03/01/2025
Cumprindo o compromisso institucional de levar conhecimento à comunidade, o curso de Ciências Contábeis concedeu entrevista à jornalista Júlia Nick, do Jornal Rio Doce, cujo propósito foi esclarecer aos espectadores como organizar melhor a condição financeira pessoal para enfretar os desafios no ano que se inicia, especialmente com relação aos gastos específicos com educação e tributos, sem contar os impactos das festividades de virada de ano, combinados com as contas a pagar normais do mês.
O professor Mauro Guariente esclareceu a importância da adoção de um instrumento de Gestão Financeira, o Fluxo de Caixa, por meio do qual o indvíduo pode vislumbrar o comportamento financeiro de suas decisões tomadas, especialmente quanto ao recurso que proporciona, que é o de antever como ficará a condição financeiro no futuro, de modo que isso sirva de referência para decidir em gastar no presente.
Para esta proposta, o professor enfatizou a importância de duas virtudes pessoais: Equilíbrio e disciplina.
Equilíbrio para saber o momento certo de se comprometer com dívidas;
Disciplina para respeitar o comportamento financeiro das decisões e não assumir dívidas que, depois, não conseguirá quitar.
Para desenvolver estar virtudes, o indivíduo precisa buscar capacitação, sendo que a melhor opção é o conhecimento científico, pois é com base neste que a essência das decisões tomadas deveriam se pautar.
17/01/2025
Confirmado pela Receita Federal o resultado do desempenho do NAF - Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal do curso de Ciências Contábeis: Com relação ao ano anterior, o NAF passou de 3º para 1º lugar em nível de serviços prestados em Minas Gerais, sendo que em nível nacional, saiu da 4ª para a 2ª colocação.
Com a reestruturação do núcleo, agora mais alinhado ao escopo acadêmico da instituição, espera-se que o desempenho, além de impactar no desenvolvimento e crescimento pelos atendimentos realizados à comunidade, também impacte em pesquisas científicas que contribuam com soluções relevantes para o bem-estar e a qualidade de vida da sociedade, considerando que a Ciência Contábil Aplicada é conhecimento acadêmico essencial para o equilíbro socioeconômico.
Que em 2025 o cenário favoreça ainda mais o empenho das pessoas envolvidas no NAF, para que a UNIVALE se fortaleça como um ator relevante para Governador Valadares e Região e que as parcerias se consolidem e aumentem, para que a abrangência seja ainda maior!
29/01/2025
Primeira oficina de Capacitação Docente promovida pela Gestão Pedagógica - GEPE - da UNIVALE, dentro do evento institucional de início das atividades acadêmicas do 1º semestre 2025.
O objetivo foi o de alinhar o setor da Gestão Pedagógica aos Núcleo Docentes Estruturantes (NDE) dos cursos da UNIVALE, para planejamento de ações efetivas de organização didático/pedagógica, com o propósito de tornar os conteúdos programáticos mais adequados à realidade das profissões, bem como melhores estruturados na correlação com DCN's, PDI's, PPC's, Portfólios, Planos de Ensido e Planos de Aulas.
03/02/2025
Realizou-se no Hermirão (grande auditório da UNIVALE - Campus II) a palestra oganizada pelo GEPE - Gestão Pedagógica, cujo objetivo foi trazer respostas para os seguintes questionamentos:
Por que avaliação continua sendo um desafio no processo de ensino/aprendizagem?
Por que a Educação está sempre em transformação?
Por que a avaliação impacta o desenvolvimento dos alunos?
Sempre na busca da melhoria contínua, a instituição mais uma vez se esforça em encontrar modos mais efetivos para tornar o processo de transformação de indivíduos em cidadãos dignos e profissionais competentes, o mais próximo da excelência.
04/02/2025
A oficina "Balanço do Equilíbrio Docente" foi um momento de reflexão promovido pelo GEPE, sobre como os docentes da UNIVALE estão preparados para enfrentar as adversidades do dia a dia acadêmico, considerando tantas variáveis que impactam decisivamente no cotidiano das ações de ensino/aprendizagem dos cursos.
Com a participação do pessoal do ESPAÇO A3, os participantes tiveram a oportunidade de externar suas experiências e dificuldades para trabalhar de forma mais efetiva na construção do conhecimento científico.
Desde problemas acadêmicos/pedagócios, até psicológicos, diversas situações corriqueiras foram tratadas durante a manhã, como mais uma ação de melhoria contínua pela busca da excelência na formação e transformação das pessoas.
05/02/2025
Em mais uma oficina de capacitação profissional realizada pela Gestão Pedagógica - GEPE - da UNIVALE, no período da manhã, tratou-se da ampliação do conhecimento sobre questões avaliativas do tipo objetivas padrão INEP, bem como conhecer as funcionalidades do aplicativo EvalBee para correção de gabaritos de prova via celular.
05/02/2025
Da Sala à Lei: Direitos, Convenções e Prática no Dia a Dia, foi uma palestra institucional promovida pela Fundação Percial Farquhar - FPF, realizada no período noturno, para orientar e alinhar os funcionários com relação aos registros e evidências de jornada de trabalho, de tal forma que a remuneração calculada pelo departamento pessoal seja justa para todos.
O foco principal foi com relação às implementações nos processos de registro e evidenciação de jornada de trabalho, de modo que sejam simplificados, sem perder a qualidade e, especialmente, a legitimidade com relação ao regramento trabalhista.
