O Laboratório de Engenharia de Reações Poliméricas (LERP) da FEQ abrange um amplo espectro de pesquisa em materiais poliméricos, com foco desde os aspectos fundamentais, como a síntese e funcionalização de polímeros, até suas aplicações tecnológicas. Entre as aplicações destacam-se embalagens de alimentos, dispositivos biomédicos e uso em catálise. A cinética de polimerização e a correlação entre a estrutura e as propriedades dos polímeros são temas de grande relevância nas investigações do grupo.
Front Cover ACS Sustainable Chemistry & Engineering (2024)
Filmes sustentáveis à base de poli(ácido itacônico)/amido, incorporando poli(limoneno) como aditivo, apresentam potentes efeitos antimicrobianos e antioxidantes, além de capacidade de barreira contra luz UV, destacando seu potencial para uso em embalagens ativas para alimentos.
(1) Polimerização de terpenos: nesta linha temos investigado diferentes rotas de polimerização, como as radicalares controladas fotoativadas/fotocatalíticas, visando à obtenção de oligômeros derivados de terpenos (pineno e limoneno, principalmente). Isso incluiu pesquisa experimental e simulações para otimizar as condições reacionais, buscando maximizar o rendimento e controlar a distribuição de massas molares, com o intuito de padronizar esses materiais bem como conferir diferentes funcionalidades.
(2) Filmes ativos à base de biopolímeros para a preservação de alimentos: temos investigado estratégias para aprimorar as propriedades de polímeros naturais e sintéticos provenientes de fontes renováveis. O objetivo tem sido aplicá-los no desenvolvimento de embalagens ativas para alimentos, utilizando agentes de reforço (fibras lignocelulósicas, nanopartículas de sílica etc.) e compostos bioativos, incluindo oligômeros terpênicos sintetizados pelo grupo, além de óleos essenciais e outros extratos de origem natural.
(3) Síntese de hidrogéis: nesta linha temos trabalhado no desenvolvimento de materiais avançados por meio, principalmente, de foto-polimerização, envolvendo polímeros naturais, polímeros sintéticos responsivos a estímulos de pH e temperatura, derivados terpênicos etc. Esses materiais encontram aplicações diversas desde a área biomédica, como curativos, sistemas de encapsulamento e entrega direcionada de moléculas bioativas, até aplicações no campo de catálise para remediação ambiental.
Laboratório de Engenharia de Reações Poliméricas
Departamento de Engenharia de Materiais e de Bioprocessos (DEMBio)
Faculdade de Engenharia Química - UNICAMP
Bloco B - Sala B-013
Contato: ronierik@unicamp.br