos facilmente traçar um paralelo entre os personagens "precogs" do filme, relacionando estes com o uso de técnicas de Inteligência Artificial. Outro filme que aborda a questão do reconhecimento facial é o "The Circle" (o círculo) que também apresenta uma "caçada policial" contra uma pessoa que foi reconhecida por um sistema inteligente de reconhecimento facial. Neste filme a atriz principal, Emma Watson, acaba também sendo vítima desta invasão de privacidade, que mistura o público e o privado. 

[ CBN ] A ficção científica, apesar de retratar uma "fantasia", e não a realidade, acaba muitas vezes abordando temas complexos, e inclusive, questões éticas bastante importantes. Esses dois filmes, "Minority Report" e "O Círculo", são, sem dúvida, bons exemplos desta questão que estamos discutindo aqui. E o Parlamento Europeu parece que também se sensibilizou com estas questões. Professor, e quais são os impactos de permitir ou proibir tais aplicações de reconhecimento facial baseadas em Inteligência Artificial?

[ F.Osorio ] Algumas vezes a ficção científica se aproxima muito da realidade, e outras vezes a realidade se aproxima, e muito, da ficção científica. Precisamos saber separar a ficção da realidade, isso é muito importante,  mas quando a realidade copia perigosamente alguns aspectos negativos apresentados na ficção científica, então está na hora de intervir! Foi o que fez o Parlamento Europeu. 

A empresa "ClearView", cujo site pode ser facilmente encontrado na Internet, sob o nome de "ClearView" ponto "AI" (Clearview.ai) oferece uma ferramenta que já implementa esta "caçada de criminosos" baseada em bases de dados faciais coletados em bases públicas, e com aplicação na área criminal e judicial! Eu diria que esta resolução junto ao Parlamento Europeu veio justamente da discussão dos limites que devem ser impostos a empresas como essa. A base de dados da ClearView é composta por mais de 3 bilhões de imagens de indivíduos, obtidas de fontes públicas, como a Internet, e sem a devida autorização, e que são usadas com "provas de acusação" em questões criminais... OPSS!!! 

É claro que não queremos acabar completamente com as aplicações de reconhecimento facial! Uma empresa pode e deve continuar a usar o reconhecimento facial ou biométrico como controle e "registro de ponto eletrônico", para marcar a presença de seu funcionários no trabalho. Um banco pode usar a foto ou impressão digital de seus clientes no reconhecimento biométrico em transações. Até mesmo o Facebook pode usar as nossas fotos para marcar eu e meus amigos nas redes sociais. Mas, eu espero que imagens de câmeras em praças, parques e locais públicos não sejam usadas para criar bases de dados, que depois serão usadas como "provas" em ações criminais! Lembre-se a Inteligência Artificial não é infalível, ela também erra, e inclusive pode ser até tendenciosa ("Bias" na I.A. e no aprendizado). É importante que resoluções e leis, como as propostas na Europa, sejam CUIDADOSAMENTE analisadas, discutidas e implementadas, pois não podemos criar "bloqueios irresponsáveis" para as boas aplicações da Inteligência Artificial... mas quanto as más aplicações, estas devem ser questionadas, e se for o caso, regulamentadas ou proibidas.

[ CBN ] E quanto ao Brasil, estamos preparados, assim como a Europa, para tratar destas questões do uso ético e responsável da Inteligência Artificial?

[ F.Osorio ] O Parlamento Europeu aprovou esta resolução pois era uma questão "emergencial" e "urgente", e muito bem definida, mas atualmente ainda está em discussão o "European AI Act" que é bem mais amplo e precisa de mais tempo para ser analisado, a fim de ser aprovado e implementado na forma de leis. No Brasil a tendência é "copiar" as leis estrangeiras, mas com pouca discussão, e pouco conhecimento mais aprofundado sobre os impactos de tais decisões e leis a serem definidas pelo Governo. Infelizmente estamos quase sempre atrasados no que diz respeito a legislação ligada às áreas tecnológicas. (*)

É por isso que estamos aqui, nesta coluna semanal, conversando e discutindo sobre as novas tecnologias inteligentes, seus avanços e impactos em nossa sociedade! 