06/02/2025
Divulgação do resultado da 9ª edição do Prêmio Inovação, uma iniciativa da UNIVALE que visa reconhecer e valorizar as práticas inovadoras desenvolvidas por docentes, técnicos administrativos (PTA) e estudantes da universidade.
Mais uma vez o curso de Ciências Contábeis foi agraciado, agora pelo projeto integrado com o curso de Arquitetura e Urbanismo. A ação correspondeu à orientação dos alunos de arquitetura, através do Escritório Modelo de Arquitetura, aos de contábeis quanto ao layout das empresas criadas no plano de negócio correspondente ao trabalhado interdisciplinar do 8º período.
O valor agregado aos planos de negócio, com o apoio do curso de Arquitetura, foi imenso, dando qualidade e assertividade aos trabalhos, chamando a atenção pela riqueza de detalhes que os layouts tiveram.
Esta foi uma experiência importante para os alunos de contábeis, pois os de arquitetura mostraram a importância de um bom projeto de layout não só com relação a design, mas como ponto forte para contribuir com o desempenho das operações dentro de espaços otimizados para a execução das atividades cotidianas das empresas e com isso, reduzindo o esforço operacional, o que impacta significativamente nos gastos, melhorando o resultado.
12/02/2025
Mais uma vez o curso de Ciências Contábeis da UNIVALE concedeu entrevista. Neste dia a matéria foi produzida e publicada pela Inter TV, afiliada da Rede Globo em Governador Valadares e região.
No seu papel social de levar informações à comunidade, a Inter TV sempre busca incluir em suas matérias informações científicas, de modo que a população possa entender melhor os fenômenos econômicos que permeiam suas vidas.
O tema da entrevista foi o aumento do preço do ovo para os consumidores. Como o tema é abrangente, o coordenador do curso, professor Mauro Guariente, optou por falar do custo de produção e, em especial, na escasses de mão de obra, agravado pelo fato de que o pouco recurso ainda está com baixa qualidade de formação profissional.
Diante deste quadro, os proprietários granjeiros estão optando pela automação do processo, sendo que os investimentos em tecnologia aplicada são altos e isto, inevitavelmente, impacta no preço de venda do produto. Não bastasse isso, há o custo de transporte para a distribuição da produção, além da carga tributária, a qual também está alta.
O consumidores, no "end" da cadeia de suprimento, acabam tendo que arcar com todo o custo, embutido no preço final. A questão trazida oportunamente pela reportagem é: O ovo, tradicionalmente é o produto substituto da carne, por conta do seu valor nutrivo (proteína). Mas a carne também está cara, logo como a população vai equacionar a falta de alternativas alimentares, já que ambos os produtos estão acima do poder aquisitivo da maioria das pessoas?
14/02/2025
O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal do curso de Ciências Contábeis da UNIVALE, participou da comemoração dos 23 anos de atuação da ASCANAVI - Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis, no município de Governador Valadares. O NAF muito contribuiu para a constituição da associação, bem como tem acompanhado seus associados, orientando-os quanto às questões fiscais, isto é, tributárias, trabalhistas e, especialmente, previdenciárias.
Esteve presente ao evento o GIT - Gestão Integrada do Território, da Escola de Pós-Graduação da UNIVALE, pois muito se tem pesquisado, e o resultado destas pesquisas tem contribuído para o fortalecimento da associação em nível de ações que melhorem as condições de trabalho e, com isso, as questões de meio ambiente. Além disso, o GIT tem participado da história e evolução da associação desde seus primórdios.
Um belo trabalho que tem favorecido a cidade de Governador Valadares na coleta seletiva e na reciclagem de lixo, promovendo o bem estar e a qualidade de vida do município.
Sabe-se que muito ainda há para ser feito, mas seria muito mais, não fosse os esforços da ASCANAVI para promover o desenvolvimento e crescimento do município ao longo destes anos de muita luta.
21/02/2024
Transformar conhecimento em informação é um desafio que move a Univale TV desde a sua criação, em 27 de outubro de 2003, pelo compromisso com o desenvolvimento local e regional, promoção da cultura, da identidade local, e a socialização dos bens do conhecimento, gerando e difundindo informação por meio das mídias sociais e da TV, sendo um canal universitário que reflete a atualidade, de olho no futuro, sem esquecer da importância da história e da nossa evolução, enquanto sociedade. Busca pensar junto com o seu público, o telespectador, por meio dos conhecimentos gerados dentro do espaço acadêmico, a partir dos fatos que são contextualizados com a ajuda de professores especialistas, mestres e doutores da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). É esse compartilhamento de ciência com a comunidade e formação do público por meio do saber, que torna a produção jornalística ainda mais especial.
Nesta matéria, a UNIVALE TV trouxe uma das maiores preocupações que move as relações de mercado atualmente: o aumento do preço dos alimentos. O curso de Ciências Contábeis contribuiu com o conteúdo, trazendo a análise dos fenômenos que impactam a formação do preço dos produtos, cujo objetivo foi o de proporcionar ao telespectador um melhor entendimento da conjuntura econômica.
26 e 27/02/2025
DEVOLUTIVA DA CPA - PERÍODO DE COMPETÊNCIA 2024-2
A Coordenação tem o dever primordial e intransferível de dar o feedback dos resultados desta avaliação para alunos e professores, procedendo uma discussão conjunta de forma ética e transparente, marcada pela tranquilidade e sinceridade indispensáveis para a real tomada de decisão visando à superação dos pontos a serem aperfeiçoados detectados e à otimização das potencialidades existentes.
