por Levi Faria, FEM/Unicamp
Resumo
Todos nós, enquanto professores ou alunos, já nos encontramos em situações onde não pudemos comparecer à aula. Seja por causa de um congresso em outra cidade, seja pela sala de aula ter seu acesso impedido, esses imprevistos causam uma quebra no cronograma, gerando atrasos e perda de ritmo do curso.
Por esses motivos, decidimos estudar alternativas para solucionar o problema mencionado acima: as plataformas de ensino à distância. Estas plataformas são soluções de apredizado modernas, que permitem ao professor transmitir, via internet, suas aulas para centenas de pessoas, independente de onde estiver.
Método
Nos três meses deste projeto, garimpanos um total de 40 plataformas de ensino à distância, cada uma com sua peculiaridade. Categorizamos as 40 plataformas em termos de 10 características, listadas abaixo. Pedimos à comunidade docente da Unicamp, o público-alvo desta pesquisa, para rankear estes 10 critérios em termos de sua importância para sua prática docente específica.
Características
As 10 características das plataformas que julgamos relevantes para o ranking foram:
Tipo de Licença: gratuita ou paga;
Número de usuários: aceitos pela plataforma simultaneamente;
Compartilhamento de Tela: da tela do computador; mostrar slides e arquivos ;
Lousa Digital: capacidade de imitar um lousa pela internet, onde o professor pode escrever ou digitar em uma tela branca, e o conteúdo ser transmitido em tempo real;
Suporte para Dispositivo Móvel: se a plataforma funciona em celulares e tablets;
Upload de Arquivos: se o professor pode disponibilizar arquivos para download;
Armazenamento na Nuvem: capacidade de armazenar arquivos diretamente na plataforma, e poder acessá-los de qualquer computador;
Gravação da aula: se o professor pode gravar a aula em vídeo e/ou áudio;
Fórum de Discussão: se há fórum online na plataforma, onde os estudantes possam interagir;
Quizz online: possibilidade do professor disponibilizar testes para serem respondidos online, por meio da plataforma.
Resultados
De acordo com a votação dos docentes da Unicamp sobre quais dos 10 critérios acima, as dez plataformas mais bem colocadas das 40 encontradas são:
A plataforma vencedora
Em nossa pesquisa, a ferramenta com a melhor colocação foi a Apache OpenMeetings, um software rico em recursos, como compartilhamento de tela e de arquivos.
A Apache OpenMeetings é uma iniciativa open source da The Apache Software Foundation, uma instituição que apoia diversos projetos de código aberto, é sustentada por doações individuais, e não possui vínculos políticos ou governamentais.
O site da plataforma tem vários conteúdos explicativos (em inglês) sobre o programa, além de um diretório exclusivo com tutoriais detalhados de instalação e uso.
Agradecimentos
Agradecemos à Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp pelo suporte financeiro a este projeto através da bolsa PAPI-SAE.
Orientação
Prof. Dr. Josué Labaki, FEM/Unicamp.