Fiquem bem e até o nosso próximo encontro! 

(*) Uma Lei está sendo debatida no Congresso brasileiro (Projeto de Lei), a Lei de Regulamentação da Inteligência Artificial, a PL 21/2020, que vem sendo analisada e discutida pelo governo e pela sociedade civil:
https://www.youtube.com/watch?v=pW3OJ1r41tQ 

==================================================================

Referências Complementares sobre o Tema Abordado:

AI criminal Law and AI Act => European Parliament

https://www.politico.eu/article/european-parliament-ban-facial-recognition-brussels/

https://www-politico-eu.translate.goog/article/european-parliament-ban-facial-recognition-brussels/?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=nui   Em Português

AI and Criminal Law - Document (Resolução Aprovada)

https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/A-9-2021-0232_EN.html 

https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/A-9-2021-0232_EN.pdf 

AI Act (Em discussão no Parlamento Europeu)

https://oeil.secure.europarl.europa.eu/oeil/popups/ficheprocedure.do?reference=2021/0106(COD)&l=en 

https://oeil.secure.europarl.europa.eu/oeil/popups/summary.do?id=1658804&t=d&l=en 

https://www.europarl.europa.eu/RegData/docs_autres_institutions/commission_europeenne/com/2021/0206/COM_COM(2021)0206_EN.pdf

Regulamentação da Inteligência Artificial no Brasil:

https://www.youtube.com/watch?v=pW3OJ1r41tQ   Debate com o Deputado Federal que propôs o PL21/2020

Projeto de Lei em apreciação no Senado Federal de autoria do Dep. Federal Bismarck PL 21/2020
https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2236340
Projeto de Lei na Integra (PDF) https://bit.ly/3nxoi5e 

Clearview Company

https://www.clearview.ai/    Empresa de reconhecimento facial para aplicações "policiais"

Críticas a ClearView:

https://www.cato.org/commentary/facial-recognition-technology-getting-out-control

https://www.youtube.com/watch?v=ufAlSgXIPB4  

https://www.youtube.com/watch?v=jZjmlJPJgug  Facial Recognition: Last Week Tonight with John Oliver (HBO)

Filmes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Minority_Report_(filme)  Minority Report com Tom Cruise  (precogs => preditivo)

https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Círculo                The Circle (movie) -  Emma Watson e Tom Hanks

==================================================================

Links para o áudio do PodCast:

Podcast CBN IA no Spotofy

https://open.spotify.com/episode/2lZ4z93IAxn5Uj8UeNocOa?si=6e308684b0f74100 

Podcast CBN IA na CBN

https://www.cbnsaocarlos.com.br/multimidia/podcasts/som,0,0,99078,parlamento-europeu-esta-regulamentando-as-aplicacoes-na-inteligencia-artificial.aspx 

01.11.2021 # Tema: Ganhar dinheiro de graça e sem trabalhar! (Dados Biométricos não se vende, não se troca!)

[ CBN ] Hoje vamos falar de mais uma notícia que chamou muito a atenção de milhares de pessoas ao redor do mundo, e que está diretamente relacionada com as tecnologias de Inteligência Artificial. Uma empresa está distribuindo de graça a WorldCoin, que é uma Criptomoeda, ou seja, uma moeda virtual, porém, ela quer em troca seus dados biométricos, que permitem que ferramentas de Inteligência Artificial possam rastrear e reconhecer você. Então, é possível mesmo ganhar dinheiro de graça e sem trabalhar?

[ F.Osório ] Olá ouvintes da Rádio CBN. Espero que estejam todos bem.

Prezados ouvintes, vocês querem ganhar dinheiro de graça e sem trabalhar? Perguntem-me como! E eu vou responder... é muito fácil, você pode, por exemplo, vender o seu rim, seu coração, seus órgãos, e pode até ganhar dinheiro com isso! Mas qual é o custo disso? Pode inclusive custar a sua própria saúde e a sua própria vida! Isso pode parecer um pouco "assustador" (e é mesmo!), dizer que se pode ganhar dinheiro vendendo partes de seu próprio corpo... mas você também pode ganhar dinheiro vendendo dados, e inclusive pode vender os seus próprios dados pessoais, que são tão importantes e quase tão valiosos quanto os seus órgãos: estes são os seus dados biométricos!