24/03/2025
Café com a Pró-Reitoria, um encontro estratégico para alinhamento de pontos fundamentais do PDI 2025-2029, Relatório de Autoavaliação Institucional e outras iniciativas acadêmicas.
Horário: 14h às 17h30
Local: Auditório B - ED2
Público-alvo: Coordenadores de Graduação e Mestrado, além dos Gestores responsáveis pelo preenchimento das métricas para a elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional (REITORIA, PROACAD, DIR.GRAD, DIR.PEPG, DIR.IPED, ASSESSORIA ACAD. ADM., CENTRAL DE RELACIONAMENTO, ESPAÇO A3, GEPE, EDITORA UNIVALE, SEPLAC, BIBLIOTECA, CPA, DE.FPF, DCO, DP, DDH, TV UNIVALE, NUVEM, SEPLAM, ATI e BOLSAS E FINANCIAMENTO).
Avaliação do preenchimento das métricas para o Relatório de Autoavaliação Institucional – Responsáveis: Reitoria, Pró-Reitoria e CPA;
Apresentação do Portal IGMATech, ferramenta homologada para acompanhamento da implementação do PDI e do Relatório/Relato Institucional – Responsável: Gláucio (Instituto Áquila);
Programa Gestão por Resultados ENADE (apenas para coordenadores que farão ENADE) – Responsáveis: GEPE e Gláucio (Instituto Áquila).
14h às 15h30 – Pauta 1;
15h30 às 16h – Intervalo para o café;
16h às 17h – Pauta 2;
17h às 17h30 – Pauta 3.
27/03/2025
A transformação digital no ensino superior tem se intensificado nos últimos anos, especialmente após a pandemia, exigindo dos docentes novas competências pedagógicas e tecnológicas. Diante desses desafios, a proposta do 1º momento formativo da Conexão GEPE em 2025, é apresentar os fundamentos institucionais da Universidade Vale do Rio Doce para a implementação das Disciplinas Digitais nos cursos de graduação presencial; discutir sobre a perspectiva dos modelos pedagógicos e metodológicos da EaD; avaliar os processos e avanços conquistados e fomentar práticas pedagógicas inovadoras que aproveitem os recursos digitais para promover o engajamento discente e resultados de ensino-aprendizagem mais efetivos.
A uberização e seus impactos no futuro do trabalho será o tema da Aula Magna Integrada entre cursos da UNIVALE.
O evento contará com a participação do Juiz do Trabalho Alexandre Pimenta Batista Pereira.
📍 Centro Cultural Dr. Hermírio Gomes da Silva – Campus II da UNIVALE
📅 31/03
⏰ 19h
Estão abertas até dia 4 de abril, as inscrições para o Programa de Iniciação Científica da UNIVALE, na Modalidade “Prestação de Serviço Voluntário (PSV)”, com vagas em 27 projetos de pesquisa nas mais diferentes áreas do conhecimento.
Clique aqui para acessar o edital.
03/04/2025
No período da manhã, o coordenador do curso de Ciências Contábeis da UNIVALE, professor Mauro Guariente, reuniu-se com o Diretor Operacional do CRC/MG, Júlio César da Silva. O objetivo foi estreitar as relações entre as instituição, com a preocupação maior pela formação de novos profissionais para a área, dada a escassês de recursos humanos para o processo. O CRC, na sua missão, apresentou os recursos em formação profissional ofertados, sendo que o coordenador do curso irá aproveitar este canal para ampliar a capacidade de formação de egressos para além da UNIVALE. Espera-se uma parceria que una as instituições para que no futuro, em médio prazo, tenhamos uma produção de capital humano adaptado e preparado para as novas tendências do mercado, especialmente no que se refere às tecnologias de informação e de inteligência artificial.
No período da tarde, o coordenador do curso representou o NAF - Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, na cerimônia de entrega dos prêmios oferecidos pela Receita Federal - Rede NAF, por conta dos desempenhos conquistados no exercício de 2024. Com é sabido, o NAF do curso de Ciências Contábeis da UNIVALE foi o 2º melhor do Brasil e o 1º em Minas Gerais no quesito prestação de serviços de orientações fiscais a mais de 1.500 atendidos, alcançando a marca de mais de 24.000 serviços prestados. Ainda, o NAF alcançou a marca de 13 das 18 boas práticas previstas pelo programa de Cidadania Fiscal.
Compartilhar ciência de forma leve e acessível para o grande público?
Então temos uma ótima notícia: estão abertas as inscrições para o Edital de Seleção de Propostas de Apresentações do Pint of Science 2025!
Prazo para envio das propostas: até 07 de abril de 2025
As propostas serão avaliadas pela comissão organizadora local, levando em conta os objetivos e o espírito do evento: aproximar a ciência da sociedade em um ambiente descontraído.
A proposta do curso de Ciências Contábeis, em avaliação pela comissão organizadora do evento, consiste em uma representação teatral realizada pelos professores, dentro do cenário do Sítio do Picapau Amarelo.
