PROGRAMA GRADUAÇÃO ASSISTIDA

O Programa de Graduação Assistida

Este Programa nasce das reflexões da Gestão Acadêmica e Pedagógica quanto às dificuldades apresentadas em vários momentos de formação, tanto dos coordenadores quanto dos professores com suas atividades diárias de gestão e de didática, assim como dos indicadores da Comissão Própria de Avaliação – CPA.  

Consideramos ainda, os contextos emergentes ocorridos no ensino superior, que perpassa processos sociais e culturais e os dispositivos legais que influenciam a gestão estratégica das instituições, o que altera a tomada de decisões. Entre os mecanismos reguladores podemos citar as diretrizes curriculares e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. 

Nessa perspectiva e de acordo com as informações apresentadas pelos coordenadores dos cursos em diversas formações, torna-se relevante estabelecer um percurso formativo com ações que iniciem desde o primeiro período e perpassam aos demais. As estratégias têm como finalidade desenvolver as habilidades e competências exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs, bem como as do Enade, além de formar profissionais com capacidade de transitar em diversas áreas do conhecimento que não se limite a sua própria área de atuação, assim como ser um profissional crítico, autônomo, empreendedor e criativo, obtendo, por fim, excelentes resultados. 

Objetivos do Programa

O Programa Graduação Assistida tem por objetivo dar suporte pedagógico à comunidade acadêmica de forma a ressignificar e potencializar as práticas de todos os envolvidos na dimensão pedagógica dos cursos, constituindo-se numa possibilidade de transformação das relações estabelecidas. Ressalta-se ainda, seu viés à formação respeitando as habilidades e competências destacadas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade.

Percurso Formativo

1. Oficinas para professores  

As oficinas pedagógicas atuam como espaço de formação do corpo docente com o intuito de agregar o conhecimento e atrelar aos parâmetros curriculares. Essas formações  são estratégias de ensino que permitem conhecer as diferentes metodologias para que possam ser aplicadas em sala, de acordo com a demanda que o professor deseja abordar.


2. Oficinas para estudantes  

As oficinas pedagógicas se revelam como uma importante ferramenta para a prática pedagógica, como meio de instigar a assimilação de conteúdos, agregar valores ao processo ensino-aprendizagem e articular saberes.  As oficinas pedagógicas para os estudantes, que podem ser realizadas de acordo com as demandas apresentadas como forma de rever e aprofundar conteúdos, desenvolver habilidades e competências necessárias, orientar e preparar os estudantes para as avaliações externas e o mercado de trabalho.  

Tais oficinas também poderão cumprir o papel de ajudar os estudantes em seu processo de adaptação ao espaço acadêmico devido às diversidades culturais existentes, oferecendo-lhes um apoio pedagógico para que consigam prosseguir em seus estudos, aguçando a crença em seu potencial. 


3. Conselho Acadêmico  

O Conselho Acadêmico é um órgão de natureza deliberativa e consultiva que deve se reunir regularmente com a participação de professores e coordenação de curso. Configura-se como um espaço de reflexão sobre as ações educacionais e o desempenho dos estudantes, indicando estratégias para efetivar o processo pedagógico. 

A reflexão sobre a prática educativa e sobre os resultados almejados tem papel importante na construção de uma consciência reflexiva capaz de fortalecer a formação docente e transformar o processo ensino-aprendizagem, pois oferece aos professores fundamentos para tomar decisões assertivas e adequadas às demandas das turmas.