Conheça os principais conceitos do cooperativismo e como é a organização do Sistema Unimed.
Acesse AQUI a cartilha do Cooperativismo da Unimed do Brasil.
Cooperar significa somar esforço e trabalho para atingir um mesmo fim.
A cooperação é uma prática ancestral da humanidade em prol de sua própria sobrevivência ou de uma comunidade, uma civilização, um país ou, ainda, uma classe social ou profissional.
Cooperar, no dicionário, é descrito como “atuar, juntamente com outros, para um mesmo fim; contribuir com trabalho, esforços, auxílio; colaborar”. Sinônimo de apoio e contribuição, o ato de cooperar é o principal pilar do movimento econômico e social conhecido como cooperativismo, que visa a integração, apoio e intercooperação entre os associados nas atividades econômicas em prol de um objetivo comum.
Atualmente, são considerados Princípios Universais do Cooperativismo:
Qualquer pessoa pode se associar a uma cooperativa, sem qualquer discriminação, desde que esteja alinhada ao seu objetivo econômico, e disposta a assumir sua responsabilidade como membro.
Todos os membros participam ativamente na formulação de suas políticas e na tomada de decisões.
Em uma cooperativa, os membros contribuem equitativamente para o capital da organização.
As cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controladas por seus membros.
Comprometimento em promoção da educação e formação de membros e colaboradores que possam contribuir para o desenvolvimento dos negócios e, consequentemente, dos lugares onde estão presentes.
Cooperativismo é trabalhar em conjunto. É assim, atuando juntas, que as cooperativas dão mais força ao movimento e servem de forma mais eficaz aos cooperados.
Contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades é algo natural ao cooperativismo.
Lei das Cooperativas:
LEI Nº 5.764, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1971
-> Define a Política Nacional de Cooperativismo, institui o regime jurídico das sociedades cooperativas, e dá outras providências.
Para mais informações sobre a lei que regulamenta as cooperativas, clique AQUI.
Você sabia que o Sistema Unimed é o maior sistema de Cooperativas de saúde do mundo?
Nossa estrutura conta com
341 cooperativas
118 mil médicos cooperados
18,6 milhões de beneficiários
2.409 hospitais credenciados
143 hospitais próprios
Além de prontos atendimentos, laboratórios, centros de diagnósticos e clínicas para garantir a qualidade da assistência prestada aos beneficiários.
Veja como o Sistema Unimed é formado:
As Unimed locais, que atuam no âmbito dos municípios, são denominadas Unimeds Singulares (1º grau).
-> Destinadas à prestação de serviços aos associados, constituídas por médicos, e com área de ação em um ou mais municípios
As Unimed Singulares de um mesmo estado organizam-se em Federações Estaduais (2º grau).
-> Destinadas à prestação de serviços, ao monitoramento das atividades e à representação político-institucional das Singulares associadas, podendo ainda operar planos de saúde
A Central Nacional Cooperativa Única é constituída por Federações e Cooperativas Médicas Singulares de Trabalho Médico Unimed e, excepcionalmente, por uma Central Cooperativa Odontológica, destinada à operação de planos de saúde, observadas às normas de comercialização e à prestação de serviços a suas associadas
As Federações, por sua vez, reúnem-se em uma Confederação Nacional, a Unimed do Brasil.
-> Constituída exclusivamente por Federações e pela Cooperativa Central Nacional, destinada à prestação de serviços a elas e às Singulares, bem como a representação político-institucional da marca em todo o território nacional
UGF no Sistema Unimed:
Foi o propósito de cuidar da saúde das pessoas que impulsionou a união de médicos e criou um sistema com um jeito de cuidar muito especial: o Jeito de Cuidar Unimed, que busca inovação e melhorias contínuas para fazer o cuidado ser percebido por todos os nossos públicos e pela sociedade.
Na Unimed, cada médico cooperado é também dono do negócio, e isso faz a diferença!