E o que são os dados biométricos? E por que podem valer tanto? As suas digitais são exemplo de dado biométrico, são identificadores únicos, pois a impressão digital permite identificar você, dizer que "você é você", sendo inclusive usada para "autorizar" transações financeiras, por exemplo. A digital funciona como um "documento de identificação" e uma "senha" que pode servir para confirmar que você está autorizando uma determinada transação. A digital é um identificador pessoal, um documento pessoal, assim como o seu olho, onde a IRIS e RETINA do olho, podem também ser usadas por Sistemas de Inteligência Artificial para identificar e diferenciar as pessoas: são identificadores biométricos.

E o que isso tem a ver com uma empresa, como a WorldCoin, que está distribuindo criptomoedas, ou seja, moedas virtuais, dinheiro virtual, e "de graça"? Na verdade, eles não estão dando dinheiro de graça, pois você pode até ganhar um certo valor em moedas virtuais, porém, dando em troca disso os seus valiosos dados biométricos! A WorldCoin criou um "ORB", uma espécie de esfera onde você tem o seu olho escaneado/digitalizado, com a leitura dos seus dados da IRIS e RETINA, que são disponibilizados para essa empresa. Podemos dizer que você "doa" seus dados biométricos, em troca de algumas poucas moedas digitais. Isso quer dizer que você não vai ganhar dinheiro virtual de graça, você vai vender uma parte de você, de seus dados pessoais, em troca de um pagamento em moedas virtuais.

[ CBN ] Isso parece bem preocupante... A gente não tem ideia do "valor" dos nossos dados, e do que se pode fazer quando se está em posse desses dados! Eu não venderia jamais a minha senha do banco para um "estranho", então, imagino que não deva também "doar" meus dados biométricos, para alguém em que eu não tenho plena confiança, certo professor?

[ F.Osório ] Exatamente! Os nossos dados biométricos são tão valiosos quanto uma senha, e até mais do que isso, pois uma senha pode ser modificada, pode ser trocada, já os meus dados biométricos são únicos, e não tem como mudar eles, assim como eu faço com a minha senha. 

Eu posso fornecer a minha digital para o meu banco, pois eu confio nele, deixando o meu dinheiro lá, e deixando junto com os meus dados pessoais, inclusive fornecendo a minha impressão digital para o banco. Eu também confio que a minha digital sirva para validar unicamente o meu voto nas eleições, e vou inclusive saber se alguém tentar votar por mim, pois não podemos votar duas vezes na mesma eleição.

Por outro lado, eu não deixaria que uma empresa até um certo ponto "desconhecida", como a WorldCoin, que colocou um "orb", uma esfera, em praças públicas e em shopping centers, coletar meus dados biométricos. Eu não encostaria o meu rosto neste "orb", para ter assim o meu olho escaneado, com os meus dados biométricos coletados. Inclusive, eu também me NEGO a fornecer, "voluntariamente", a minha digital para ser cadastrada em lojas, postos de gasolina, e outros comércios e serviços, que não teriam a necessidade de criar um banco de dados com informações tão importantes como essas. Até mesmo o meu CPF, e outros dados pessoais, eu costumo evitar que sejam fornecidos abertamente para "qualquer um".

Precisamos tomar muito cuidado com as nossas informações pessoais, pois um crime bastante comum é o "roubo de identidade". Os dados biométricos, de digital e do olho, são mais sensíveis ainda, pois se roubados, podem também ser usados em um "roubo de identidade". Cuide bem de seus dados pessoais! E garanta que vão ser usados APENAS por empresas e entidades idôneas, e de forma correta e segura!

[ CBN ] É verdade! Devemos sempre ter bastante cuidado com os nossos dados, documentos, senhas e informações biométricas, pois podem ser usados por pessoas mal intencionadas, para fins ilícitos. A partir de agora, eu vou cuidar ainda mais dos meus dados, pois não imaginava o quanto eles podem valer...

