PESQUISADORAS DO IAC E CEP APRESENTAM ESTUDO SOBRE USO DE PLÁSTICO NA MELHORIA DA QUALIDADE DE FRUTOS CÍTRICOS EM CONGRESSO NACIONAL
Pesquisadores do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e membros do Centro de Engenharia da Plasticultura (CEP) participaram do III CBPC – Congresso Brasileiro de Processamento Mínimo e Pós-Colheita de Frutas, Flores e Hortaliças, realizado entre os dias 10 e 13 de setembro, em Piracicaba, SP. Durante o evento, eles apresentaram o trabalho intitulado "Qualidade de tangor ‘Dekopon’ cultivado em sistema protegido com diferentes materiais plásticos." Os pesquisadores envolvidos foram: Juliana Sanches, Eliane A. Benato, Silvia R.T. Valentini, Sérgio A. de Carvalho, Eliza de S. Pisciotto e Julia H.C. dos Santos.
O estudo aborda a questão da perda de alimentos ao longo da cadeia produtiva, desde a produção primária até o consumo final, estimando que cerca de um terço dos alimentos produzidos no mundo são perdidos antes de chegar ao consumidor. Nesse contexto, o uso de materiais plásticos como cobertura de pomares de citros é uma estratégia promissora para reduzir essas perdas, incluindo as causadas pelo Greening (HLB), ao mesmo tempo que promove a obtenção de frutos de qualidade superior, tornando-os mais competitivos tanto no mercado interno quanto no de exportação.
O objetivo do trabalho foi avaliar a qualidade de colheita e pós-colheita do tangor ‘Dekopon’ (Citrus reticulata x C. sinensis) cultivado em sistema protegido com cobertura plástica e tela. Os frutos foram colhidos no Centro de Citricultura/IAC, em Cordeirópolis, SP, e levados ao laboratório de Pós-colheita/IAC, em Campinas, SP, onde foram avaliados durante armazenamento. Os resultados indicaram que os frutos cultivados sob cobertura plástica apresentaram melhores características, como maiores teores de sólidos solúveis, acidez titulável, vitamina C, compostos fenólicos e firmeza, além de menores defeitos e perda de massa. No entanto, esses frutos apresentaram maior ocorrência de doenças pós-colheita, o que requer manejo adequado ao sistema de cultivo protegido.
A participação no evento e a apresentação desse trabalho reforçam a importância da pesquisa em plasticultura como ferramenta para a otimização de sistemas de cultivo e a melhoria da qualidade de alimentos.