Nas figuras do Visconde de Sabugosa (o mercado), da boneca Emília (a formação profissional), da Cuca (a bruxa dominada pela Bruxa do Norte conturbando a cultura empresarial), a Bruxa do Norte (usando a Inteligência Artificial para atrapalhar o avanço da Ciência Contábil Aplicada nas Organizações, impedindo o desenvolvimento e crescimento socioeconômico. Na verdade, esta Bruxa do Norte não faz parte do Sítio, mas da história do Mágico de OZ. A "brincadeira" aqui é ampliar a fantasia para contextualizar a dimensão da evolução do mercado na era da I.A.).
Em fase de elaboração do texto, espera-se incluir no "elenco" mais dois professores que representarão, por meio de persosagens do Sítio:
as obrigações fiscais (tributárias, trabalhistas e previdenciárias). Ainda não foi identificado o personagem do Sítio que se enquadre neste perfil e, por isso, há a possibilidade de "vir" de outras histórias, dentro da mesma proposta da presença da Bruxa do Norte na peça teatral;
A verdadeira inteligência artificial, que quer ajudar os profissionais em contabilidade a contribuírem efetivamente para o desempenho empresarial com sustentabilidade (provavelente será o Dom Quixote, que está inserido em episódios do Sítio, nos quais havia estreita relação com a Emília).
22/04/2024
Em entrevista à Inter TV, filiada à Rede Globo, o coordenador do curso de Ciências Contábeis da UNIVALE mais uma vez foi procurado para trazer informações acerca de assuntos importantes para a comunidade valadarense.
O tema desta matéria tratou do aumento nas vendas de veículos em 9% na cidade. Apesar da conjuntura econômica no país, o setor de vendas de automóveis tem se mantido em alta nesta época do ano, comparando-se a períodos anteriores, chegando a níveis pré-pandemia.
Para entedermos o fenômeno de crescimento no setor, a matéria foi feita com a visão de representantes de vendas, sendo que o coordenador do curso trouxe uma visão econômica e financeira do contexto.
Na primeira parte da noite, no auditório do Campus I da UNIVALE, aconteceu a roda de conversa mediada pela professora Letícia Bechara Silva, com a participação dos convidados: Mariana Melo de Morais, auditora interna do Superior Tribunal de Justiça(STJ); Conselheiro do CRCMG, Jeferson Túlio Resende Silva, especialista em Marketing Contábil; Elizete Medeiros, Consultora do CIEEMG; A delegada da Receita Federal em Governador Valadares, Geovania Nascimento Cunha Fernandes; Francisco Nunes Jaeger Júnior, coordenador do CAC - Centro de Atendimento ao Contribuinte - RFB Goval/MG e coordenador dos NAF - Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da RFB na região de Governador Valdares/MG.
O tema promoveu o compartilhamento da formação profissional dos convidados da roda de conversa, cujo objetivo foi mostrar aos alunos participantes que, embora a caminhada seja árdua, com esforço e dedicação, há compensação na busca pela formação acadêmica na área de conhecimento contábil, haja vista o sucesso constatado pelo relato de cada um deles.
Pelo perfil dos convidados, pode-se constatar algumas das possibilidades que a área de conhecimento contábil aplicado pode proporcionar para quem se forma nesta profissão, de modo que buscou-se motivar os discentes para a continuidade dos estudos com o afinco proposto pelas exigências curriculares do curso na UNIVALE.
Pelo papel que cada profissional desempenha em suas atuais ocupações, pode-se perceber a importância das habilidades e competências que são trabalhadas nos alunos por meio de cada componente curricular ofertado pelo curso, comprovando-se a seriedade e compromisso da instituição em transformar pessoas em profissionais qualificados e potencializados, além do senso de cidadania e comprometimento com o desenvolvimento e crescimento socioeconômico locorregional, com base no alinhamento da formação acadêmica com as demandas do mercado de trabalho, a partir das DCN's propostas pelo MEC e CFC.
A Mariana trouxe a sua história acadêmica e profissional, bem como os desafios enfrentados para chegar ao cargo que ocupa no STJ, explicando a sua função naquela instituição, cuidando dos aspectos patrimoniais do orgão e os desafios para manter as informações econômicas oportunas, dentro de uma sólida base que são os princípios contábeis aplicados ao setor público, demonstrando a importância do conhecimento como fator determinante para a lisura nas organizações, sejam públicas ou privadas;
O Jeferson, além da sua história acadêmica e profissional, trouxe uma mensagem voltada para o posicionamento de mercado como profissional e como prestador de serviços contábeis, que vão muito além das obrigações fiscais, mas atingem o nível estratégico das organizações, isto é, o processo de tomada de decisões para a satisfação de demandas. Trouxe também a preocupação com a falta de valorização da área e da profissão, sendo urgentes ações para recuperar o prestígio adequado, pois a contabilidade é fundamental para a gestão do mercado como um todo;
A Elizete contou um pouco de sua história acadêmico/profissional e representou uma instituição que tem a função de ser um agente de oportunização de trabalho para quem está iniciando sua vida profissional. Pela via do estágio, o CIEE procura aproximar as instituições de ensino às empresas, promovendo uma importante interação de captação de talentos para ocupação de postos de trabalho que façam a diferença nas relações de mercado. Dadas as exigências de qualificação por parte das empresas, o CIEE precisa manter o alinhamento do nível de formação profissional por parte das instituições, de modo que haja uma convergência entre oferta e procura de emprego, para o equilíbrio da sociedade e das relações trabalhistas como fator de potencialização das empresas;
A Geovania também contou sua história acadêmico/profissional, inclusive é egressa da UNIVALE no curso de Administração, citando como inspiração o professor Hélcio Armond, que leciona até hoje na instituição e é relevante referência para os alunos, tal como foi para ela. Também relatou a sua jornada para chegar à delegacia da Receita Federal, mostrando aos alunos o grau de dificuldade que em nada diminuiu sua pessoa e atrapalhou sua vida, mas, pelo contrário, lhe deu oportunidades grandiosas de ser quem é como pessoa e profissional, dada a sua coragem e dedicação a tudo o que faz: Esta é, portanto, a diferença entre o comum e o especial;
Finalmente, o Júnior (Francsico), também relatou a sua história e o trabalho que a RFB faz por meio dos NAF junto às instituições de ensino superior que ofertam o curso de Ciências Contábeis, bem como os programas sociais que a instituição federal executa. Fez questão de frizar que tanto a sua geração, quanto a geração atual, enfrentaram e enfrentam muitas dificuldades, naturais no processo de evolução das pessoas dentro dos contextos sociais nos quais vivem. Deixou a mensagem de que com foco, dedicação, há espaço para todos, mas esse "todos" representa aqueles que realmente buscam fazer a diferença no mundo, contribuindo para o bem estar coletivo.