[ F.Osório ] Sim, valem tanto que tem até gente "dando dinheiro de graça" em troca deles. Cuidado, pois isso pode acabar custando "o olho da cara", se você não estiver atento a esse tipo de questão.

Precisamos estar sempre bem informados sobre essas questões, e é isto que buscamos fazer aqui todas as semanas nesta coluna sobre Inteligência Artificial. Olhamos para as novas tecnologias, buscando conhecer melhor os impactos da Inteligência Artificial junto a sociedade.

Fiquem bem e até o nosso próximo encontro!

==================================================================

Referências Complementares sobre o Tema Abordado:

WorldCoin (BRASIL)

https://www.tecmundo.com.br/mercado/227418-startup-quer-distribuir-1-bilhao-criptomoedas-graca.htm

https://cointelegraph.com.br/news/worldcoin-gives-away-free-cryptocurrency-in-exchange-for-eye-popping-but-the-crypto-community-is-suspicious

https://livecoins.com.br/worldcoin-olhos-escaneados/  
"130 mil pessoas tiveram os olhos escaneados para ganhar criptomoedas de graça"

WorldCoin (Internacional)

https://fortune.com/2021/10/22/crypto-worldcoin-cryptocurrency-eye-scan-biometrics-orb/

https://arstechnica.com/tech-policy/2021/10/more-than-100000-people-have-had-their-eyes-scanned-for-free-cryptocurrency/

==================================================================

Link para o áudio do PodCast:

<disponibilizado aqui> (Quando disponível - Data em que foi ao ar em 01.11.2021 - 18h45 - Radio CBN São Carlos)

18.10.2021 # Inteligência Artificial  é uma máquina que permite Viajar no Tempo!  (Viagem no Tempo com a Inteligência Artificial) 

Versão estendida “uncut” do podcast

[ CBN ] Olá Professor, boa noite. Um livro de ficção científica, muito interessante e bastante conhecido, é o livro "A Máquina do Tempo" (ou "The Time Machine") de H.G.Wells, onde é apresentada uma máquina incrível capaz de viajar no tempo. A possibilidade de viajar no tempo sempre foi um assunto que atraiu muito a atenção das pessoas, inclusive no cinema com filmes como "De volta para o Futuro". Professor, será que isso vai ser possível algum dia?

[ F.Osório ] Olá ouvintes da Rádio CBN. Espero que estejam todos bem.

Eu costumo falar para os meus alunos, e em minhas palestras, sobre Inteligência Artificial,  que a máquina do tempo já existe, e ela se chama Inteligência Artificial! Só que esta máquina do tempo só consegue viajar para o futuro, olhar para o futuro... e permite inclusive que possamos alterar o presente de modo a impactar o futuro. A Inteligência Artificial é como uma "bola de cristal", capaz de antecipar o que vai acontecer no futuro!

Mas como isso é possível? A Inteligência Artificial permite criar os chamados sistemas preditivos, ou seja, sistemas que preveem o futuro, que antecipam o futuro. É como se tivéssemos a capacidade de avançar no futuro e ver o que vai acontecer no dia seguinte, na semana seguinte, no mês seguinte, ou mesmo em anos mais para frente. Os sistemas preditivos são capazes de analisar os dados do passado, e do presente, e construir modelos capazes de fazer previsões futuras, que podem ser muito realistas.

Estes sistemas preditivos podem nos dizer o que vai acontecer no futuro! Isso já é possível em termos de previsão do clima, por exemplo, pois conseguimos saber antecipadamente, qual será a condição do tempo (se vai ter sol, chuva, qual a temperatura e umidade), que vamos ter em breve em um determinado local.

É claro que essa "bola de cristal" tem seus limites, podemos prever o clima de amanhã, com um algum grau de acerto (um ótimo grau de acerto!), mas também podemos errar ao tentar prever o clima para um prazo bem mais longo. A previsão futura pode ter certas limitações sobre o quanto podemos avançar no futuro, dependendo do problema tratado.

