Os leucócitos, também conhecidos como glóbulos brancos, são células de defesa encontradas no sangue periférico. Os leucócitos compreendem o grupo mais heterogêneo de células do sangue periférico, sendo representados por linfócitos, monócitos, neutrófilos, eosinófilos e basófilos.
A contagem total de leucócitos, também chamada de contagem global, pode ser determinada por meio de analisadores hematológicos ou através da diluição do sangue em líquido de Türk seguida da contagem em câmara de Neubauer. A contagem de leucócitos totais não diferencia os tipos de leucócitos, apenas identifica quantitativamente todas as células nucleadas do sangue. Portanto, a presença de células jovens no sangue periférico eleva o número de leucócitos totais.
O valor de leucócitos totais é considerado normal em adultos quando se apresenta entre 5.000,0 – 10.000,0/mm³ e em recém-nascido entre 9.400,0 – 34.000,0/mm³. O termo leucocitose é usado quando o valor de leucócitos totais está acima do valor de referência e o termo leucopenia, quando o valor de leucócitos totais está abaixo do valor de referência.
Assim, o objetivo dessa aula é determinar o valor total de leucócitos, por meio da contagem manual em câmara de Neubauer e interpretar os resultados obtidos.
Luvas
Tubo com sangue total em EDTA
Estante para tubos
Líquido de Türk
Béquer de 50 mL
Tubos de ensaio para 5 mL
Caneta para identificação
Micropipeta de 20µL
Micropipeta de 400µL
Ponteiras
Descarte de ponteira
Câmara de Neubauer
Papel higiênico
Microscópio
Aliquotar em um béquer o líquido de Türk
Pipetar 400 μL do Líquido de Türk em um tubo
Pipetar 20μL do sangue total em EDTA, limpar a ponteira externamente e lavar no líquido diluidor
Tampar o tubo e homogeneizar suavemente por inversão
Preencher o retículo da Câmara de Neubauer, evitando excesso de líquido e formação de bolhas
Ajustar o microscópio
Fazer a leitura ao microscópio, com objetiva de 10X ou 40X, nos quatro cantos laterais da câmara
Realizar o cálculo:
Leucócitos/mm³ = (Leucócitos contados x 20 x 10) / 4
Interpretar o resultado obtido
Figura 1 - Leucócitos vistos em câmara de Neubauer
Fonte: a autora.
A imagem mostra leucócitos mononucleares (em seta amarela) e polimorfonucleares (seta preta) na câmara de Neubauer vistos em microscópio em lente objetiva de 40x.
Figura 2 - Esquema para contagem de leucócitos em câmara de Neubauer
A técnica de contagem total de leucócitos é realizada em câmara de Neubauer e visa a contagem de leucócitos encontrados nos quatro quadrantes laterais da câmara, indicados na imagem pelos quadrados em amarelo. Como é possível observar, dentro de cada quadrante lateral há 16 quadrados menores; todos os leucócitos presentes nessa região devem ser contados. Os leucócitos que se apresentarem em cima das linhas limites, deverão ser contados em dois lados e nos outros dois lados a contagem desses leucócitos deverá ser descartada.
1) João, profissional de um laboratório de análises clínicas, com o intuito de determinar a contagem global de leucócitos de seu paciente, contou 25 leucócitos no quadrante superior direito, 35 no quadrante superior esquerdo, 32 no quadrante inferior direito e 29 no quadrante inferior esquerdo. Dessa forma, determine a quantidade de leucócitos do paciente e INTERPRETE o resultado.
1) Somatória de leucócitos = 121
Leucócitos/ mm³ = (121 x 20 x 10) / 4 =
Leucócitos/ mm³ = 6.050
O valor de leucócitos totais do paciente é de 6.050/mm3, apresentando-se dentro da normalidade.
SILVA, P. H. da; ALVES, H. B.; COMAR, S. R.; HENNEBERG, R.; MERLIN, J. C.; STINGHEN, S. T. Hematologia laboratorial: teoria e procedimentos. Porto Alegre: ArtMed, 2016.