Na seguna parte da noite, os alunos foram dividos em suas respectivas turmas, para dinâmicas específicas com propóstos pontuais para o momento que cada uma vive no curso:
O 1º período foi deslocado para sua sala de aula normal, para uma conversa de orientação profissional com o representante do CRCMG, Jeferson Túlio Resende Silva, cujo objetivo foi dar aos alunos o entendimento do processo de formação pelo qual passam, orientado para torná-los egressos efetivos para contribuirem com o mercado com base em uma sólida formação acadêmica na área contábil. Falou sobre a importância dos profissionais contábeis e as possibilidades que o mercado oferece para quem se forma na área, no entanto o sucesso não depende somente de conhecimento, mas também de habilidade e atitude, sendo estes próprios do indvíduo, de acordo com a sua dedicação no processo de formação.
A intenção foi a de mostrar aos discentes o novo estágio de evolução pelo qual estão passando enquanto indivíduos da sociedade, buscando fazer com que se sintam partes importantes para o futuro do mercado. Buscou-se aumentar o nível de engajamento com o que fazem por meio do curso que escolheram seguir.
Para o 5º período foi realizada uma dinâmica envolvendo Jogos de Empresas, com a execução de três atividades simultâneas em duas equipes. As atividades foram realizadas no auditório do campus I. A regra geral era a de que o tempo total das atividades não poderia passar de 20 minutos ou de que o quebra-cabeça fosse concluído:
A atividade 1 trabalhou os sensos de orientação e direcionamento, sendo que uma dupla por equipe era formada por um aluno que orientava o colega, que estava de olhos vendados. O objetivo era direcionar a pessoa com a limitação visual a chegar a um determinado lugar, passando por um caminho tortuoso e repleto de obstáculos. As metricas de desempenho foram o tempo de execução do trajeto, agregado pelas faltas cometidas no percurso;
A atividade 2 trabalhou com os sensos de equilíbrio e participatividade, sendo que uma dupla por equipe era composta por alunos com dois pedaços de 60cm de cano plástico, através dos quais passavam uma bolinha de isopor, de modo que íam se intercalando ao longo de um caminho, saindo de um lado para chegar ao outro, sem derrumar a bolinha no chão, caso contrário voltariam ao início do caminho, para nova tentativa. Ao final do percurso, deveriam depositar a bolinha em um recipiente, voltando ao início para trazer nova bolinha, até o máximo de dez bolinhas, uma de cada vez. As duplas tinham que fazer todo esse movimento em estreitos caminhos paralelos, procurando transportar o maior número de bolinhas em menor tempo, sem contudo invadir o espaço uma da outra. A métrica de desempenho, portanto, era o número de bolinhas transportadas no tempo de execução da atividade;
A terceira atividade trabalhou os sensos de planejamento e organização, sendo que uma dupla por equipe deveria montar um quebra-cabeça de 80 peças. Os quebra-cabeças eram iguais e montados em uma mesma mesa. A regra geral era a de que se o quebra-cabeça fosse concluído, todas as demais atividades, se ainda em execução, deveriam ser encerradas. Caso o tempo geral fosse excedido, a métrica seria o número de peças montadas;
Os dados das métricas foram coletados e serão compilados na próxima aula da turma (08/05/2025), na disciplina de Análise das Demonstrações Contábeis, com o professor Mauro Guariente, para a apuração da equipe vencedora. Também será feita uma roda de conversa com a pedagoga do curso, para troca de experiências na execução das atividades, analogia destas na relação do profissional contábil com as organizações das quais é o responsável fiscal solidário, além de correlação com as habilidades e competências trabalhadas pelos componentes curriculares do curso.
Para o 7º período, aproveitando o momento de realização do exame de suficiência do CRC (Conselho Regional de Contabilidade) e da prova do ENADE, realizou-se uma prova lúdica com o tema "Quiz Torta na Cara", na sala Uni Interativa do Campus I da UNIVALE.
A proposta consistiu em perguntas de níveis fácil, médio e difícil, gentilmente fornecidas pelos professores das disciplinas ofertadas no semestre 2025/1.