Os sistemas preditivos de Inteligência Artificial criam, aprendem e ajustam os modelos, que são alimentados com dados do passado e da situação presente, e que permitem assim visualizar com uma grande precisão como vai ser: o clima de amanhã, a cotação das ações de uma empresa na bolsa de valores, se uma pessoa vai desenvolver uma doença grave no futuro, ou, quando uma máquina poderá quebrar ou parar de funcionar.

Podemos prever antecipadamente o que vai acontecer... e com um alto grau de certeza e de acerto. É claro que existem aplicações onde a previsão do futuro é mais fácil e acertada, pois sempre dependemos das variáveis e dos dados que possuímos, e que permitem criar esses modelos mais "robustos" e menos sujeito a imprevistos e imprecisões.

É claro que não podemos prever eventos aleatórios, como o sorteio dos números da Mega-sena! Mas é certo que podemos prever, com um pouco de antecipação, onde um carro vai estar daqui algum tempo, e se esse carro vai causar um acidente, em um determinado contexto, se ele não frear até um determinado momento! A física, principalmente, é bem previsível. E podemos inclusive alterar o futuro, evitando esse acidente.

Essa é a máquina do tempo, que olha para o futuro, baseada em Inteligência Artificial.

[ CBN ] Isso parece ficção cientifica! Mas, é bem verdade que cada vez mais nós usamos e dependemos dos computadores e dos sistemas inteligentes, que são capazes de predizer o futuro, de certa forma. A Inteligência Artificial pode inclusive prever, por exemplo, os problemas climáticos devido ao aquecimento global. Podemos também prever a safra agrícola, e até mesmo, a produção industrial de um país. Estamos sempre tentando prever o futuro, algumas vezes acertamos, mas, não é sempre que acertamos, certo professor?

[ F.Osório ] Sim, para prever o futuro, existem condições para que possamos acertar as previsões. Quanto melhor o modelo criado, e menos dependente de fatores externos imprevisíveis ou aleatórios, melhor será para o sistema preditivo, para que ele possa estimar e acertar a sua previsão do futuro. Inclusive, o Pentágono nos Estados Unidos pretende usar, cada vez mais, a Inteligência Artificial para predizer eventos antes mesmo que eles ocorram, conforme foi publicado na semana passada no site especializado da IEEE Spectrum. É como em um jogo de xadrez, onde você pode de certa forma, tentar prever as jogadas de seu oponente, onde esse tipo de estratégia pode então ser usado inclusive em aplicações militares. 

O uso de simulações são também uma forma de recriar a realidade, e assim poder estimar o que vai acontecer no futuro, de acordo com os parâmetros e dados alimentados junto ao sistema de simulação. Uma simulação baseada em modelos preditivos de Inteligência Artificial pode de certa forma "visualizar" o futuro. 

A Inteligência Artificial, os sistemas preditivos e os modelos inteligentes de simulação, podem sim viajar no tempo e ver como será o futuro. E se o modelo preditivo criado for bem definido, sendo simulado e funcionando corretamente, poderemos então viajar no tempo. Com isso, podemos inclusive realizar ações HOJE, que vão gerar impactos e mudanças no AMANHÃ. E isso já é feito atualmente!

E quanto as viagens para o passado? Isso é possível? De certa forma, quando anotamos, gravamos, ou registramos dados do passado, podemos OLHAR para o passado... é uma forma de viagem no tempo, uma viagem para o passado, quando olhamos uma foto, um vídeo antigo ou um registro antigo. Mas é importante destacar, que NÃO EXISTE ainda uma máquina que possa voltar ao passado e mudar o que já aconteceu! Isso é pura ficção científica. Só podemos olhar para o passado, quando existem informações e dados a respeito dele, mas não temos como alterar aquilo que já aconteceu.

[ CBN ] Então, se não podemos alterar o passado, pelo menos podemos tentar mudar o futuro, e para melhor!

[ F.Osório ] Exatamente, podemos prever e antecipar o que vai acontecer, mudando o presente para buscar melhorar aquilo de ruim que pode vir a acontecer. É por isso que a Inteligência Artificial tem sido tão valorizada na atualidade, pois cada vez mais ela tem permitido que os sistemas preditivos antecipem o futuro!

