Projeto avalia a inteligência digital de profissionais e estudantes da saúde

Estudo avalia e fortalece competências digitais de estudantes e profissionais da saúde, promovendo preparo para os desafios da era digital

Em um mundo em que as tecnologias moldam a forma como vivemos, aprendemos e cuidamos da saúde, entender como nos relacionamos com o ambiente digital tornou-se uma questão essencial. Você sabia que suas habilidades no mundo digital — desde buscar informações de forma crítica até se proteger em ambientes virtuais — vêm sendo tema de pesquisa científica?

É justamente sobre isso que se debruça o projeto de pesquisa coordenado pelo Professor Ivan Pisa, do Departamento de Informática em Saúde da EPM/Unifesp. O projeto tem como foco o desenvolvimento do Teste de Inteligência Digital (IDs), uma ferramenta criada para avaliar de forma abrangente as competências digitais de estudantes e profissionais da área da saúde. A iniciativa surge em um contexto em que termos como alfabetização, letramento e literacia digital são cada vez mais discutidos, mas muitas vezes confundidos entre si.