Do presencial ao virtual: experiências docentes no ensino superior em tempos de pandemia

As aulas on-line viraram realidade em grande escala no Brasil e no mundo por consequência da pandemia de Covid-19. Tanto a Educação Básica quanto o Ensino Superior estão utilizando recursos tecnológicos para mobilizar os processos de ensino e de aprendizagem. Em pouco tempo, as salas de aula físicas foram transformadas em espaços digitais de estudo, e professores, com maior ou menor dificuldade, apropriaram-se de ferramentas para ensinar. Novas narrativas sobre a docência emergiram no campo educacional, colocando em evidência o protagonismo dos docentes, que se viram forçados a agir na urgência. Um processo de metamorfose colocou-se em curso e tem contribuído para (re)pensar o ofício do professor. Os desafios foram e continuam sendo múltiplos.

Nesse contexto, professores universitários também experimentaram novos recursos, criaram novas formas de apresentar os conteúdos e viabilizaram aos estudantes outras formas para continuarem estudando e aprendendo. Diferentes maneiras foram dispostas como possibilidade, rearranjos foram necessários para o planejamento da aula, e a relação digital estabeleceu novos vínculos entre professores e estudantes.

A transposição das matérias de estudo para o modelo virtual forçou a reinvenção do professor, que passou a manusear câmeras, a tratar da edição de imagens e vídeos, a decidir sobre o uso de ferramentas, aplicativos e estratégias que pudessem ser executadas no espaço-tempo on-line.

A pandemia do novo coronavírus provocou mudanças na área da educação. Há previsões de especialistas de que a intensa e rápida inserção das tecnologias digitais na experiência educacional está mudando aquilo que professores até então vinham realizando em suas aulas. Em alguns cenários, é possível pensar no futuro, encontrando propostas híbridas que permitirão pensar combinações entre a presencialidade e o digital.

Ao considerar a importância deste momento e das reflexões desencadeadas pela atual conjuntura no Ensino Superior, a Rede de Formação de Professores do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) promove um espaço colaborativo de trocas de experiências e saberes docentes, convidando professores das instituições comunitárias a socializarem práticas pedagógicas vivenciadas em formato on-line, seja no âmbito do ensino, seja na pesquisa ou na extensão. Igualmente, a proposta tem como objetivo discutir sobre os desafios e as oportunidades da docência on-line, bem como os impactos dessas experiências no futuro da educação universitária.

O evento é gratuito e totalmente on-line, sendo que a participação pode ser como apresentador ou ouvinte.