É isto que fazemos todas as semanas aqui nesta coluna sobre Inteligência Artificial, olhamos para o futuro e para as novas tecnologias, buscando assim trazer mais impactos positivos para a nossa sociedade!

Fiquem bem e até o nosso próximo encontro! 

==================================================================

Referências Complementares sobre o Tema Abordado:

IBM:

https://www.ibm.com/analytics/predictive-analytics

IEEE Spectrum:

https://spectrum.ieee.org/predictive-ai-pentagon

Pentagon Wants AI to Predict Events Before They Occur

Ficcão Científica:

https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Time_Machine_(romance)

==================================================================

Links para o áudio do PodCast:

Podcast CBN IA no Spotofy

https://open.spotify.com/episode/5SaAj64Ku61Vt4B5StOcHA?si=eho8qMz5Sia9KvjagmnElQ

Podcast CBN IA na CBN

https://www.cbnsaocarlos.com.br/multimidia/podcasts/SOM,0,0,101380,Viagem-no-tempo-com-inteligencia-artificial-podera-ser-real.aspx

18.04.2021 # Tema: Senado debate regulamentação da Inteligência Artificial (Marco Regulatório da IA no Brasil)

[ CBN] O Senado Federal está discutindo o marco regulatório da Inteligência Artificial no Brasil. Foi aberta uma consulta pública aos especialistas e demais setores da sociedade sobre propostas para discussão junto ao Senado sobre este marco regulatório da Inteligência Artificial. Qual é a relevância deste marco regulatório e dessa discussão aberta pelo governo? E como podemos participar desta discussão e enviar contribuições? 

[ F.Osório ] Boa noite aos ouvintes da Rádio CBN. Espero que estejam todos bem!

Uma comissão de juristas foi instalada junto ao Senado em 30 de março, para discutir as leis que devem compor este marco regulatório, referente aos usos e as regras aplicadas a Inteligência Artificial aqui no Brasil. Outros países, com destaque para a Europa, os Estados Unidos, e inclusive o Chile, têm avançado de forma significativa em relação a essa questão da regulamentação da Inteligência Artificial. O Brasil também precisa ficar atento as questões tão importantes como essa, onde uma regulamentação é, sem dúvida, necessária, porém SEM limitar ou restringir de modo excessivo as possibilidades de uso e de novos avanços  que podem ser obtidos com o uso da Inteligência Artificial.

O que se pretende com essa consulta? Definir limites, regras, formas adequadas de aplicação da Inteligência Artificial. Por exemplo, você já pensou em como deve ser tratado um acidente de um carro inteligente sem motorista? Quem é o culpado? A culpa pode ter sido do sistema de Inteligência Artificial do carro, mas também pode ser do humano, que foi imprudente ou negligente, ou mesmo, de quem deliberadamente causou o acidente! E a Inteligência Artificial deve ser usada como uma arma de guerra, equipada com sistemas letais com a capacidade de matar deliberadamente? Devemos confiar "cegamente" no parecer emitido por um sistema inteligente, seja este um diagnóstico médico ou mesmo um julgamento criminal? Estas são apenas algumas das questões de grande impacto e relevância que DEVERIAM estar detalhadas no marco legal da Inteligência Artificial.

O governo, e neste caso, esta sub-comissão de justiça do Senado Federal, desejam ouvir especialista e os diversos setores da sociedade,  a fim de discutir mais sobre esse tema. A consulta está aberta até o dia 13 de maio deste ano, sim, o prazo é bem curto, para um tema tão importante: a consulta vai encerrar já no próximo dia 13 de maio (PRORROGADO! 10 de junho). E como eu devo proceder para participar com sugestões de temas a serem debatidos, apresentando as minhas contribuições nessa discussão?  Você pode enviar um e-mail para CJSUBIA@senado.leg.br - CJ de Comissão de Justiça, SUBIA de SUB-comitê de Inteligência Artificial.  Repetindo, enviar sugestões para CJSUBIA@senado.leg.br (C-J-S-U-B-I-A). 