Sempre de dois em dois alunos, aquele que acertasse a resposta de uma pergunta escolhida aleatoriamente, aplicava uma porção de chantilly, colocada em um pratinho plástico, no rosto do oponente. Caso nenhum acertasse, a mediadora, a professora Léticia, aplicava o chantilly nos dois alunos.
Por meio de uma brincadeira, o verdadeiro objetivo não pretendeu treinar os alunos para a realização das provas, mas para eles perceberem que as informações contábeis precisam estar "na ponta da língua", isto é, serem acessadas rapidamente. Espera-se que possam perceber esta necessidade não só nas avaliações pelas quais vão passar, mas no dia a dia da profissão, pois esta virtude será um diferencial de mercado. Se o objetivo for alcançado, os alunos sentirão a necessidade de reestruturar sua mente para manterem as informações contábeis em níveis mais recentes de memória. Não se trata de um procedimento neurológico, absolutamente, mas uma tentativa de reagurpar o conhecimento em espaços de memória de mais fácil acesso, considerando que o fator tempo estará presente em todos o momentos de suas vidas profissionais, sendo decisivo no sucesso ou fracasso nas ações cotidianas.
13/05/2025
Curso de Ciências Contábeis e NAF - Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, participaram de entrevista apresentada pela TV LESTE - Governador Valadares, sobre a reta final de entrega das declarações de imposto de renda para pessoas físicas.
13/05/2025
Reunião entre a RFB, ASSOLESTE, UNIVALE e UFJF, com a seguinte participação :
* Fabrício Barbosa Andrade - Secretário de saúde de Sardoá;
* Agnaldo Gomes de Oliveira - Delegado adjunto, auditor fiscal;
* Francisco Nunes Jaeger Junior - Chefe do Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) da DRF/GVS;
* Anderson de Oliveira Reis - Professor do Curso de Ciências Contábeis da UFJF/GV;
* Laura Brandão Costa - Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da UFJF/GV;
* Ivania Maia - Prefeita de Sardoá;
* Geovânia Nascimento Cunha Fernandes - Delegada, auditora fiscal;
* Elidamárcia Lana - Secretária executiva da Assoleste (Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas);
* Gentil da Mata da Cruz - 1º vice-presidente da Assoleste e prefeito de Mantena;
* Angelica Cotta Lobo Leite Carneiro - Professora da UFJF/GV;
* Mauro Guariente - Coordenador do Curso de Ciências Cotábeis da UNIVALE.
O objetivo da reunião é estabelecer uma conversa inicial para a elaboração e execução de um projeto de desenvolvimento e crescimento sócio econômico locorregional, canalisando as orientações para microempreendedores individuais por meio dos Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal atuantes nas instituições de ensino participantes.
Espera-se que seja possível os NAF's Itinerantes possam realizar atendimentos locais nos municípios afiliados à ASSOLESTE, de modo que haja uma potencialização de desempenho de MEI's, gerando riqueza para as cidades.
Os coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis da UNIVALE e UFJF, irão analisar a proposta da ASSOLESTE, na busca de encontrar a melhor forma de atendimento aos MEI, com o propósito de fazer um acompanhamento efetivo dos empreendedores e, com isso, gerar novos negócios, movimentando as economias locais de forma ordenada e em conformidade com o regramento jurídico, primando pela sustentabilidade.
26/05/2025
Participação Estratégica – Aula Integrada sobre Reforma Tributária
DIREITO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS e ADMINISTRAÇÃO
Vivemos um momento crucial para a economia e para a profissão contábil no Brasil. As mudanças estruturais trazidas pela Reforma Tributária representam um novo cenário de atuação para contadores, administradores e gestores públicos e privados.
Mais do que uma pauta legislativa, trata-se de um movimento transformador que impactará diretamente a contabilidade fiscal, o planejamento financeiro e a responsabilidade técnica dos profissionais que formamos hoje.
É diante desse contexto que reforçamos a importância — e a necessidade — da presença de todos na aula integrada promovida pelo curso de Direito, durante sua Semana Acadêmica:
📌 Tema: “A Reforma Tributária: entre o Legislativo e o Judiciário”
📅 Data: 26 de maio de 2025
🕕 Horário: 18h45
📍 Local: Centro Cultural Hermirão – Univale (Campus II)
O evento reunirá especialistas de destaque nacional, cuja contribuição é essencial para uma compreensão mais profunda e estratégica do tema:
Reginaldo Lopes – Economista e Deputado Federal
Dr. Rogério Medeiros – Desembargador do TJMG
🔹 Mediação do Prof. Bernardo Nogueira (curso de Direito)
30/05/2025
Último dia para a entrega das declarações do imposto de renda do exercício 2024.
A Inter TV, filiada à Rede Globo, veio perguntar para o NAF da UNIVALE, como estava o movimento nos últimos dias e quais as impressões que tivemos em função dos atendimentos realizados.
Não foi incluído na matéria, mas comentou-se da percepção de que as pessoas estão mais conscientes da obrigação em declarar e, por isso, o número de atendimentos e de entragas de declarações aumentou (estimativa da Receita Federal é de recorde de entregas em 2025).
Diante disso, dois fatores podem ser considerados: Se aumentou o número de entregas de declarações, isso se deve ao entendimento da obrigação tributária por parte dos contribuintes; pode-se considerar, também, que houve aumento de renda na população, não individual, nas coletivo, surgindo, por isso, mais contribuintes e, portanto, mais declarações a entregar.
