Etapa 2

Panorama de investigação

O refinamento das primeiras perguntas, norteando quais serão as mais fundamentais para o estudo da situação problema é realizada na etapa 2. Alguns dos pontos importantes que iremos ressaltar nesta etapa são:


  • Listagem de Atores: O aluno irá descrever o cenário a partir de seus atores, a sociedade e o governo, tanto como vítima passiva do problema, além de culpada pelo agravamento da situação com inúmeras maneiras de reduzir os efeitos do aquecimento global e das crises hídricas.


  • Pesquisa de Normas: É preciso que o grupo conheça as leis que regem o sistema de regularização do abastecimento de água, a fim de ter uma melhor noção da maneira como a implementação funciona e qual a praticidade de suas propostas. Juntamente com as que regem e regulam o desmatamento da floresta amazônica.


  • A Lista de Conflitos de Interesses e Tensões: Se já são conhecidas inúmeras maneiras de se reduzir os efeitos do aquecimento global, por que elas não são implementadas? Como conseguiremos encontrar uma concessão entre nossos interesses econômicos e nossa preocupação ambiental?


  • Listagem de Caixas Pretas Ligadas à Situação: Tópicos que dialogam com os assuntos e podem funcionar como parâmetro e analogia nos estudos. Alguns exemplos são: O que é o efeito estufa; efeito estufa e o consumo de carne bovina; o que é o aquecimento global; o que são rios aéreos; como as chuvas se formam; como a água é distribuída para São Paulo; a história do tratamento da água, engenharia hidráulica...


  • Organização conceitual do Problema : Etapa onde o grupo escolherá os grandes temas que os estudos entrarão em foco. É muito recomendado o uso de um mapa de ideias para ilustrar e elencar as prioridades do projeto. Os temas podem ser selecionados dentre os dois grandes grupos nas figuras abaixo - é importante que o professor forneça todas as opções para os alunos, que devem selecionar de acordo com seus maiores interesses.

  • Lista de Especialidades Pertinentes: Para aprofundar os conhecimentos e estudos dos alunos, é importante que eles procurem em diferentes fontes especialistas no assunto para embasar o material. Não apenas artigos acadêmicos, mas a opinião de pessoas que trabalham na área também são muito bem vindas (biólogos, químicos, especialistas em meio ambiente, entre outros), assim como notícias jornalísticas.

Alguns exemplos em que essa pesquisa pode ser realizada são:

  • On the importance of cascading moisture recycling in South America, Zemp et al. (2014) - Artigo científico