Você também encontra diversas informações sobre esta consulta na Internet, incluindo este endereço de e-mail, onde basta colocar em seu buscador da Internet preferido as palavras-chave:  marco regulatório inteligência artificial e senado [ver abaixo em referências]

A participação de todos é muito importante, pois vai impactar nossas vidas!

[ CBN ] Esse é um tema bastante delicado, pois para muitos ainda é bastante difícil prever os impactos, tanto positivos, como também os negativos, da adoção de sistemas de Inteligência Artificial nas mais diferentes áreas de aplicação. Quanto mais discutirmos sobre essa questão, mais nós teremos condições de entender, e de regulamentar adequadamente, os usos e aplicações da Inteligência Artificial. 

[ F.Osório ] Exato... não podemos deixar essa questão apenas na mão de uns poucos juristas e políticos. Os impactos da Inteligência Artificial são muito amplos, seja na área legal (em leis, responsabilidade civil e penal), na área comercial e industrial, na área militar, referente aos direitos e deveres dos cidadãos impactados pela Inteligência Artificial, referente as fiscalizações necessárias e de governança, entre tantas outras questões relevantes. Precisamos inclusive definir adequadamente, e de forma bastante precisa, o que é a Inteligência Artificial e o que é exatamente um Sistema Inteligente, para que possamos regulamentar seu uso. 

Pense nesse assunto, e se possível, participe ativamente desta discussão tão importante!

E nós, estamos aqui na CBN, todas semanas, fazendo nossa parte! Divulgando e promovendo discussões sobre a Inteligência Artificial, que é tão importante para todos nós, e tão importante para as nossas vidas e para a sociedade.

Fiquem bem e até a próxima semana!

==================================================================

Referências Complementares sobre o Tema Abordado:

Artigos de Referência - Senado: 

> Demais referências:

> Buscando na Internets sobre: marco regulatório inteligência artificial senado

==================================================================

Link para o áudio do PodCast:

Podcast CBN IA na CBN

https://www.cbnsaocarlos.com.br/multimidia/podcasts/SOM,0,0,122189,Senado-debate-regulamentacao-da-inteligencia-artificial.aspx 

28.03.2021 # Tema: Centro de Inteligência Artificial da USP está criando uma solução para auxiliar no combate à fome

[ CBN] Na semana passada foi anunciado que a USP, através do seu Centro de Inteligência Artificial, está criando uma solução que irá ajudar no combate à fome. Esta notícia foi publicada junto ao Jornal da USP, na Internet, sendo bastante interessante... esse é mais um exemplo de aplicação das técnicas de Inteligência Artificial, que podem trazer muitos benefícios e impactos positivos para a nossa sociedade. Você poderia falar um pouco mais sobre esta iniciativa?

[ F.Osório ] Boa noite aos ouvintes da Rádio CBN. Espero que estejam todos bem. 

O problema da fome, seja no Brasil ou em outros países, é um tema muito complexo e de grande relevância. Os problemas ligados ao clima, inclusive com as atuais mudanças climáticas, junto com os desastres naturais, podem prejudicar safras agrícolas de determinados produtos. Isso pode levar a uma quebra na produção de alimentos em quantidade suficiente para abastecer a população, e é claro, devemos lembrar aqui do crescimento populacional no mundo, que pressiona por um constante aumento da produção de alimentos. Somos hoje cerca de 8 bilhões de pessoas neste pequeno planeta azul perdido no meio do espaço, com recursos limitados, e dependente de condições muito específicas de temperatura, umidade, sol e chuvas, para poder produzir alimentos. 

Também dependemos de fertilizantes, do combate as pragas, da disponibilidade de água, de boas sementes para o plantio, e inclusive, da disponibilidade de terras, mão de obra e maquinários. 

Por fim, como se esse já não fosse um problema suficientemente complexo, ainda estamos sujeitos a conflitos armados, como no caso da Guerra da Rússia contra a Ucrânia, onde a Rússia invadiu e está destruindo um país inteiro, acabando com a sua capacidade industrial, sua infraestrutura, e sua produção agrícola... A Ucrânia é um país que tem um papel muito importante na produção de grãos, como trigo e milho, sendo >> um dos principais exportadores do mundo << deste tipo de produtos, e de seus derivados. 