O primeiro fator certamente se dá pelo fato de que a Receita Federal aumentou seu potencial em captar dados tributáveis, além da capacidade em cruzamento destes dados, para identificação de irregularidades no processo de geração de renda como um todo. As pessoas, sabem, portanto, que está cada vez mais difícil "fugir do Leão"!
Sendo válido o segundo fator, isto é um sinal positivo para melhoria na economia do país, exigindo políticas públicas adequadas para potencializar essa renda em interações de mercado que efetivamente promovam o desenvolvimento e crescimento socioeconômico.
Este é o maior objetivo da Receita Federal quanto aplica este processo à população: Mapear as interações sociais de mercado e, assim, entender como estão concentrados os fatos geradores do tributo e como estes fatos estão impactando no desempenho econômico e financeiro do país.
A Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) promoverá, nos dias 07 e 08 de julho de 2025, a VII Jornada de Educação Inclusiva, evento que se consolida como um espaço significativo de reflexão, formação e atualização para o corpo docente, no que tange aos desafios e às conquistas relacionadas à inclusão no ensino superior.
A presente edição tem como principais objetivos: ampliar o conhecimento e a conscientização acerca dos direitos educacionais das pessoas com deficiência no contexto universitário; esclarecer sobre as práticas pedagógicas inclusivas voltadas à efetivação do processo de ensino e aprendizagem, com destaque para a construção e implementação do Plano Individual de Desenvolvimento (PID), bem como das adaptações metodológicas necessárias; e, sobretudo, promover o fortalecimento da acessibilidade atitudinal – elemento fundamental para a construção de uma cultura de paz, respeito e acolhimento no ambiente acadêmico.
Este diálogo ampliado com a comunidade interna e externa reforça o compromisso institucional da UNIVALE com a democratização do acesso, a permanência qualificada e o pleno desenvolvimento dos estudantes com deficiência. Alinha-se, ainda, ao Plano Institucional de Inclusão e Acessibilidade da Universidade (Resolução CONSUNI: 018/2024), bem como aos princípios estabelecidos pelo Regimento Geral e pelo Regulamento Ético-Disciplinar, os quais preconizam o respeito à diversidade, a empatia, a responsabilidade social e a convivência ética como fundamentos de uma educação superior inclusiva, equitativa e transformadora.
Dentro do campo da Economia Urbana, o curso de Ciências Contábeis da UNIVALE propôs um tema para discussão:
As políticas de desenvolvimento local e regional: Impulsionando possibilidades socioeconômicas.
O contexto se pauta em como o espaço e a distância impactam a economia, de modo que as vocações possam ser potencializadas para tornar uma cidade/região atrativa para investimentos em desenvolvimento e crescimento socioeconômico.
Estando aludida neste contexto "vocações", esta expressão nos leva a um outro conceito que é o de Ecossistema de Inovação, o qual se baseia em "quadruple helix" envolvendo sociedade, empresas, universidades e o Estado (representado pelo governo em vigência). Outro elemento nesta proposta é o KBUD, isto é, desenvolvimento urbano baseado em conhecimento.
Estes conceitos estão voltados para o sistema econômico de produção, geração de negócios que alavanquem a economia locorregionalmente, determinando como as políticas públicas devem organizar as interações e integrações de mercado e, por consequência, a formação de capital humano, sempre com o objetivo fundamental de tornar o local/região atrativos, promovendo o desenvolvimento e crescimento socioeconômico.
Nisto, é fundamental o mapeamento dos recursos disponíveis, para que as ações resultantes do processo de tomada de decisões na "quadruple helix" mantenha a interação e integração entre os atores, de modo que a coletividade, devidamente organizada, obtenha resultados em benefícios e vantagens para o todo.
Esta proposta é traz para o curso de Ciências Contábeis um conteúdo para pesquisas científicas que realmente se enquadrem na área de conhecimento, considerando que Ciências Contábeis Aplicadas às Organizações denota dar o entendimento do contexto socioeconômico para as empresas cumprirem a sua função social de contribuírem para o desenvolvimento e crescimento locorregional e, por isso, serem remuneradas pelo valor que agregam à sociedade.
A Contabilidade é (ou deveria ser) a responsável pela Gestão Econômica e Financeira das organizações e, como resultado desta incumbência organizacional, garantir negócios sustentáveis, fenômeno essencial para o desenvolvimento e crescimento. Isto precisa ser evidenciado por pesquisas científicas promovidas pelo curso no seu grupo de pesquisa, o GICON, que existe desde 2023.
Seguindo a proposta institucional de aproximar os cursos de graduação ao GIT - Programa de pós-graduação em Gestão Integrada do Território, entende-se ser esta uma ação concreta de interseção entre ambos os níveis universitários.
Há que se considerar, finalmente, que se há efetividade no desenvolvimento e crescimento locorregional, todas as áreas da sociedade serão afetadas e precisam, portanto, estar preparadas para as mudanças que certamente ocorrerão, pois isto representa aumento no volume de atividades e, por isso, mais recursos, mais operações, mais variáveis para serem compiladas e organizadas em um fluxo de interações e integrações que, obviamente, exigirão engajamento de todos as partes, impondo disciplina profissional, consciência organizacional e visão socioeconômica à base de políticas públicas e gestão urbana dentro do escopo da "quadruple helix".
28/07/2025
NAF - Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal - mantém o posto de liderança regional e NACIONAL em serviços prestados!