Em resumo, o grande desafio atual é ligado a definição de políticas públicas eficientes, e da realização de ações eficazes, de combate a fome e contra a insegurança alimentar. Em outras palavras, é uma questão de PRODUTIVIDADE, de OTIMIZAÇÃO de RECURSOS, de LOGÍSTICA, e de TOMADA de DECISÔES, que permitam realizar AÇÕES que possam minimizar os problemas decorrentes destes fatores... Os fatores climáticos, de distribuição de alimentos, de quebra de safras, e da necessidade de se dar uma maior atenção aos problemas locais de acesso a alimentos de qualidade para a população em risco alimentar.

Você já pensou que muitas vezes até temos alimentos de sobra, em grandes centros, mas, mesmo assim, eles podem não chegar nas mãos de quem precisa. Durante a pandemia, muitas famílias sofreram com a falta de renda e condições para ter uma alimentação básica e mínima, e mesmo sabendo que muito foi feito em termos de ajudas e doações, a distribuição dos alimentos nem sempre chegava a quem realmente precisava. Esse é um problema de distribuição, de localidade e de logística! Além de produzir e ter alimentos disponíveis, é necessário fazer com que este alimento chegue até aqueles que têm fome! Que precisam!

É aí que entra a Inteligência Artificial, que a partir das bases de dados disponíveis, somada com informações geográficas, de previsão do clima e de previsão da produção de alimentos, com ferramentas de gestão da distribuição de produtos, com soluções de logística e de otimização de processos, pode assim ajudar a combater a fome. A USP está criando o MAPA da FOME, unindo bases de dados (o tal "Big Data"), com ferramentas inteligentes de tomada de decisões, que permitam indicar as melhores ações para minimizar os problemas da fome, em locais específicos, e para populações em situação de risco alimentar.

[ CBN ] É verdade professor, precisamos de soluções inteligentes e eficazes para tratar de um problema tão amplo e tão complexo como esse, que envolve desde as questões ambientais, de mudanças climáticas, de escassez de recursos naturais, da necessidade do aumento da produtividade, e até mesmo, relacionado aos conflitos regionais e as guerras, como vimos mais recentemente. Professor, e o que a USP e o Centro de Inteligência Artificial estão fazendo a fim de contribuir nessa questão?

[ F.Osório ] Os pesquisadores da USP, o prof. Alexandre Delbem do ICMC da USP de São Carlos e o prof. Antônio Saraiva da Escola Politécnica da USP de São Paulo, coordenam um grupo de pesquisas na área do Agronegócio Sustentável, junto ao Centro de Inteligência Artificial da USP, FAPESP e IBM.  Eles desenvolvem trabalhos apoiados por técnicas e ferramentas avançadas de Inteligência Artificial e com o uso de bases de dados abertos, como por exemplo, os dados fornecidos pelo IBGE e pela CONAB, a Companhia Nacional de Abastecimento. 

Estão sendo desenvolvidas, por este grupo, ferramentas de diagnóstico, de previsão de produção e de demanda, e de otimização de soluções que vão contribuir no apoio a tomada de decisões por parte dos gestores e do poder público, e que devem ajudar a implementar ações de combate à fome e de combate a insegurança alimentar. É a Inteligência Artificial contribuindo de modo importante e significativo em questões de grande relevância e impacto social. 

A Inteligência Artificial pode trazer grandes benefícios para a nossa sociedade, e por isso, estamos aqui na CBN toda semana apresentando as novidades nessa área para os nossos ouvintes.

Fiquem bem e até a próxima semana!

==================================================================

Referências Complementares sobre o Tema Abordado:

Artigos de Referência: 

> Demais referências:

==================================================================

Link para o áudio do PodCast:

Podcast CBN IA na CBN

https://www.cbnsaocarlos.com.br/multimidia/podcasts/SOM,0,0,119970,Centro-de-Inteligencia-Artificial-da-USP-esta-criando-uma-solucao-para-auxiliar-no-combate-a-fome.aspx 

Lista de Episódios da Central da Inteligência Artificial (CBN)