A expectativa é a de que o desempenho melhore a partir de 2025/2, com a reestruturação do CAUC, aumentando o escopo do NAF com a participação de dois professores na dimensão acadêmica (professor Luan Sodré e professora Luana Freitas). Isto deve expandir a penetrabilidade do curso de Ciências Contábeis da UNIVALE em nível de pesquisa científica e de projetos de extensão curricular, o que impactará no quesito "Boas Práticas", pois denota ações sociais para o desenvolvimento e crescimento socioeconômico.
Espera-se a consolidação das interações e integrações com o programa de pós-graduação da UNIVALE, o GIT - Gestão Integrada do Território, o que deve impactar positivamente na relação entre a IES e a comunidade locorregional.
01/08/2025
Discussão sobre o ensino das competências tributárias, trabalhistas e previdenciárias propostas nas novas DCN's de Ciências Contábeis, vigentes desde 02/05/2024.
Disseminar a prática do NAF e dos laboratórios de aprendizagem, para estruturar um portfólio de projetos extensionistas a serem adotados nos PPC, estabelecendo parceria com SEF/MG, Receita Federal, Aspejudi, Sala do Empreendedor/JUCEMG.
O curso de Ciências Contábeis da UNIVALE, pelo seu destaque como lider local e nacional em atendimentos pelo NAF, participará das discussões.
Reportagem da TV Leste, afiliada da Rede Record.
Mais uma vez um assunto de opinião pública foi trazido pelo telejornalismo, com a participação do curso de Ciências Contábeis com explicação científica sobre o tema, cujo objetivo sempre é o de esclarecer situações polêmicas junto à sociedade, considerando que o aumento das tarifas vai afetar o equilíbrio da economia de Governador Valadares/MG.
12/09/2025
Os cursos de Ciências Contábeis e Direito da UNIVALE, participaram de reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - CMDM-GV, cujo objetivo foi o de divugar o programa MULHER CIDADÃ, do Ministério da Fazenda, do qual o NAF - Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da UNIVALE - é o agente em Governador Valadares, com base em Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre o Governo Federal do Brasil e a Instituição de Ensino Superior. Representaram os cursos o professor Mauro Guariente e a professora Dra. Sara Edwirges Barros Silva.
De acordo com a pauta da reunião, a violência contra a mulher foi tema e uma das reinvidicações do CMDM era por um aparelho celular a ser doado para a PPVD - Patrulha de Prevenção à Violência da Mulher, da Polícia Militar de Minas Gerais. Ao saber desta demanda, o professor Mauro Guariente, coordenador do curso de Ciências Contábeis da UNIVALE, prontificou-se em ceder o aparelho celular, o qual estava de posse do NAF para atendimento aos microempreendedores individuais MEI.
Entendendo-se ser uma demanda de extrema importancia ao município e dada a urgência para a solução do problema, ficou acordado que o repasse seria feito, já que o aparelho foi uma doação da prefeitura de Valadares, por meio da Receita Federal, ao NAF em 2022.
O aparelho a ser doado estava ainda estava lacrado na embalagem original e, sendo oportuno para incrementar o canal de comunicação da PPVD junto à comunidade, melhorando o já inestimável serviço prestado pela PMMG à cidade de Governador Valadares.
18/09/2025
O NAF - Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal do curso de Ciências Contábeis da UNIVALE, repassou para a PPVD - Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica - um aparelho celular que, anteriomente havia sido doado pela Prefeitura Municicipal de Governador Valadares/Receita Federal, cujo objetivo era incrementar a capacidade produtiva nos atendimentos junto aos microempreendedores indfividuais - MEI.
Como havia a necessidade de melhorar/ampliar o canal de atendimento da PPVD junto à comunidade na prevenção/combate à violência contra mulher, o NAF se compadeceu desta demanda, cedendo o aparelho para a Polícia Militar de Minas Gerais, no 6º Batalhão em Governador Valadares.
A cada minuto de 2020, alguém ligava para um centro de denúncias para relatar um caso de violência doméstica contra mulheres. Esses dados estão no Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Somente o Disque 190 recebeu 694.131 ligações sobre violência doméstica, total 16,3% maior do que o ano anterior. Por dia, ao menos 630 mulheres, no Brasil, procuraram uma autoridade policial para denunciar um episódio de violência doméstica.
Diante desse contexto, a Polícia Militar de Minas Gerais criou a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD) que presta serviço de proteção às vítimas reais ou em potencial. A guarnição tem a missão de desestimular ações criminosas no ambiente domiciliar.
Em Governador Valadares, o PPVD (Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica) é uma iniciativa da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) que trabalha em parceria com outros órgãos municipais e estaduais para oferecer um atendimento completo às vítimas.
A equipe do PPVD de Governador Valadares é formada por policiais militares capacitados, sendo obrigatoriamente um homem e uma mulher em cada guarnição. A missão desses agentes é desestimular a reincidência da violência doméstica e familiar.
Além da guarnição da PMMG, a rede de enfrentamento à violência em Valadares, que atua em conjunto com o PPVD, inclui:
Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM): Unidade da Polícia Civil que investiga crimes de violência doméstica.
Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG): Envolve o acompanhamento de medidas protetivas de urgência.
Outras instituições da rede municipal: Incluem serviços de apoio jurídico, psicológico e social, como a Secretaria Municipal de Saúde, que publicou boletins epidemiológicos sobre a violência contra a mulher.